Home / Curiosidades / 100 grandes invenções italianas – 2ª Parte

100 grandes invenções italianas – 2ª Parte

Em 2011 a Focus.it publicou as 100 grandes invenções italianas. Mostrando no curso de 150 anos grandes invenções e descobertas realizadas por italianos.
Continuando com a lista (se você não viu a 1ª Parte com 50 grandes invenções clique aqui), aí estão as outras 50 (e mais bônus)!

51 – Em 1933, um aparelho melhorado por Giuseppe Occhialini confirma a existência do pósitron, partícula de antimatéria.

52 – Em 1935, Carlo Antonio Ferretti obtém uma fibra sintética a partir da caseína (uma proteína), e a chamou de Lanital.

53 – Em 1935, Tullio Campagnolo inventou o moderno câmbio de bicicleta (que leva seu sobrenome).

54 – No mesmo ano, o farmacologista Vittorio Erspamer isola a serotonina, substância que regula, entre outras coisas, o sono, o humor e o apetite.

55 – Ainda em 35,  o siciliano Gaetano Fuardo aperfeiçoa a gasolina sólida e não inflamável;

56 – No mesmo ano ainda, Gino Modigliani, para a Olivetti, projeta uma máquina de escrever que torna visível o texto enquanto está sendo escrito.

57 – Em 1936 o alpinista Vitale Bramani finaliza uma sola de borracha vulcanizada, adequada para todos os tipos de escalada: a Vibram.

58 – Em 1937, Teseo Tesei aperfeiçoa um aparelho de respiração para debaixo d’água que permite ficar imerso por horas.

59 – Em 1938, Enrico Fermi recebeu o Prêmio Nobel pelas pesquisas sobre energia nuclear.

60 – O primeiro a projetar uma scooter foi o engenheiro Corradino D’Ascanio, de Abruzzo. Graças ao seu design original, a capacidade de manobrar e a sua condução inovadora, a Vespa foi um sucesso global. Desde 1946 (o ano da estreia) até à data, já vendeu mais de 17 milhões.

61 – Primeiros anos da década de 40: graças a De Sica e Rossellini nasceu o Neorealismo, o que vai influenciar todo o cinema mundial.

62 – Em 1944 a primeira máquina de sorvete automática é desenvolvida e colocada no mercado por Bruto Carpigiani.

63 – Em 1947 o Cisitalia 202 é construído pela Pininfarina. Será o primeiro carro em exibição em um museu de arte (o MoMA, em Nova York).

64 – Final dos anos 40, o técnico Nereo Rocco, de Trieste leva ao sucesso o sistema que prevalece o sistema defensivo no futebol, é o “calcio all’italiana”.

65 –  No início dos anos 50, o químico Giulio Natta criou o polipropileno, um material plástico leve e durável, que viria a ser conhecido pelo nome comercial Moplen.

66 – Em 1952 Paolo Della Porta cria o “getter”, um aparelho para obtenção de alto vácuo, que é essencial para o futuro da eletrônica de consumo.

67 – Em 1955 o físico Emilio Segre, junto a Owen Chamberlain, descobriu o antipróton.

68 – Em 1956 a Fiat lança a primeira “minivan”: a 600 Multipla, que cabe cinco passageiros mais o motorista.

69 – Em 1956, Candido Jacuzzi (um engenheiro que emigrou para a América) projeta equipamentos de hidroterapia para o filho que sofre de artrite reumatóide, dos quais nasce a banheira de hidromassagem.

70 – Em 1957: Estréia Carosello, a “publicidade teatral” concebida por Luciano Emmer.

71 – Em 1958 nasce o prêt-à-porter, roupas criadas em tamanhos padrão. A ideia do designer florentino Emilio Pucci.

72 – Em 1959,  Peter Speck apresenta o Cinebox, uma jukebox com tela que também mostra videoclipes das canções.

73 – Federico Faggin está segurando um microchip, inventado por ele (que é engenheiro) em 1971 para o Intel americana, este componente eletrônico miniaturizado ainda hoje é o “cérebro” do computador.

74 – Em 1962 Olivetti lança o P101, uma calculadora com impressora. Apelidada de Perottina em homenagem ao designer Pier Giorgio Perotto, é considerada o primeiro computador pessoal.

75 – Em 1963 o geneticista Luigi Luca Cavalli-Sforza aplica às populações humanas leis da genética de populações para descobrir o movimento no tempo e no espaço da nossa espécie.

76 – Em 1964 no estabelecimento de Ferrero de Alba (Cn) toma forma Nutella, creme de chocolate e avelãs.

77 – Em 1969 o biólogo Salvador Luria recebeu o Nobel por seu trabalho sobre vírus e bactérias, base da biologia molecular.

78 – Em 1971 a empresa Tecnica lança as Moon Boot (botas lunares), botas para neve que lembram as de astronautas.

79 – Em 1975, Renato Dulbecco recebe o Prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas sobre a relação entre vírus tumorais e células.

80 – Em 1975, Giorgio Armani projeta uma “jaqueta desestruturada”, com leveza nos elementos rígidos.

81 – A DeLorean DMC-12, carro desenhado por Giorgetto Giugiaro em 1986, foi produzido em poucos exemplares, mas se tornou muito famosa graças ao filme “De volta para o Futuro”.

82 – Em 1982,  Nicola Ielpo inventa a moeda bimetálica, uma tecnologia que será aplicada às 500 liras, e em seguida, às moedas de 1 e 2 euros.

83 – Em 1983 a equipe de Carlo Rubbia no CERN identifica as partículas W +, W-, Z0.

84 – Em 1984, Antonio Dal Monte inventa rodas lenticulares com que Moser bater o recorde.

85 – Em 1985 o economista Franco Modigliani recebe o Prêmio Nobel por sua teoria do “ciclo vital”.

86 – Em 1986, com a descoberta do “fator de crescimento neural” que Rita Levi-Montalcini levou o Prêmio Nobel de Medicina.

87 – Em 1986 a designer milanesa Nanni Strada inventa o vestido “torchon”, todo enrugado.

88 – Em 1989 a Ferrari apresenta um carro com o câmbio reduzido em duas alavancas atrás do volante. Dez anos depois será utilizado nas ruas.

89 – Quem introduziu o conceito de cartão (ou chip) recarregável para celular foi a Telecom Itália Móvel (agora Tim) em 1996. O Tim Card trouxe a possibilidade de fazer uma série de telefonemas, em troca de uma taxa paga antecipadamente. Era a despedida (ou quase) da conta telefônica e o boom da telefonia móvel.

90 – No início dos anos 90, o plástico biodegradável Mater-Bi é inventado por Bastioli para Novamont. É derivado de amido de milho, trigo e batata.

91 – Ainda no início dos anos 90, o padrão de compressão de vídeo MPEG, foi projetado pelo engenheiro Leonardo Chiariglione.

92 – Em 1991 o imunologista Rino Rappuoli propõe uma nova abordagem para a criação de vacinas, a vacinologia reversa.

93 – Em 1995, Mario Moretti Polegato patenteou uma sola de borracha microporosa que permite sair o suor, mas não permite entrar água: é o alvorecer da Geox.

94 – Em 1995 Giacomo Rizzolatti e seus colaboradores descobriram neurônios espelho, que são ativados quando fazemos algo, mas também quando vemos alguém fazer os mesmos gestos.

95 – Em 1997 a Alfa Romeo apresenta o common rail, um sistema de alimentação que reduz o consumo de combustível e a poluição.

96 – Em 1997, Massimo Marchiori cria o Hyper Search, um motor de busca do qual nascerá o Google.

97 – Em 1998, em Lyon, o cirurgião Marco Lanzetta faz parte da equipe que fez o primeiro transplante de mão.

98 – Um dos “segredos” que fizeram o sucesso do Nintendo Wii é um acelerômetro 3D micro, no qual é baseado o seu sistema de controle original. O acelerômetro que foi adotado em muitos outros dispositivos eletrônicos (como o iPhone), foi concebido no início do século XXI, pelo grupo de Bruno Murari, da ST Microelectronics, que fica em Agrate Brianza.

99 – Em 2002, Riccardo Giacconi recebeu o Prêmio Nobel pela descoberta do raio-X cósmico.

100 – Em 2002 a Enel, com a IBM, lançou o primeiro balcão “inteligente”, capaz de calcular o consumo de energia do cliente à distância.

Querem mais! Então vai um bônus (porque os italianos estão sempre criando alguma coisa!):



101 – Em 2002 o grupo de Claudio Bordignon usa células-tronco para tratar doenças genéticas.

102 – Em 2004, uma nova técnica de construção é patenteada por Enrico Dini. É chamado de D-Shape, e é inspirado na impressão 3D.

103 – Em 2005, na Interaction Design de Ivrea,  nasce Arduino, o primeiro hardware de código aberto que qualquer um pode editar ou programar;

104 – No mesmo ano o grupo Arts de Paolo Dario concebe uma mão robótica capaz de “sentir” como as mãos naturais.

105 – Em 2007, Mario Capecchi recebe o Prêmio Nobel por seus estudos sobre o uso de células-tronco.

106 – Em 2008 a empresa Mectex, de Como,  cria maiôs para a Speedo com tecido especial que reduz o atrito na água em até 10%. Foi usado por atletas nas Olímpiadas da China ajudando os atletas a baterem todos os recordes.

107 – Em 2012 é lançado o Vega, primeiro lançador espacial “made in Italy”, produzido pela Avio para a Esa.

E de 2012 pra cá, o que será que foi inventado pelos italianos???

Será que alguém fez uma lista brasileira parecida?
Temos muitos talentos no Brasil também, precisamos valorizá-los!

Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar hotel de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

0 Comentários

  • 74 – Em 1962 Olivetti lança o P101, uma calculadora com impressora. Apelidada de Perottina em homenagem ao designer Pier Giorgio Perotto, é considerada o primeiro computador pessoal.
    ■Este tópico não está totalmente correto, Pier Giorgio Perotto era o engenheiro chefe do projeto da Programma 101. Realizou uma enormidade de inovações tecnológicas, entre elas. A memória de linha de atraso utilizando um ferrite espiral que "congelava" o pulso elétrico transformando em onda sonora que percorria o ferrite na velocidade do som (bem menor que a transmissão elétrica) e por fim convertia novamente em pulso elétrico e inseria no cálculo. O design da Programma 101 foi o Mario Bellini. Chamar o Perotto de design é no mínimo uma injustiça!
    Obrigado.

  • nessa extensa lista está faltando: Em 1964 Sergio Leone inventou o Western Spaghetti, um novo gênero cinematográfico para o mundo, com fortíssima influência da arte renascentista nascida na Itália e que continua a influenciar o cinema atual. Corrijam imediatamentamente a injustiça

  • Prezada Carla estou vendo agora a sua resposta depois de muito tempo. Obrigado. Fiz outro comentário há alguns minutos lembrando para lembrar de incluir numa próxima lista a invenção do western spaghetti por Sergio Leone. Repasse meu pedido para o site que faz a lista das invenções. Colocaram os idealizadores do Neorrealismo e esqueceram Leone. Vocês devem sugerir para a atualização da próxima lista a inclusão do nome de Leone. Ele foi um dos maiores inventores do cinema. Desde já obrigado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *