25/03/2015

Conhecendo Spello - Umbria

Aos pés do Monte Subasio, pertinho de Assis, se encontra Spello.
Antigo burgo com pouco mais de 8 mil habitantes, todo construído em pedras de Subasio (Subasio é o monte desta região, que tem como característica essa formação rochosa rosada).


Charmosíssimo!
E está na lista dos burgos mais belos da Itália!


Porta Consolare - ingresso da cidade (em restauro)

Igreja de São Martino, século XI.

Porta Venera - do período do imperador romano Augusto.

O passeio, como em todo burgo, é caminhar nas ruazinhas, apreciar a arquitetura e prédios históricos e também visitar as lojinhas de produtos locais (Spello tem como especialidade o azeite de oliva, aliás faz parte da Associação Nacional Cidade do Azeite), além de fazer muitas fotos!


uma das vielas do burgo

Torre da Igreja Santa Maria Maggiore

Adoro burgos, sempre procuramos por um para visitarmos.
Se respira história!
Uma viagem no tempo deliciosa!

No próximo post conto sobre Bevagna.

A presto!
Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

20/03/2015

Brasil com Z: Como validar no Brasil meu diploma obtido no exterior?

Cada vez mais temos brasileiros estudando no exterior.
A dúvida de muitos é: será válido no Brasil? Como validar?

Portanto hoje estou lá no Brasil com Z falando sobre o procedimento de validação no Brasil de um título de estudos obtido no exterior. 

Confira la´!


Arrivederci!

18/03/2015

Perugia

Perugia era uma das cidades que sempre quis visitar, aqui na Itália. 
É muito conhecida pela sua história e também por ser pólo universitário. 
Antes de vir morar na Itália um amigo me falou que era a cidade que ele tinha achado mais bonita e mágica, das que ele tinha conhecido por aqui (e olha que não tinha conhecido poucas!).

Finalmente chegou o momento e lá estávamos nós, em Perugia, essa cidade fundada pelos etruscos  (entre XI e X a.C) com pouco mais de 165 mil habitantes e capital da Umbria.

Perugia é mágica! Realmente!
O acesso ao centro histórico (que fica no alto) pelas escadas rolantes nos joga de volta ao passado. Conhecemos Perugia à noite o que tornou a cidade ainda mais mágica e especial!

Foto: umbriamobilita.it
Praça IV Novembre - Fontana Maggiore (guidaumbria.com)

Perugia tem tantas igrejas, tantos monumentos e palácios históricos e até um poço etrusco. 
É uma daquelas cidades para se perder, andar pra lá e pra cá nas suas ruazinhas... E, depois, entrar em um destes botecos não turísticos, fazer um aperitivo ou experimentar uma taça de vinho da região! Foi o que fizemos! 

Com o frio que fazia, a primeira parada um "botequinho" bem simples, com um cara muito gente boa,  que nos preparou um delicioso Punch (ou Ponce all'arancia), uma bebida quente, feita de laranja, rum açúcar e água fervente (muitos usam o Aperol, no lugar do rum, para prepará-la).


Próxima parada experimentamos vinhos e por último, não poderia faltar, um chocolate quente! Já que Perugia é a terra do chocolate italiano (lembram do Bacio Perugina?). 


Queremos voltar em Perugia em julho, quando tem o Umbria Jazz Festival, festival de Jazz que ocorre na cidade desde 1973. Falam que a cidade nessa época respira arte e música, com artistas tocando em vários cantos da cidade, além do palco principal!


Este ano vai ter Caetano e Gilberto Gil! Pra alegria dos brasileiros. Quem sabe dá pra ir né?
Mais informações sobre o festival aqui.

Perugia: vale muito a pena a visita!
Reserve seu hotel em Perugia clicando aqui. 

Baci a tutti!

17/03/2015

Realizando meu sonho na Itália: Origens, jornalismo, moda e fotografia

"Não sei definir bem quando começou o meu interesse pela Itália. A curiosidade veio de dentro de casa, ao imaginar os motivos que levaram o meu avô paterno abandonar um dos lugares mais lindos do mundo, a ilha Sardenha, para tentar a vida em Belo Horizonte. Longe de parentes, longe do mar e diante de uma realidade completamente desconhecida. Quanto mais eu pesquisava, mais me apaixonava por aquele lugar, suas culturas, suas origens, suas paisagens e também sua língua.

Na Sardenha
Em 1999, pude me candidatar a uma bolsa de estudos para estudar italiano (na Fundação Torino, escola italiana em BH), através de um convênio entre a escola municipal em que estudava e a Fundação. Nessa mesma época, dei entrada no meu pedido de cidadania no Consulado Italiano de Belo Horizonte. E a partir dai, foram cinco anos de curso e oito anos de espera para enfim ser chamada a apresentar meus documentos ao Consulado. Nessa espera, expectativas e encantamento só aumentaram. O curso não me ensinou apenas a língua, mas aprendi muito também sobre os costumes, a culinária, o cinema, a arte e a literatura italiana.

Em Verona
Quando me dei conta que era capaz de me comunicar com pessoas do outro lado do mundo, através da internet, em um idioma que eu aprendia pouco a pouco, e ser compreendida, estabelecer laços de amizade e ganhar vocabulário, eu finalmente entendi que a minha ligação com a Itália começava a se concretizar, mesmo que tenha sempre existido, dentro de mim. Foi então que, mesmo antes de me formar em jornalismo, comecei a me informar sobre cursos de pós graduação na Itália ou programas de intercâmbio. Até que, trabalhando em um evento em BH (como freelancer entre um estágio e outro), conheci um italiano que trabalhava na Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão. Ele me deu seu cartão de visitas e me aconselhou a pesquisar no site da universidade um curso que eu gostasse. Foi o que eu fiz. Apos me formar, já trabalhando na área, fiz praticamente uma imersão no mundo das grades curriculares, dos editais e dos formulários para bolsa de estudos. Durante muito tempo ninguém me respondeu. Pesquisei muito nas comunidades do Orkut e conheci pessoas que já haviam conseguido. Com elas, peguei todas as dicas possíveis. Somente dois anos depois de formada a Cattolica me mandou um email, em uma quinta-feira, dizendo que eu havia uma entrevista agendada na terça, em Milão. Enlouqueci. Mesmo porque eu não tinha condições financeiras de arcar com uma viagem internacional de ultima hora. Liguei para toda a família. Para a minha sorte meu irmão mais velho tinha milhas suficientes para me dar a passagem. E, além disso, um primo estava morando em Milão e poderia me hospedar por uns dias no sofá-cama do apartamento em que dividia com outras pessoas. No sábado, embarquei. Na Itália, fiz uma entrevista e voltei para o Brasil para esperar o resultado, que saiu após um mês. No mês seguinte embarquei definitivamente para cursar o master em Milão.

Em Milão
O encantamento e a magia de realizar um sonho depois de todo um trabalho de formiguinha, só contribuíram para que a minha experiência na Itália fosse mais e mais fantástica. Com o tempo, conheci os parentes de meu avô, visitei a sua casa, conheci a fundo a sua ilha e toda a Itália, reconheci a minha cidadania, me formei, arrumei emprego em minha área, participei dos eventos mais importantes no mundo da moda e do jornalismo, fiz muitos amigos e cresci de uma maneira que só seria possível vivendo intensamente a realização de um sonho dia a dia.

Além disso, pude finalmente unir grandes paixões como a moda, o turismo, o jornalismo e a fotografia em um dos cenários mais deslumbrantes do mundo. Tudo isso só fez com que eu tivesse certeza, a cada dificuldade vencida, que todo o esforço valeu a pena. E que o modo que encontrei para investir em meu currículo, realizando ao mesmo tempo um sonho, não poderia ter sido melhor!"

Na Emilia

Cristina Mereu é jornalista, especializada em moda, e também mantém o blog Não vou sair assim, onde compartilha sua impressões sobre a Itália, moda, turismo pelo mundo e fotografia. Para continuar acompanhando Cristina, siga Não vou sair assim no Facebook.

* Quer compartilhar sua história, a realização do seu sonho aqui na Itália? Escreva para sonhosnaitalia@gmail.com. Terei o prazer de publicar a sua história no blog! Baci a tutti!

Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

15/03/2015

Assis

Começando a contar as nossas "descobertas" na Umbria por Assis. 

Assis é uma cidade da Umbria de pouco mais de 28 mil habitantes, no alto de uma colina, muito famosa por ser cidade de São Francisco (Padroeiro da Itália) e Santa Clara. Tudo indica que sua origem de um vilarejo do século IX-VIII a.C.



O turismo em Assis é quase que 100% religioso. Inúmeras igrejas, as mais famosas e procuradas claro, são a Basílica de São Francisco, enorme e recheada de relíquias católicas e também a de Santa Clara, com seu corpo embalsamado.

                     
                   Basílica de São Francisco
relíquias de São Francisco
                                 

                                 
                                                   Igreja de Santa Clara
Corpo embalsamado de Santa Clara.
                     
Mas tem também muitos museus que contam também um pouco da Assis romana e toda a sua história. 

Centro de Assis e o Fórum Romano

Para mim, o melhor de Assis é percorrer suas ruazinhas e seus pontos mais altos para avistar a belíssima paisagem panorâmica da região. 
Um ponto ótimo e mágico é a Rocca Maggiore, um castelo da era medieval. 

Rocca Maggiore
Assis é sempre cheia de turistas, sobretudo no período de Páscoa e início de outubro, quando tem a festa de São Francisco.

Todas as construções de Assis e das cidadezinhas vizinhas (como Spello, onde fomos também e vou contar num próximo post) são feitas com essas pedras rosadas, conhecidas como pedras de Assis e Pedra rosa de Subasio (Subasio é o monte desta região, que tem como característica essa formação rochosa rosada). 

Um charme só!

Reserve um hotel em Assis clicando aqui.

É isso aí! Até a próxima!

Baci a tutti.


12/03/2015

Os 5 programas da TV italiana atual que mais gosto

Não tenho muito tempo para assistir televisão.  Não temos TV a cabo, mesmo porque a TV aberta italiana é rica de opções.
Mas, mesmo com pouco tempo livre, às vezes consigo assistir alguns programas e hoje conto os meus 5 preferidos!

1 -   "I Colori dell'Amore", do RealTime, canal 31 da TV aberta italiana. 
I Colori dell'Amore conta a história de 11 casais "mistos", ou seja, compostos por italianos e estrangeiros. Brasileira com italiano (tem dois casais compostos com brasileiras) indiano com italiana, senegalês com italiana, italiano com chinesa e muitas outras "combinações". 
Perfeito para o momento, quebrando 'pré-conceitos', discriminação, dissolvendo tabus. 
Segundo o instituto de pesquisa italiano, Istat de  2013, nos 207.138 matrimônios celebrados Itália em 2012, 20.764 (15%) eram mistos, mais de 4.000 a mais do que no ano anterior. E, no geral, são mais de 600.000 os italianos que têm uma "alma gêmea" estrangeira. 

Casal ítalo-marroquino
"As cores do amor", o melhor programa para a noite de domingo. 
Quer assistir online? Entre no site do canal clicando aqui e veja todos os episódios já transmitidos. 


2 - "Il nostro piccolo grande amore", Real Time, canal 31 da TV aberta. 
Outro programa que está quebrando preconceitos. Conta o dia-a-dia de um casal americano de anões. A adoção que fizeram de dois bebês de outras nacionalidades (um chinês e outra indiana), luta contra o câncer, trabalho, rotina, etc. Muito legal!


3 - "Fratelli in affari", Cielo, canal 26 da TV aberta.
Irmãos gêmeos canadenses, um corretor de imóveis e outro arquiteto, que ajudam famílias a terem a casa dos sonhos, negociam imóveis, reformam e transformam! Queria morar no Canadá pra ter uma casa reformada por eles, rs. 


4 - "Red - Il cuoco vagabondo", LaEffe, canal 50 da TV aberta. 
Famoso chef de cozinha francês, viaja o mundo conhecendo novas culturas e diferentes culinárias. Se "enfia" na cozinha dos conhecidos pelo mundo e arrisca a aprender e preparar ótimos pratos com sua simpatia e 'trapalhada'. :) (Adoro outros programas também deste canal, sempre relacionado com viagens e culinária, ótimos).


5 - The Voice of Italy (sim, começou a edição 2015), Rai 2, canal 2 da TV aberta (canal público).
Mesmo a edição do ano passado tendo uma freira como vencedora (nem era a que cantava melhor, nem o J-Ax seu técnico não era muito a favor que ela ganhasse, mas dizem que o público votou, então...), e eu me decepcionando com o andamento do programa, estou eu aqui de novo, às quartas-feiras à noite, assistindo a nova edição. Adoro os técnicos  (Piero Pelù, J-Ax, Noemi e a família Facchinetti (pai e filho, que estão pela primeira vez como técnicos, são muito divertidos) e me divirto. 

Facchinetti, Noemi, Piero Pelù e J-Ax
Deu pra ver que gosto de realitys né?

Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar hotel de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

02/03/2015

Brasil com Z - 10 coisas que aprendi vivendo em outro país

Tenho lido na rede vários textos que falam das mudanças que sofremos quando fazemos a escolha de viver em outro país. Aprendemos sim! E muito!

Hoje então, estou lá no Brasil com Z, falando as 10 coisas que aprendi vivendo em outro país.



Algumas das coisas são:

1. Aprendi sobre a vida

2. Conheci pessoas inesquecíveis

3. Conhecidos são muitos, mas amigos de verdade são raridade.

4 . Vi realmente que o mundo gira e é imenso!

5. Aprendi a inovar a cada dia

...

Visite lá o blog Brasil com Z e leia a lista completa detalhada, clicando aqui.

Comente, participe, compartilhe!

Grazie a tutti!

Baci!