Home / Outros Assuntos / Reconhecendo a profissão de Enfermeira

Reconhecendo a profissão de Enfermeira

Contei aqui como foi meu processo de reconhecimento da profissão de Químico. 
Hoje conto pra vocês como é o reconhecimento da profissão de Enfermeira, através do relato da Graça de Oliveira, que mora aqui em Roma e conseguiu ter a profissão reconhecida. 
O procedimento de legalização no Consulado Italiano é o mesmo do meu. Um resumo:
– reunir toda a documentação de estudos, reconhecer firmas e traduzir por tradutor juramentado.
– reunir documento do órgão responsável, no caso, Coren, também traduzido e reconhecido firma.
– por último reconhecer no consulado italiano. 
Em todo caso, consultar o Consulado Italiano responsável pela região do interessado.
Em seguida, já com os documentos em solo italiano, é preciso levá-los ou enviá-los ao Ministero della Salute, após prévio agendamento. Dê uma olhada no site do Ministero com a lista dos documentos exigidos, para ver se não falta nenhum (clique aqui).



O órgão vai dar um OK para os documentos e enviar uma relação do que deve ser estudado para validar a profissão. Sim, tem uma prova.  E é para ela que é preciso se preparar bastante. 
Tem uma prova teórica discursiva e de múltipla escolha, com 30 questões para serem resolvidas no máximo em 45 minutos. Para passar na prova é preciso acertar pelo menos 18 questões.

Passando na prova escrita, tem ainda uma prova oral e uma prática a serem superadas, contendo perguntas e procedimentos a serem realizados, totalizando 15 minutos. O resultado é dado imediatamente após a finalização das provas.
Uma dica importante que a Graça nos deu foi que o exame escrito pode ser adiado se de repente não se sentir pronto a realizá-lo. E que as provas oral e prática de outros concorrentes podem ser assistidas e assim, ter uma ideia do que é exigido. 

Após a obtenção da carta de aprovação, é necessário ir ao IPASVI, órgão representante da classe de enfermagem. Lá se faz uma prova de leis e língua italiana, e por fim, superando essa prova, se está apto a  procurar emprego na área. 

Boa sorte para a Graça nesta nova etapa. 

In bocca al lupo!

Baci


0 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *