Home / Outros Assuntos / La castagna

La castagna

Foram os romanos que começaram a cultivar em grande escala as castanheiras (ou castanheiro europeu – Castanea sativa). Madeira dura e resistente, o fruto não era ainda muito apreciado. Foi na era medieval que a castanha tornou-se um componente importante na alimentação popular, tanto que era chamado de “il pane dei poveri” (o pão dos pobres).
Alto valor nutritivo, ricas em fibras e pouca gordura, possuem proteínas de ótima qualidade, além de alto teor de açúcar, ferro e magnesio.
O fruto da castanheira é o “ouriço”, em italiano o riccio. As castanhas e os marroni são as sementes. E são elas as apreciadas. Os “marroni” se diferenciam das castanhas por serem maiores e, dentro do fruto “ouriço”, contém somente uma. Enquanto quando o ouriço é menor, contém as castanhas, que podem ser de 1 a três unidades em um só fruto. Eles se diferenciam também pelo sabor.
                           
Algumas formas de apreciar as castanhas:
– Farinha de castanha, nutritiva, utilizada para o preparo de diversos pratos doces como bolos e biscoitos, mas também pratos salgados e massas!
– Marrons glacé, doce produzido com os “marroni” foi criado no século XVIII, e era sempre presente na mesa dos nobres, e logo depois, como tradição no ano novo, como votos de felicidade e abundância.
– Torta Mont blanc, famoso doce de outono, em homenagem à montanha.

E claro, o Caldarroste, o modo tradicional de comer castanhas, ou seja, cozidas em uma frigideira furadinha.

          

  

Querem mais receitas com as castanhas??? Cliquem aqui!

Baci a tutti!

0 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *