Home / Curiosidades / Tradição – Liquirizia

Tradição – Liquirizia

                        Hoje vou iniciar uma “série”, é a série que vai falar de coisas que são uma Tradição por aqui. Eu acho esse “negócio” de tradição muito interessante. Lá na minha terra por exemplo, a tradição é ir sábado e manhã no Largo da Feira e comer pastel; ir na Tradicional Festa das Cerejeiras todo ano para comer  Yakissoba. Sejam lugares, pratos típicos, bebidas… todo lugar tem suas tradições.
             Esclarecendo uma coisa, uso mais a palavra “Tradição”, pois quer dizer que são coisas que permanecem “vivas” gerações, vem de geração em geração sendo mantidos certos hábitos, etc ao invés de usar “Tradicional” que tem mais um sentido de ser do “povão”.
                 Bem, começo hoje falando da “Liquirizia”. Que bendita é essa??? Pois é! Por aqui é muito comum. Se vê sorvete de Liquirizia, bala de Liquirizia, bebidas de Liquirizia, biscoitos de Liquirizia e até cosméticos com a danada!

                    Pois é, a Liquirizia tem um nome científico de Glycyrrhiza glabra, no Brasil é conhecida como Alcaçuz. Então, essa bendita Liquirizia é “Tradição” por aqui. Duvido que tenha um italiano que não goste!

                   A parte usada da Liquirizia é a raiz, e tem muitos usos medicinais como: bronquite, catarro, conjuntivite, gota, inflamações, vias urinárias, prisão de ventre, etc…

                    Bem, eu particularmente não gosto. Mas de ver as balinhas pretinhas, dá vontade de comer. Mas eu já tive experiências quando criança de por darem água na boca só de ver, dei com o burro n’água, porque não “ideal para o meu paladar”, posso dizer assim. hahaha!
                     Podemos dizer então, que aqui  a Liquirizia é Tradição portanto, “sinônimo de Itália”!
                     Baci a tutti!
                        

0 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *