Home / Saúde / Campanha anti-fumo

Campanha anti-fumo

                Comentei aqui em algum post sobre os italianos fumarem muito. E fumam mesmo, jovens (quase ainda crianças), adultos e idosos, a toda hora e em qualquer lugar! Eu que vim de São Paulo, onde foi implantada a lei de não fumar em ambientes fechados, nem mesmo locais que tem área aberta, como as estações de trens, e adorei e aprovei a idéia, fiquei boba ao ver que aqui ainda estavam atrasados nisso. Já não se pode fumar dentro de locais fechados, como restaurantes e bares, mas alguns lugares como estações de trem, ainda se fuma. 
               A Glenda, do Coisa Parecida, comentou sobre a lei na Espanha. Uma lei que já existiam mas que todos encontraram uma brecha para ficar em conforme, fumando! 
               Aqui em Milão começou uma forte campanha contra o fumo e álcool. O projeto “Giovani in Salute” tem cerca de 100 jovens voluntários, participando do programa de conscientização do uso de fumo e bebida. A média da idade que os jovens iniciam o fumo é 15 anos, e a bebida 12 anos! 
                No centro de Milão há diversos cartazes com linguagem de msn, para atingir exatamente o público jovem. Vejam alguns exemplos:

                      No site do programa tem esses e outros cartazes. 
                Aqui na Itália tem cerca de 11 milhões de fumantes, isso corresponde a 22% da população maiores de 14 anos. 
                     Além dos cigarros prontos, tipo Malrboro (sigarette), se fuma muito aqui o tabacco puro, onde cada um monta o seu cigarro com a “seda”, papelzinho para enrolar chamado aqui de cartina.

               Quando vi um garoto bolando no trem já me assustei, achando que era maconha! Depois vi o quanto é comum o uso deste tabacco. Que se é melhor que o outro ou se faz menos mal eu já não sei. Só sei que esperamos que a campanha tenha efeito e mude esse quadro de fumantes, não só aqui, mas no mundo. Não ao fumo, sempre!
                    Baci, a dopo!

0 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *