Curiosidades: lifestyle
Continuando a série das curiosidades da Itália e dos italianos, depois de falar dos hábitos alimentares e de saúde e higiene pessoal, hoje falo sobre alguns costumes, jeito de ser e também estilo de vida dos italianos.
Perceberam muitas diferenças já estando aqui?
Claro que é minha visão pessoal, baseadas nas minhas experiências e sempre sob o meu ponto de vista.
20 curiosidades sobre costumes e estilo de vida dos italianos
- Aqui na Itália o cumprimento com beijinho no rosto são 2, começa dando o lado direito e depois o esquerdo, ao contrário do Brasil. Mas beijinho no rosto só depois de certa intimidade, quando é alguém que acaba de conhecer só aperto de mão mesmo.
- E beijinho no rosto não é sempre que se encontra que dá. Quem se vê todo dia e em um grande grupo, não se dá beijinho em cada um, mas sim um oi geral. Beijinho dá mesmo quando tá muito tempo sem ver, daí abraça também. E homem também dá beijinho no rosto de outro homem, sem problemas.
- Quando você vai marcar para encontrar com alguém pra conversar ou até mesmo conhecer você marca para ir "tomar um café". Ah o café! Paixão nacional!
- A maioria dos italianos curtem dançar e, o melhor, nenhum está aí pro que o outro vai pensar, se sabe ou não dançar, o importante é soltar o esqueleto (a maioria deles não leva nenhum jeito pra coisa, mas não se importam! hahaha)
- Por aqui é raro um amigo te convidar para visitar sua casa. As reuniões sociais são feitas normalmente nos bares.
- Por aqui as pessoas costumam te parabenizar no dia do santo que tem o mesmo nome que o teu, é chamado de "onomástico".
- Aqui na Itália se fuma muito e, é mais comum o cigarro de tabaco solto. Compra-se o tabaco, a seda, o filtro e cada um "monta" o seu, fica parecendo no início que todos estão bolando um baseado, mas cuidado, muitas vezes pode ser também!
- Aqui fumar um "baseado" é mais comum do que se parece e, não é tão discriminado como no Brasil. Você não é um vagabundo, "maloqueiro" ou drogado se "fuma um" às vezes.
- As férias de verão aqui (agosto) são praticamente férias coletivas. Quase todo mundo vai viajar pra algum lugar e é comum as pessoas perguntarem para onde você vai.
- Aqui na Itália, quando nasce uma criança, se coloca um laço de fita azul ou rosa no portão do prédio ou da casa.
- Já quando se casa, se coloca uma fita branca na antena do carro.
- Italiano é um tanto patriota e é comum ver bandeiras italianas nas janelas das casas, na sacada, no carro, etc. Mesmo se não for época de copa do mundo.
- Aqui na Itália o norte do país é a região mais rica e o sul a mais pobre. E tem o mesmo tipo de preconceito que tem no Brasil de pessoas sul/sudeste com as do norte/nordeste (os do sul são os chamados "terroni" ou "meridionali").
- Por aqui normalmente o que se come ao sair da balada é o brioche/cornetto (croissant doce) recheado de creme, Nutella ou geléia. Existem várias lojinhas de doces abertas de madrugada.
- Aqui na Itália a vida ao ar livre é muito valorizada, portanto, parques e praças são sempre muito aproveitados, principalmente na primavera e verão.
- A maioria dos italianos fazem algum esporte ou outro tipo de atividade física. É comum entre os jovens se perguntarem o que pratica, se faz academia, etc.
- Os italianos saem da casa dos pais cada vez mais tarde, é comum homens e mulheres de 35/40 anos ou mais ainda morarem com os pais.
- Aqui na Itália ainda não é reconhecido o casamento de pessoas do mesmo sexo. Mas há muita pressão para que isso mude logo.
- Italianos têm a fama se serem "estourados" é comum ver discussões mas não ao ponto de agressão. Na verdade eles falam na lata e resolvem tudo na hora.
- Homens italianos gostam e sabem cozinhar. Essa nem precisava falar né? Com a culinária mais amada do mundo no mínimo tem que saber e ter prazer em cozinhar.
Leia também: "100 observações de uma brasileira na Itália, no Blog Brasil com Z.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)