Home / Trabalho / Trabalhar é preciso!

Trabalhar é preciso!

             Comentei em um dos últimos posts que eu estava trabalhando. Pois é! Como vocês podem imaginar não sou química na Itália (ainda!), nem tenho um emprego top, mas como precisamos nos virar enquanto estamos aqui, fazer uma graninha, conhecer pessoas, fazer contatos, usar o idioma (ou seja, falar), então fui em busca de emprego. Tenho procurado na área química, mas minha legalização da profissão ainda não ficou pronta no Consulado Italiano em São Paulo. Então, fui em busca de alguma coisa.
         Meu marido quando chegou aqui em Milão conheceu umas pessoas que trabalhavam por uma cooperativa de serviços, a qual os donos são brasileiros, é a Cooperativa Union. Ele fez alguns trabalhos por lá até conseguir o qual está agora. Lá se faz de tudo, mas emprego para mulher é basicamente limpeza. Então, assim que saiu meu permesso fui lá fazer meu cadastro e no mesmo dia me ligaram para ir no dia seguinte fazer a limpeza na loja Guess da Galleria San Babila. E fui, pra ver como era. É tranquilo, tirar pó de prateleira, limpar espelhos e vidros, chão e tal. Como geralmente não se está sozinha limpando (lá somos em 3), o serviço é dividido. Então é suave. O que mata é acordar cedo. Porque lá é das 7 às 10 da manhã. Antes da loja abrir. 
           Ganha-se por hora, e assim que fiz essa foram aparecendo outras. A Union faz um intermediário com a Cooperativa Csa Milano, que é pela qual estou fazendo os serviços. Tô fazendo a Guess e a Levi’s da Corso Buenos Aires. O melhor é que já tô craque em andar no centro de Milão, quando o trajeto é curto nem pego a metropolitana, vou à pé mesmo. Semana passada trabalhei 2 dias numa loja da Burberry que ia inaugurar na Corso Venezia, aí foi pesado! Porque a loja tinha acabado de ser montada, a sujeira era infinita, de gesso de pó de serra, etc e tal.. trabalhei 11 horas seguidas pois tinha feito Guess e Levi’s pela manhã! Fiquei só o pó, mas pelo menos vai virar uma graninha boa.
              E assim vou indo. Claro que a gente não pensa em vir pra cá e trabalhar com faxina, ou um serviço pesado. Mas quando nos deparamos com a realidade, temos que encarar as oportunidades que aparecem. E estou curtindo conhecer pessoas novas, estrangeiros que vieram com um sonho, uns estão felizes outros não, mas vão levando a vida. A maioria que tenho encontrado, que trabalham pelas Cooperativas são Peruanos ou Equatorianos, além de muitos Brasileiros. Trabalhei na Burberry com mais 3 brasileiras. E foi divertido. Cada uma com sua história. 
               Tenho percebido que a maioria saiu de uma situação ruim do Brasil, tinha uma vida difícil, pessoas simples mesmo, e vieram com o sonho de ganhar dinheiro, mas viram que é difícil. Alguns já caíram na realidade e se contentam com o que têm, o trabalho que têm, a vida que levam. Pois aqui mesmo sendo faxineira, se tem uma vida legal, consegue-se se vestir e comer bem, etc.
               Mas percebo também que a maioria se acomoda. Tinham o sonho de estudar e desistiram, porque o trabalho acaba virando um dinheiro e ocupando a maior parte do tempo. Pois, se tiver serviço, vão te colocar para trabalhar todos os dias de segunda a segunda. Eu até trabalhei um fim de semana, mas vi que não dava. E também que esse não era meu objetivo. Não vim para trabalhar todos os dias e fazer dinheiro, vim para estudar, viajar, conhecer lugares e pessoas. Mas para fazer tudo isso preciso trabalhar, mas não que isso será a única coisa que farei. Portanto falei: não trabalho aos finais de semana. 
               Alguns acham que é frescura, que não preciso de dinheiro, que assim não vão me chamar mais para trabalhar… mas eu não acho. Se não me chamarem, eles quem sairão perdendo, porque sou uma ótima funcionária…kkkk. Mas preciso administrar meus horários, tenho minha casa, meu marido, os estudos, a vida! Trabalhar é preciso, mas viver é preciso ainda mais!
               Enquanto isso, trabalhando 4 a 5 horinhas por dia, faço um dinheirinho, curto minha vida, minhas coisas aqui na Itália, tenho tempo para estudar, pois vou passar por uma entrevista para fazer um curso na Estatal, de Química (depois falo sobre ele), e tudo segue tranquilo, rumo ao objetivo, rumo ao sonho.. na verdade o sonho está acontecendo!
                Baci ed in bocca al lupo a tutti!
           

0 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *