Home / Outros Assuntos / Pomodoro – l’oro rosso

Pomodoro – l’oro rosso

                  Tomate é o “ouro vermelho” mais desejado e consumido na mesa dos italianos.
                  Entrou na cozinha há 200 anos apenas, foi descoberto pelos espanhóis no México lá pelos 1500, mas usavam mais como planta ornamental em toda Europa. Foi lá pelos 1700 que o tomate começou a ser usado na culinária, pelos franceses. Em seguida, foi adotado com entusiasmo pela aristocracia napoletana e outras regiões do sul da Itália e virou um enorme sucesso!
              Hoje, a Itália consome mais de 7 milhões de teneladas ao ano (uau!) e está entre os principais produtores do mundo: 30% é destinado ao consumo fresco e 70% à indústria de conserva (molhos, polpas, etc). Muitos italianos têm um pé de tomate em casa, para nunca faltar à mesa!
                  Existem vários tipos de tomate, vejamos alguns:
– Pachino
– Cuore di Bue
– Datterino
– Tondo
              E muitos outros! Não importa o tipo, formato, o importante é estar à mesa!!
              Hummmmm! 
              Percebi de cara aqui com os molhos de tomates prontos que dá pra ver que são feitos só de tomate mesmo, casca, sementes, sabor, consistência… Não é como aqueles brasileiros que parecem tão artificiais, cheios de corantes. Tanto que lá eu não podia comer molhos prontos que me fazia mal, aqui não me fazem! E tem uma variedade infinita, até os temperados já com carne, queijo, azeitona, atum, etc, da Barilla:
                       No país do macarrão, não pode faltar o melhor molho de tomates né?
                       Baci a tutti!

0 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *