Home / Outros Assuntos / Dirigir na Itália

Dirigir na Itália

           Tá iniciada a contagem regressiva para a realização do sonho. Minha passagem está reservada e faltam 48 dias!! Mega feliz! Não vejo a hora.

            Já que estou correndo contra o tempo para deixar tudo em ordem, ir com tudo em ordem na verdade, fui hoje tirar a minha PID, Permissão Internacional para Dirigir.

            Para aqueles que têm a Carteira Nacional de Habilitação feita na cidade de São Paulo é só ir ao Detran, no site tem todas as informações necessárias. Lá é rápido, se pedir urgência sai em até 3 dias. Se você como eu, tem a CNH de uma outra cidade que não São Paulo, deve dirigir à Ciretran da sua cidade.

            E lá fui eu! Aproveitando que hoje é emenda do feriado, não trabalhei, fui logo cedo lá. Me deram as instruções para comprar a GARE (Guia Nacional de Recolhimento) e uma capa de processo, em qualquer papelaria que me custaram R$1,15. Com a GARE eu pagaria a taxa de R$180,62 no Banco do Brasil. E assim fiz. Voltei no Ciretran, com a GARE paga, a capa de processo, Xerox de um comprovante de endereço e da CNH, o requerimento que é possível baixar da internet aqui, e só. Tiraram minhas digitais e foto e vou aguardar 15 dias para retirar.

            A PID tem validade de 1 ano. Depois disso, terei que tirar a carteira de motorista da Itália, que me parece é um processo caro e chato…rsr.. mas fazer o quê. Quando eu passar por isso contarei como foi, ok?

            Até a próxima e bom feriadão a todos!

0 Comentários

  • Dei uma espiadinha no seu blog,ficou legal.A respeito da carteira de habilitação brasileira ela vale por um ano a partir do dia da sua residência, nao e necessário fazer carteira internacional, eu estou aqui na Itália já fazem 2 anos, e antes de vir também fiz, me pararam 2 vezes e única coisa q queriam era a patente brasiliana, isso que interessa p eles.parabéns pelo blog

  • Eu deixei uma perguntinha Carla , onde tú escrestes sobre estudos…quando puder me responda por favor…fiquei na ´duvida…e como vc ja esta neste processo…pode me ajudar …valeu obrigada…
    adoro ler teu blog, muito legal..parabéns…
    abraço
    gaby

  • Carla

    Como o pessoal ja disse, vc podera dirigir com a CNH brasileira ate um ano depois da sua residencia. Pode ser a PID ou a CNH com copia da traduçao.

    Desde do inicio do ano que Brasil e Italia estao trabalhando para a conversao da carteira de motorista. Eu acho que quando vencer o seu ano de residencia, o acordo ja estara fechado se Deus quiser.

    No pacto estrategico assinado em abril, ja tem uma notinha sobre a conversao:

    XVI – Azioni a beneficio delle comunità italiana e brasiliana

    Le Parti si impegnano a lavorare per una rapida conclusione dell’Accordo di Riconoscimento Reciproco in Materia di Patenti di Guida Nazionali.

    fonte:http://www.esteri.it/MAE/IT/Politica_Estera/Aree_Geografiche/Americhe/20100416_PartenariatoStrategico.htm

  • Olá amigos.
    Quem bom ler estes comentários.
    Estou com minha viagem programada para julho de 2011 e um dos meus destinos é a Itália.
    Estou correndo atrás da PID, mas lí no Comentário da "Cris" que posso apenas portar minha CNH + tradução da mesma.
    Além deste documento de intenções estabelecido entre Lula e Berlusconi, há algo formalizado que me permite viajar tranquilo apenas com a CNH?

  • O que sei é que na Itália também é válida a CNH com a tradução juramentada, mas acredito que em outros lugares seja melhor a PID. Esse acordo é falado há anos que está para sair, até agora nada.. talvez nem saia!

  • Ola Carla,parabens pelo seu blog. Tenho uma duvida ….rsrsrrsr todos temos rsrrsrsrs Entao,estou indo morar com meus filhos ( Italianos como eu ) e meu marido ( em processo de naturalizaçao) em milao por 1 ano. Vou dia 17 de março. Na sua opniao, o que é melhor meu marido fazer em relaçao a CNH? … e eu, que sou italiana? Muito obrigada.Renata

  • independente de ter a cidadania ou nao renata, se vcs nao tem a patente italiana ou a de algum país da uniao européia, o que tem que fazer é ou vir com a internacional, a PID, ou vir com a brasileira traduzida. As duas tem validade até um ano da data da residencia na italia. bju

  • procure um tradutor juramentado mais perto de vc, ate mesmo pela internet. A PID nao demora muito pra ser entregue, se precisar faça como eu, solicite urgencia e fica pronto em 3 dias! boa sorte!

  • Obrigado.

    Desculpe o desconhecimento do assunto:

    O que é uma tradução juramentada ? Onde é feita ? É uma cópia do documento original, porém na língua italiana ?

  • olá Rick! é a tradução "oficial" do documento, feito por um tradutor profissional público, autenticado pelo tribunal de justiça! Procure um perto de vc, se nao conhece nenhum, use a internet pra procurar ou no site do consulado italiano.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *