Descobri a gravidez, decidi ter o bebê, o próximo passo é começar o pré-natal, que inclui a consulta periódica ao ginecólogo e obstetra e uma bateria de exames.
Quem encaminha para os primeiros passos de uma gravidez é o médico de família, que prescreverá os primeiros exames a serem feitos e Ele-ela te encaminhará para um acompanhamento num hospital mais próximo da sua residência, no meu caso o Hospital San Giovanni.
Pré-Natal
No Pré-Natal na região Lazio, onde moro, a primeira consulta com o ginecologista-obstetra é a pagamento (ticket, quando fiz aqui em Roma paguei cerca 35 euros), as demais consultas já pré-agendadas são gratuitas.
Eu confesso que não gosto da médica que me atende lá. Mas é só no pré-natal, minha médica familiar também é ginecologista e me acompanha paralelamente. Eu poderia escolher um ginecologista particular, desembolsando cerca de 100 euros ao mês, mas preferi o público, pois a grana é curta e aqui é possível ter bom atendimento também na saúde pública (apesar de ter tido o "azar" de ser acompanhada por uma médica grossa.
Agendada a primeira consulta telefonicamente (ReCup 803333), bora lá!
Na primeira consulta você não vai fazer ultra-som ou ouvir o coração do seu bebê... nada disso.
O médico vai te examinar ginecologicamente, medir pressão, anotar o peso e fazer a tua ficha de "mamãe", vai te passar também as guias para os primeiros exames (caso ainda não tenha feito), incluindo o primeiro ultra-som e tudo o mais. Provavelmente te receitará vitaminas (principalmente que contenha ácido-fólico), eu tomo desde o início o Natalben plus, e custa cerca de 15 euros - 60 cápsulas.
Com as guias em mãos, agende o quanto antes principalmente o ultrassom, para conseguir fazer pelo público no tempo necessário. Eu opto por ir em qualquer lugar, até cidades mais longe (por ter carro) e fazer o exame gratuitamente, do que ter que acabar fazendo no particular pagando 100 euros ou mais.
Calendário de exames
Existe uma "agenda da gravidez", que inclui o calendário de exames para os três trimestres de uma gravidez. Os exames obrigatórios são isentos, ou seja, gratuitos. Outros exames são recomendados (e pagos, cabe a você querer e poder fazê-los).
No início de uma gravidez, até a 13ª semana, os exames obrigatórios e gratuitos são (em italiano):
- Emocromo, ABO Rh, Transaminasi, rubeotest, Toxotest, VDRL, TPHA, HIV, Glicemia, Esame urine, Coombs (se Rh-), Ecografia
Os exames "extras" e pagos são:
- Bitest, bilirubina tot. e fraz. azotemia, Elettroforesi hb, CMV, Sideremia, HbsAg, HCV, Creatinina, Beta HCG, ECG + visita cardiologica, villocentesi.
Nos próximos artigos falarei mais detalhadamente sobre os exames, custos e tudo o mais no acompanhamento pré-natal de uma gravidez.
Alla prossima!
Baci a tutti!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)