Home / Estudos / Cursar ensino superior na Itália é possível? O que é preciso?

Cursar ensino superior na Itália é possível? O que é preciso?

Estudar em um outro país também é o sonho de muitos brasileiros.

Além de ser uma experiência enriquecedora é um up no currículo, com certeza.

Quer estudar na Itália? 


Veja o que é necessário de acordo com o nível de escolaridade.

Ensino médio completo

Quem concluiu o ensino médio no Brasil e quer fazer uma graduação na Itália é necessário validar os títulos de estudos pelo consulado italiano, para a obtenção da “Dichiarazione di Valore in Loco“. Ou seja, uma declaração de valor, atestando que os documentos são originais e verdadeiros e, informando quantos anos de estudos foram completados no Brasil. Verificar no site do consulado os documentos necessários para o pedido da validação.
ATENÇÃO: É preciso ter no mínimo 12 anos de estudos validados! Portanto, o ideal é  cursar 1 ano de faculdade para completar os 12 anos exigidos pelo governo italiano. Chegando com 11 anos de estudos validados, será necessário fazer 2 anos de ensino superior (o ensino médio brasileiro), superar o exame de maturidade e ingressar na universidade.

Graduação iniciada no Brasil

Quem quer continuar os estudos, ou seja, cursou já alguns anos de graduação e quer continuar o mesmo curso, eliminando matérias, deve então pedir uma equipollenza na universidade que deseja estudar. Eles analisarão todo conteúdo já estudado e encaixarão no ano letivo correspondente, ou eliminarão algumas matérias.


Graduação concluída no Brasil

Quem já concluiu uma graduação e quer continuar os estudos fazendo uma pós-graduação na Itália, é necessária a Dichiarazione di Valore in Loco emitida pelo consulado, mas, dependendo da universidade e curso, podem pedir também a Equipollenza dos títulos, para ver se o título de graduação brasileiro é equivalente a um italiano. Maiores informações clicando aqui . É necessário se informar também na universidade italiana de interesse.

Ingresso em um doutorado

Quem quer ingressar em um doutorado na Itália, precisa também legalizar os diplomas brasileiros para a emissão tal Dichiarazione di Valore. Para a admissão em um doutorado, normalmente é preciso passar por um processo seletivo rigoroso, entre prova escrita, oral e análise curricular. Quase sempre é necessário ter um mestrado. Mas cada curso e cada universidade tem suas exigências e as exceções existem. Consulte as secretarias de estudantes internacionais das universidades para maiores informações.

Se o nível de escolaridade não é de nível superior ainda, saiba aqui como é possível continuar os estudos na Itália.
Saiba também como funciona a estrutura acadêmica italiana. 

In bocca al lupo!

0 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *