27/05/2015

Série "A Itália dos ..." no Brasil com Z

Publiquei três textos já no Brasil com Z da série "A Itália dos..",  para mostrar uma "outra Itália", principalmente para quem pensa que Itália são só os campos toscanos ou as ruínas romanas.

Os posts já publicados são:

A Itália dos… jardins!!!  no qual falo sobre os lindos jardins públicos e privados italianos, uma ótima pedida pra curtir a natureza na Itália, imperdível. 



A Itália dos… etruscos!!!  falando sobre um pouco da história etrusca, povo que viveu na Itália entre 1200 e 400 a.C. Há muitas ruínas e cidades etruscas para se conhecer, além das romanas. Incrível.



-A Itália dos… burgos e suas sagras!!!, onde falo sobre os encantadores burgos medievais. Seus muros, seus castelos, sua história e claro, as sagras! Para saborear comidas e produtos típicos locais da melhor forma possível. 



E virão muitos outros artigos mostrando um outro lado da Itália, fora do giro turístico mais popular!

Acompanhem-me lá no Brasil com Z. 

Blog que administro com paixão e publico 2x ao mês!



Baci a tutti!


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

ticketbar-rome



22/05/2015

Diferenças Eataly São Paulo - Eataly Itália

No verão do ano passado fui com minhas primas, que são de São Paulo, na Eataly de Milão (até comentei em um artigo publicado). 
Recentemente abriu a Eataly de São Paulo, elas foram conferir e me contaram como é, o que encontraram, os preços e o quer faltava em relação da Eataly italiana. 

Confiram!


"Os restaurantes, são divididos por categorias, massas e pizzas, carnes, peixes, antepastos. E tem um mais chique no último andar que é o http://www.bracebaregriglia.com.br/ 
Tem também uma sorveteria, uma doceria, uma caffeteria, um stand da Nutella, uma padaria e uma parte com vinho e chopp, que você compra avulso.

Todos esses locais que citei, o que você consumir, você paga na hora. 

Nataly São Paulo

Gosto da parte da padaria, pois você pode comprar um pão recheado, pegar uma taça de vinho, e consumir na mesa que tem em frente. Estilo o que fizemos em Milão, você não paga taxa de serviço, e come tão bem quanto no restaurante... se você só quiser petiscar vale super a pena.

Como fomos no segundo dia após a inauguração, chegamos as 18:40 no local, fizemos um tour pelos restaurantes, que se misturam com as prateleiras do mercado, e escolhemos comer no restaurante que serve pizza e massa. Tivemos uma espera de 1 hora pra conseguir mesa. Mas não foi cansativa a espera, pois possuem um sistema de senhas,  que enviam um torpedo no celular quando sua mesa fica vaga, então isso nos permitiu passear pelo mercado enquanto esperávamos, onde consumimos uma taça de vinho por R$9,90 e comemos um pão com recheio de abobrinha com ricota e patê de azeitona preta, divinos.



No restaurante fomos super bem atendidos. Todos os atendentes são super simpáticos e preocupados em te servir bem.

Preço justo na massa também, paguei por volta de 35 Reais o prato. Percebi que 1 litro de vinho, mais barato do cardápio era R$70,00, isso é um preço bom aqui em SP...rs



Depois fomos saborear um sorvete, que serve igualzinho à moda italiana, com os sabores italianos, perfeito.
Valor do potinho pequeno: 12 Reais, comprei o médio com dois sabores e paguei 14 Reais.



No stand de Nutella, o crepe de Nutella com frutas sai por 14 Reais, um pode inteiro de Nutella dentro do crepe. Mto bom tb, mas as frutas tinham acabado, então fez falta, pq o crepe ficou mto doce...rsrs


Bom.. por ser abertura, tinha muitas gôndolas de produtos já vazias, percebi que haviam vendido muita coisa e não houve reposição.

Já a parte de pratos e utensilios domésticos, um absurdo de caro, um saca rolha 500 Reais. Um cesto em forma de galinha pra colocar ovos 600 Reais!!!



As frutas achei caras também, 64 Reais o quilo das uvas sem caroço.

A parte de chocolates achei fraca, senti falta de mais variedades de chocolates, inclusive incluíram produtos brasileiros, como goibada, bananinha, etc. nesse setor.

Senti falta das garrafonas de 2 e 5 litros que você enche pra levar pra casa, vino sfuso, no Eataly SP não tem isso.

Senti falta de cervejas italianas, são mais marcas brasileiras artesanais que tem lá.

Bastante diversidade de água a venda também.

Sabonetes cheirosíssimos que na Itália custam entre 3 e 4 euros.

Bom.. o estacionamento do Eataly estava lotado, paramos num outro do prédio ao lado.. e gastamos nada mais, nada menos do que 39 Reais por 4 horas estacionados...rs.. mas no Eataly deve estar nessa faixa de preço. Ele está localizado numa área nobre de SP!

Inclusive, público frequentador é de classe média alta. 

Vi bastante estrangeiro por lá também.

Tem banheiros em todos os andares.

Gostei bastante, quero voltar, pra curtir mais os produtos que vendem, dessa vez conheci geral, agora quero namorar mais cada setor.

Achei o máximo que tem a Porchetta de Ariccia!!



Nesse Eataly tem no primeiro andar uma sala dedicada pra cursos e degustações, que são pagas, e com horários agendados, no site contém os programas disponíveis, mas nesse primeiro momento estão chamando convidados que são donos de restaurantes italianos famosos em São Paulo."
               
                                                                                                                       Francesca Romanato

Bem, não é que a Eataly italiana seja baratíssima, tem coisa com preço acessível e tantas outras não. Pelo jeito a de São Paulo também é assim. E claro que não vai ter tudo o que tem por aqui, mas pelo que vi tem bastante coisa parecida com a daqui e parece que vale a pena né?

Alguém de vocês leitores foi e tem algo a acrescentar? Conte-nos nos comentários!

Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

18/05/2015

15 frases que já ouvi dos italianos por ser brasileira

Todo mundo conhece alguns dos estereótipos dos brasileiros e brasileiras. 

Quando estamos no exterior, vira e mexe nos deparamos com 'pequenos comentários', 'afirmações' ou 'colocações' ignorantes e estereotipadas. 

Quer saber o que já ouvi por aqui?

Aí vão 15 frases que já ouvi dos italianos:



1 - "Brasileira? Samba um pouquinho então pra eu ver!" (Vai ficar esperando querido...)


2 - "Ela é brasileira? Ah então teve ter uma bunda bonita." (Uma italiana para um amigo também italiano quando ele falou que conheceu uma brasileira (eu), e ele ainda me contou! Hahahaha).



3 - Você é química? Mas tem universidade no Brasil?? (Vindo de um dos mais ignorantes que me deparei por aqui).



4 - "Quantos animais exóticos você já viu?" (Essa é péssima, a imagem do Brasil Floresta).



5 - "Você é brasileira? Branca desse jeito!?!?!" (A imagem de que brasileiros são todos negros).


6 - "Você não tem cara de brasileira." (E existe uma? Me conte então qual!)


7 - "Nossa, mas você é inteligente né? Nem parece brasileira." (Sem maiores comentários né? Detalhe: o tipo é casado com uma brasileira!).



8 - "Você não teve estar acostumada com o frio né?" (Estereótipo do Brasil Tropical, calor o ano todo).


9 - "Dirigir aqui para você deve ser uma loucura!" (Ah, mal sabe como é o trânsito em SP).



10 - "Brasileiras são quentes e gostam muito de sexo." (... Aff)


11 - "Contratamos uma brasileira pra ficar sorrindo o dia inteiro, cadê o seu sorriso?" (Quer que eu sambe também? Ah fala sério!)



12 - "O que você veio fazer na Itália, se casou com um italiano?" (Não querida...).


13 - "No Brasil se fala espanhol né?" (Acertou em cheio! Seria menos feio se falasse o 'brasiliano').



14 - "Você é da Bahia ou do Rio de Janeiro?" (São Paulo querido, o Brasil não é só Bahia e RJ, nem muito menos só praia e carnaval!).


15 - "O que você veio fazer na Itália se no Brasil você tem sol, praia e samba todos os dias?" (Preciso desenhar??)



TODAS as frases foram ditas por pessoas diferentes!

VOCÊ mora na Itália ou veio a passeio e ouviu alguma pérola diferente destas que eu ouvi? Conte nos comentários.
 ;)

Sigam minha fanpage Sonhos na Itália.


Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

15/05/2015

Cidadania italiana por matrimônio decretada!

O prazo dos 720 dias para sair o decreto do reconhecimento da minha cidadania italiana por matrimônio foi ultrapassado mas saiu! Finalmente!
(Quem não leu o artigo que escrevi na época que dei entrada na documentação, clique aqui).

O atraso também pode ser sido ocasionado porque mudei a residência de Milão a Roma. Neste caso, eu tive que enviar um email à prefeitura de Milão, onde tinha sido protocolado meu pedido de cidadania, com os dados da nova residência. Assim, eles enviaram toda a documentação à Prefeitura de Roma e, depois de cobrança da minha parte por email, recebi o email com a declaração de que a cidadania italiana tinha sido decretada!

Evviva!



A etapa seguinte foi levar os documentos exigidos, ou seja:
- declaração recebida via e-mail;
- marca da bollo de 16 euros;
- copia de um documento de identificação;
- permesso di soggiorno;
- declaração de auto certificação da residência e matrimônio.

Levei à prefeitura de Roma no setor cidadania (de segunda à sexta das 10:30 às 12:30 - chegar antes para pegar senha). Eles conferiram os documentos, assinei alguns papéis e um envelope com todo o processo me foi entregue para ser levado à comuna de Roma, também no setor cidadania para agendar o juramento e enfim, ser oficialmente ítalo-brasileira!!

Começo de junho vou fazer o juramento (não precisa da presença do marido) e depois conto aqui como foi!

Baci a tutti!

14/05/2015

8 dicas pra aprender italiano sozinho - MosaLingua

Saiu minha colaboração lá no MosaLingua, site que dá dicas de como estudar idiomas e tem programas de ensino alternativos e muito interessantes. 

Colaborei dando 8 dicas para aprender italiano sozinho. 

Leiam lá!


05/05/2015

Mudanças...

Estou sumida, sim, eu sei...

Assim como disseram que 2015 seria o ano da mudança, da transformação, eu estou passando por essa fase. 

Muitas vezes para a realização dos nossos sonhos, a vida nos dá um sacode. Isso mesmo! Pra sair da zona de conforto, tirar a poeira e conseguir enxergar novos horizontes e novos caminhos, a fim de chegarmos mais perto da concretização desses sonhos. 



O importante é confiar em Deus e no destino. Pois toda mudança é para o nosso bem e crescimento. 

Logo mais conto novidades e também tudo sobre a região que comecei a explorar: Abruzzo, com seu lindo mar Adriático paradisíaco. 

Aguardem!

Com força, fé e coragem!

Baci a tutti!