Home / Curiosidades / Giorni Festivi in Italia – Feriados

Giorni Festivi in Italia – Feriados

                      Hoje é feriado em Milão e amanhã em toda a Itália. Como estou há pouco aqui, ainda não me acostumei com as datas e nunca sei quando e porque é feriado. Então resolvi escrever esse post hoje, com um calendário dos feriados oficiais da Itália, para 2011 e os feriados só de Milão.
Feriados na Itália 2011
              Vamos lá então:
 – 1º de Janeiro – Capodanno – Ano-Novo : A tradição italiana prevê uma série de rituais supersticiosos para o ano novo, como se vestir como lingerie de cor vermelha, jogar pela janela objetos velhos ou que não se utiliza mais (costume esse quase completamente abandonado) e comer lentilhas no jantar em 31 de dezembro como um presságio de riqueza para o novo ano e, uma outra tradição envolve beijar sob o visco como um sinal de bom presságio.
–  6 de Janeiro – Epifania – O nome deriva de uma palavra grega que significa “revelação”.  Assim, nesta data, na verdade, o bebê Jesus é o Filho de Deus revelada aos três Reis Magos, Baltazar, Melchior e Gaspar, os três homens sábios que vieram do Oriente a seguir o cometa. A tradição diz que em 06 de janeiro chega  para todas as crianças a Befana, que traz presentes e doces. Hoje em dia, a Befana é uma festa para as crianças que deixam suas meias presas na chaminé ou na janela para a passagem da Boa Bruxa que levam a elas doces, bombons, joguinhos ou carvão.  A Befana tradicional leva laranjas, nozes, pequenos doces caseiros e carvão. Para quem não sabe, o carvão é sempre dado àquelas crianças que foram más durante o ano que se passou ou àquelas que desobedecem aos pais. Hoje, o carvão dado é de açúcar com a forma de carvão, porém continua a ser carvão, demonstrando que a tradição da Befana não é só uma festa que se dá doces etc., mas é também uma maneira de educar as crianças. No Brasil, neste dia festeja-se o Dia de Reis, o festejo chama-se Folia de Reis, porém é uma tradição que está desaparecendo com o tempo.


– 6 de Março – Carnevale – O Carnaval – O carnaval é comemorado no domingo. As ruas se colorem com desfiles de máscaras, fantasias e tudo o mais.
– 24 de Abril – Pasqua – Celebração da Ressurreição de Cristo. Do ponto de vista das festas, sem considerar a celebração religiosa, a Páscoa é celebrada muito como o Natal, mas nesta festa há três símbolos diferentes: o cordeiro, que se refere à crucificação de Jesus e os docesvde Páscoa a colomba e o ovo de páscoa são os mais famosos, que estão associados diretamente ao feriado de Páscoa.
– 25 de Abril – Segunda de Páscoa (Pasquetta) e Festa della Liberazione – Em 25 de abril se comemora o “aniversário” da libertação da Itália do exército de ocupação alemã e do governo fascista ocorrida em 1945.
– 1º de Maio – Festa del Lavoro – Como o dia do Trabalho no Brasil. 
– 2 de Junho – Festa della Reppublica Italia – Comemoração do nascimento da República Italiana, em 1948.
– 13 de Junho – Lunedì di Pentecoste – é comemorado somente em algumas regiões da Itália.

– 15 de Agosto – L’assunzione di Maria – Uma data católica, na qual se comemora a ida de Maria ao céu, após ter concluído o curso na vida Terrena. E é nessa data também que inicia as férias de verão, o Ferragosto.

– 1º de Novembro – Ognissanti – Dia de todos os Santos – Uma celebração à todos os santos e aos mortos.
– 8 de Dezembro – Immacolata Concezione – Proclamada pelo Papa Pio IX em 1854, que afirma que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante da sua concepção .
– 25 de Dezembro – Natale – O Natal. O Natal é a festa principal do ano. Dia na tradição popular que foi ligado ao encerramento de um ciclo sazonal e da abertura do novo ciclo.O grupo pertence ao ano litúrgico cristão, que comemora o nascimento de Jesus Cristo, que no cristianismo ocidental cai em 25 de dezembro, enquanto no cristianismo oriental é comemorado 06 de janeiro. O nascimento de Jesus é rastreado 10-4 aC A festa de Natal não é imediatamente introduzida como um cristão, mas se esperou a chegada do século IV, o Império Romano e, posteriormente, nas áreas do Oriente. A festa cristã se confunde com a tradição popular. Antes o Natal era a festa do fogo e do sol, porque nesse período é o solstício de inverno, que é o dia mais curto do ano, e a partir desta data os dias começam a alongar. Como no Brasil, na Itália tem a árvore de Natal, o Papai Noel (Babbo Natale) e o Panetone. Além do Pandoro e o Tronco de Natal.

– 26 de Dezembro – Santo Stefano – 26 de dezembro é o 360 º dia do calendário gregoriano (361 º em anos bissextos ). Faltando cinco dias para o fim do ano. A celebração litúrgica de Santo Estêvão está agendada para 26 de dezembro, logo após o Natal, porque nos dias seguintes ao nascimento do Filho de Deus, foram colocados no “comites Christi”, que é o mais próximo em sua jornada terrena e os primeiros a testemunhar o martírio. Então é 26 de dezembro Santo Estêvão, o primeiro mártir do cristianismo.
                    E é isso! Agora em Milão tem mais 4 feriados que são:

– 18 março – 22 março: Comemoração da revolução de 1848 ou o cinco dias de Milão.
– 25 de abril: a libertação de Milão, da ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial.
– 7 de dezembro: Festa de Santo Ambrósio (Festa di Sant’Ambrogio).
– 12 de dezembro: Comemoração dos atentados a Piazza Navona.

                   Baci! E bom feriado!

0 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *