Home / Outros Assuntos / Estudar e exercer sua profissão na Itália – Resumão

Estudar e exercer sua profissão na Itália – Resumão

Muitas das dúvidas que recebo são sobre validação de estudos, profissão, e como exercer na Itália a profissão adquirida no Brasil. Escrevi já alguns posts sobre o tema, hoje faço um resumão, completando com algumas informações que de repente não ficaram tão claras nos posts anteriores. 
Portanto aqui vai:

– Estudar na Itália = é necessária a validação dos títulos de estudos pelo consulado italiano. Para a obtenção da “Dichiarazione di Valore in Loco“. Expliquei já num post, clique aqui para ver.
– Legalizar a profissão = Se você fez uma graduação no Brasil, para exercer sua profissão na Itália, primeiro precisa saber se a profissão é regulamentada por lei ou não.  
Exemplos de profissões não regulamentadas: aquelas de publicidade, comunicação, arte e música dos vários setores (por exemplo, decorador de interiores, ator, dançarino/a, cantor, compositor, maestro, músico (instrumentista), decorador, desenhista, estilista moda, pintor, diretor, cenógrafo, escultor, etc.), a mediação linguística (intérpretes e tradutores), marketing e muito mais. Neste caso, é necessário somente a validação dos títulos de estudos e profissão pelo consulado italiano no Brasil, para provar a formação de nível superior (link no item anterior).
Já as profissões regulamentadas por lei, é possível ver a lista pelo site do Cimea, clicando aqui,  além da legalização dos títulos de estudos e profissão, é necessário saber qual órgão é responsável pela legalização da profissão aqui na Itália. Por exemplo:

– Ministério da Saúde – Legaliza as profissões de: Nutricionista , Educador , Farmacêutico,
Fisioterapeuta, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico/Médico Especialista
, dentista, parteira , Óptico, podólogo, Psicólogo, Psicoterapeuta;
Técnico audiometrista, fonoaudiólogo técnico; fisiopatologista técnica
de perfusão cardiovascular e vascular; Técnico
prevenção no ambiente e no local de trabalho; reabilitação
psiquiátrica Técnico; neurofisiopatologista técnico; técnico ortopédico ,
médico laboratório técnico biomédico , técnico em radiologia médica,
terapeuta de neuro e de desenvolvimento psicomotor, Veterinário, etc.

– Ministério da Justiça – Legaliza as profissões de: Agente de Câmbio, Agrônomo Florestal júnior;
Agrotécnico ; Assistente Social ; Atuária, Advogado,
Biólogo, Biotecnólogo agrário ; Químico ; Consultor do Trabalho,
Doutor médico agrônomo e florestal, Revisor Oficial de Contas, Doutor
de técnicas psicológicas,
  sociais, organizacionais e, do trabalho, geólogo, topógrafo,
Jornalista, engenheiro , Inspetor agrícola , topógrafo industrial ,
contador, tecnólogo da comida ; Zoologista
, etc .

Além do da Saúde e Justiça, existem outros órgãos, que legalizam outras tantas profissões. Consulte o site do Cimea. 
Algumas profissões precisam fazer provas na Itália ou não para serem validadas. Consulte o site dos ministérios responsáveis pela legalização para obter maiores informações em relação às exigências e processo de legalização.
– Se quer continuar os estudos, como uma pós-graduação, nem toda universidade aceita para o ingresso somente a Dichiarazione di Valore in Loco emitida pelo consulado, mas pedem também a Equipollenza dos títulos. Que é uma análise detalhada de todo conteúdo programático e documentos do curso de graduação para ver se é equivalente a um italiano. Maiores informações clicando aqui . É necessário se informar também  na universidade italiana de interesse.

– Se a validação é de um Doutorado, é preciso fazer a Equipollenza, o responsável é o Miur. Maiores informações clicando aqui.
É isso!
In  bocca al lupo!
Baci a tutti!


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

0 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *