31/12/2015

Que venha 2016!!

Apesar de toda a ausência aqui no blog (não na página), não podia hoje passar aqui.
Principalmente para agradecer!
Sim, agradecer!
A Deus, pela vida, pelas oportunidades neste ano que está chegando ao fim. Pelas quedas, pelas conquistas, pelo sofrimento, pelas alegrias, pelo aprendizado, por tudo!

Foi um ano difícil, vejo todo mundo comentar o mesmo. 
Mas pensando bem, 2015 não foi tão ruim assim.
Muito pelo contrário. 
Vi minha vida virar de cabeça pra baixo. Me perdi, chorei, sofri... Mas fui me encontrando e realmente me redescobrindo. E, de repente, vi que a vida me colocou na posição certa! 

E nessa longa e sinuosa caminhada de 2015, sorri, caí, levantei, sofri, amei, me desiludi, me decepcionei, aprendi.. ah se aprendi! 

Acima de tudo, 2015 me fez me amar, pois só assim alguém pode me amar de verdade. Fiz o que eu queria, quando eu queria e não como os outros esperavam que eu fizesse. E fui feliz, apesar de todas as quedas e feridas.




Neste ano, Deus também me presenteou com muitas pessoas especiais, que me deram a mão, o braço, o coração. E elas estarão sempre em mim, no que sou hoje. Agradeço muito.

Deus me deu novas oportunidades, novos projetos, me abriu novas portas e possibilidades. Não foi fácil, mas agarrei com tudo e venci! Ufa!

Neste ano que termina, pude conhecer muitos lugares novos, pessoas queridas, pude rever amigos e familiares no Brasil que será sempre minha casa, foram momentos fundamentais, me deram tanto amor e força para continuar caminhando neste ano. 

Termino 2015 recolhendo o que eu tive de melhor e levando comigo em 2016. O restante deixo para trás, consciente de que me serviu no momento e, principalmente, que sou quem sou hoje também por tudo aquilo que deixo para trás. 

A todos vocês que fazem da minha vida uma colorida aventura, desejo um 2016 repleto de motivos pra sorrir, comemorar, aprender, se divertir e ser feliz! Não desejo um ano sem quedas, mas que elas possam nos fazer levantar mais fortes e melhores. 

Obrigada por acompanharem.

Um lindo 2016 para todos vocês!

Que seus sonhos se realizem!

Auguri!!!

13/11/2015

Supermercados econômicos em Roma

Na hora de fazer a compra do mês (ou semanal - como é muito comum por aqui) vale sempre economizar, sem perder na qualidade não é mesmo?

Uma pessoa gasta, em média, 100 euros mensais com alimentação na Itália.

Esse valor, claro, pode aumentar dependendo do estilo de vida (tipo de alimentação) e claro, onde as compras são feitas. Os valores podem variar de mercado a mercado, apesar de não ser uma diferença tão exagerada.

Os clássicos supermercados "Discounts", são menores, com produtos de marcas não famosas (muitas vezes produtores locais, mas também produtos estrangeiros - na grande maioria leste europeu) e por isso, têm bons preços. Outra vantagem por não serem grandes, você não se perde comprando muito supérfluo, tem o básico, com duas ou três marcas de cada produto, portanto, a compra fica mais rápida, sem rodeios e sem exageros. Em Roma os Discounts mais conhecidos são: Todis, Lidl, Tuodì, MD, EuroSpin e DPiù (pelos sites dá pra ver as ofertas de cada um e ter uma noção de preços).


12/11/2015

Como ver o Papa no Vaticano

A maioria dos turistas que vêm à Roma querem também ir ao Vaticano e ter a sorte de ver o Papa mais de perto.

E isso é possível?

Sim!



O Vaticano disponibiliza a agenda oficial do Papa online. Assim, é possível acompanhar e saber onde ele estará ou, quando aparecerá ao público no Vaticano.

Tem alguns dias fixos nos quais o Papa sempre está presente na Piazza San Pietro (salvo quando não está viajando), são eles:

- Angelus - sempre de domingo, ao meio dia. O Papa aparece na janela, de frente à Piazza San Pietro e traz a mensagem da semana. O acesso à praça é gratuito e é aconselhável chegar cedo porque fica lotada.

- Audiência Geral - de quarta-feira e, é necessário ter em mãos o bilhete. Este bilhete é gratuito e deve ser pedido por fax e retirado antecipadamente.

- Celebrações litúrgicas - depende da data comemorativa, o local também pode variar.

Pelo site dá ainda para acompanhar as atividades do Papa de hora em hora e ainda, ver ou ler suas mensagens das semanas anteriores e acompanhar tudo o que acontece no Vaticano.

Se der a sorte de ter uma missa na Piazza San Pietro, ele ainda dá a volta pelo público com o Papa Móvel e dá pra tirar foto de pertinho e pegar na mão dele!

Portanto, de olho na agenda, no relógio e no Papa!

Para católicos e não.

Afinal, Francesco é pop, como nenhum outro.


Quer colaborar com o blog?
Ajude a manter o Sonhos na Itália no ar fazendo uma doação de qualquer valor através do PayPal.

 
Quer colaborar de outra forma? Escreva para sonhosnaitalia@gmail.com
Agradeço a todos!


11/11/2015

A pizza previne o câncer.

Em todo o mundo existem várias pesquisas científicas na busca da prevenção e cura do câncer.

E, na verdade, um grupo de cientistas é capaz de provar qualquer coisa. Porém nesse caso a coisa tem um sentido.

Há algum tempo, um grupo de cientistas italianos fizeram uma comparação de hábitos alimentares com 8 mil pessoas e chegaram a conclusão que comer pizza ao menos uma vez por semana reduz em até 59% a chance de desenvolver câncer no esôfago e 34% na garganta.



A justificativa maior para estes dados estão em dois ingredientes, encontrados principalmente na tradicional pizza “Margherita”, o tomate e o orégano. Sim, segundo pesquisas tanto de cientistas italianos como norte americanos da Universidade “Long Island”, os dois ingredientes junto do azeite de oliva são antioxidante, anti-bacterianos e antiinflamatórios, podendo até prevenir o câncer da próstata, o que segundo estudos, afeta 1 de cada 36 homens no mundo.

10/11/2015

Mammoni - adultos que moram ainda com os pais

Na Itália são chamados de "mammoni" ou "bamboccioni", os adultos que ainda vivem com os pais.

Aqui na Itália é cada vez mais comum sair da casa dos pais cada vez mais tarde.

Quase 66% dos "jovens adultos" italianos, ou seja, pessoas entre 18 e 34 anos, vivem ainda na casa dos pais, uma percentual de quase 20 pontos superior à média de todos os 28 países da UE (48,4%), a mais alta da UE depois da Croácia.

Os dados são do Eurostat do ano de 2014, que mostram que 49% dos jovens italianos entre 25 e 34 anos vivem com a "mamma" confrontado somente com 3,7% dos suecos da mesma faixa etária, 3% dos dinamarqueses e 11,2% dos franceses.

Entre os 25 e 34 anos na Europa, em média 29,2% das pessoas vivem ainda com a família.



As estatísticas permitiram ver as diferenças de hábitos entre a Itália e outros países mas também a insegurança em relação ao futuro, provocada pela crise econômica.

Entre 2007 e 2014 o percentual dos italianos maiores de idade até 35 anos que permanecem em casa com os pais, cresceu 5 pontos, um crescimento muito maior do que os 0,9% da média europeia.

A percentual é particularmente mais alta na Itália em relação ao restante da Europa, sobretudo entre os 25 e 34 anos, ou seja, na faixa etária na qual se termina os estudos e se deveria já a trabalhar e constituir família.

26/10/2015

5 anos de Itália!

5 anos de Itália!

5 anos de blog!

Sim! Ontem completei 5 anos de Itália!

Muitos sonhos realizados, muitas alegrias, muito aprendizado, muita vida!

E tem muito ainda por vir!

Agradeço à Deus por cada dia, por cada momento, pelas alegrias, pelas tristezas, por tudo que só me faz melhor e mais forte.



Estou meio ausente, tentando me organizar. Muitas atividades, muito trabalho e pouco tempo!
Logo voltarei contando novidades!

Baci a tutti!

08/09/2015

Migreat - Brasileiros em Roma

Férias e novo projeto, se lembram?

Então, foi por isso que eu estava sumida (e não só!).

E hoje é uma data especial pois o portal Migreat foi para o ar! Está online!

O Migreat é um portal para todas as comunidades no exterior.
E para nós brasileiros, o Brasileiros em Roma é a segunda comunidade que foi pro ar, depois da Brasileiros em Londres. Virão ainda muitas outras, como Brasileiros em Paris e Brasileiros em Berlim que está em fase de finalização.



O objetivo desse maravilhoso projeto é conectar as comunidades.
Informar, apoiar, ajudar, enfim, dar dicas da vida no exterior.
Seja documentos, burocracia, viagens, serviços essenciais, educação, saúde, divertimento e também notícias.

Logo mais através da página Brasileiros no Exterior - Migreat no Facebook, serão divulgados todos os guias, artigos e novidades que estão indo pro ar.

O must da comunidade é que se pode interagir.
Fazer perguntas, dar sugestões. Por isso participe!

Eu sou a correspondente de Roma-Itália.
E vejam lá um pouco do que já está no ar:

Estudar italiano em Roma

Como cuidar da sua saúde na Itália.

15 dicas que todo visitante de Roma tem que saber

E muito mais!

Conto com a participação de vocês e também na divulgação.

Mais um sonho se realizando! Bom isso né?

Feliz :)

Baci a tutti!


03/09/2015

De São Paulo a Roma - de volta!

Voltei!
Merecidas férias no Brasil, depois de quase 2 anos e meio.
Foi ótimo e bem interessante.

Comparações inevitáveis, positivas e negativas.

Achei minha cidade acabada, mas curti andar por ela, sempre sabendo onde estou e para onde estou indo. Ver como cresceu e mudou (mesmo que muitas vezes não tenha sido para melhor).

O primeiro impacto de ouvir a nossa língua a todo momento existe, sim, e é engraçado.

A vontade de comer tudo aquilo que não comia há tempos existe também e me fez engordar!!!
Pipoca doce com queijinho e amendoim na rua, tapioca, suco de milho, pamonha, curau, coxinha, pastel hummmmm...

E sem falar nas frutas: côco, manga, banana prata, caju, abacaxi saboroso, mamão, abacate, maracujá... ai ai ai...



Delícia!!

Comidinha da mamãe também!
Além de churrasco, pizza (sim! pois a pizza paulista é outra coisa). Ai ai ai



Outra comparação inevitável: preços!
Quem ganha em euro faz a festa no Brasil! Convertendo com o valor do Real absurdo como está (agora em torno dos 4 Reais, quando troquei estava 3,50 e ainda assim convertia tudo e me sentia na vantagem).

Mas o principal:

Ficar com a família!
Foi essencial! Sem falar nos amigos!
Encontrei muito amor! E estava precisando disso.
Amor incondicional que, independentemente do tempo ou distância continua o mesmo. Pessoas que me amam como sou, mesmo que de repente já não sou mais tão a mesma.

Revi amigas da escola, ô época boa! Demos muitas risadas juntas relembrando os velhos tempos. Fazia mais de 17 anos que não conseguíamos nos reunir as 4! Foi um evento!

Outros grupos de amizade também foram reunidos e foi sensacional!

Me senti querida e amada, renovei minhas forças para voltar para esse mundão. Que nunca é nosso de verdade. É nossa casa mas é diferente.. Só entende quem mora fora mesmo.

E claro, teve praia! E também nova tatuagem! :D


E é isso!
Estou de volta!
Trabalhando em novos projetos, morando em outro bairro em Roma, mais central, onde vou poder curtir muito mais a cidade eterna e logo logo, tendo um tempinho, passarei aqui para contar as novidades!

Continue acompanhando pela página Facebook e Instagram!

Baci a tutti!

10/08/2015

Brasil com Z - Viajar pela Itália e Europa pagando 1 euro

Hoje estou no Brasil com Z!

Falo sobre viajar pela Itália e Europa gastando só 1 euro!
É possível!
Vejam trecho da matéria aqui e continuem lendo no Brasil com Z!



"
Viajar gastando só 1 Euro? Sim, é possível com Megabus!
Megabus.com, que já opera serviços de ônibus barato (low-cost) na Europa, EUA e Canadá, lançou  rotas para conectar 13 cidades italianas por enquanto: Roma, Milão, Florença, Veneza, Nápoles, Turim, Bolonha, Verona, Pádua, Siena, Genova, Sarzana (La Spezia) e Pisa.
As reservas, que no momento só podem ser feitas on-line e as tarifas começam a partir de apenas 1 €. 
"


22/07/2015

10 coisas da Itália que chocam os turistas na primeira vez no país

O site norte-americano Business Insider publicou recentemente o artigo é "10 things about Italy that shock first time travelers" que o colega blogger Franco publicou em italiano no seu blog Brasil Italia. E então, aproveito para publicar aqui a lista em português (com meus comentários em seguida, afinal não somos "americanos" rs).

A pizza autêntica, a massa, o café expresso, bolsas de couro, lugares históricos, relíquias religiosas e o sorvete fazem parte do itinerário típico de um turista durante uma visita à Itália. Mas não se esqueça da coisa mais importante: as pessoas do lugar. Os hábitos das pessoas locais e a sua cultura são muitas vezes ignoradas e deixam o turista perdido esperando por exemplo que as lojas se abram à tarde. 
Portanto, aprenda a base e descubra as 10 coisas que podem te chocar se é a sua primeira vez na Itália:

1 - O BARULHO
Esta poderia ser a primeira coisa que os estrangeiros se lamentam ou pensam dos italianos, o barulho que eles fazem. Para os não-italianos, cada dia é uma surpresa nas ruas cheias de gente local conversando, gritando, cantando, tocando, falando ao telefone e dirigindo furiosamente buzinando. O incômodo é acrescido dos sons dos seus vizinhos que passam através das paredes finas dos apartamentos que rendem cada show televisivo que estão assistindo e a cada canção de piano que estão escutando a alto volume. O barulho pode ser tanto que pode acontecer que alguém do lugar vá preso por motivos como o sexo barulhento ou assassinato do vizinho barulhento. Apesar disso, a Itália continua a ser conhecida como um país vivo, circundado de sons diferentes do dia à noite. (→depende muito de onde se está na Itália, falar alto, cantar e tal, é mais comum dos italianos do sul).

2 - O MENU COMPLEXO
Não esperem comer somente um prato durante uma refeição. Serão pelo menos três pratos durante uma refeição tradicional italiana, que pode ser um pouco incômodo para alguns estrangeiros. O menu é composto de antepastos - pratos como uma fatia de salame ou verduras marinada, primeiros pratos de carboidratos como o nhoque, risoto, macarrão; segundo- o prato principal, de carne ou peixe, com ou sem um contorno, ou seja, verduras à parte; o doce: tiramisù, panna cotta (pudim) ou sorvete, por exemplo; a bebida (da água com gás ao café). É estranho para um turista comer o macarrão sozinho antes da carne, porque o primeiro e o segundo prato não se pode comer juntos. (→verdade, mas pode sempre pedir um prato só).



3 - O CAFÉ DA MANHÃ POUCO SABOROSO
Os italianos não comem ovo, presunto e bacon no café-da-manhã, isso deixam alguns turistas perplexos. Um típico café-da-manhã italiano chamam de "prima colazione" ou simplesmente "colazione", é composta de uma bebida quente como o café, cappuccino, chocolate quente ou o chá preto junto ao pão, pão tostado, brioche, cornetti, biscoitos ou tortas. O café da manhã se realiza no bar (diferente dos típicos americanos) que servem café e produtos de forno para pessoas que querem um café-da-manhã rápido antes de ir ao trabalho ou escola. Se estiverem na Itália e querem ter um café-da-manhã gostoso, comer no hotel é a escolha melhor. (→pouco saboroso eu não digo, só é doce. Nunca vi um comer toast aqui, e também é geralmente leve).



4 - GESTICULAR COM AS MÃOS
A Itália não seria a Itália sem os italianos e, os italianos não seriam os italianos sem os gestos das mãos. Os turistas se divertem muito ao ver as pessoas falarem na praça contando histórias com as mãos que se movem de cá e de lá. A linguagem dos gestos italianos foi herança dos gregos che se transferiam na Itália meridional para colonizar Nápoles. Os italianos naquele período utilizavam gestos para se comunicarem sem serem ouvidos e isso se tornou uma tradição que ainda existe no sangue de cada italiano. (→e acho que um pouco no nosso brasileiro também, mas com gestos diferentes, ahah).



5 - A DEVOÇÃO À FAMÍLIA
Os italianos são conhecidos pela estreita ligação familiar deles, o amor pelas crianças e a assistência aos idosos. Os estrangeiros percebem rapidamente que os italianos colocam a família deles em primeiro lugar e, não é uma vergonha para os italianos solteiros estar com os pais até que tenham formado uma família. Além disso, as crianças são livres de fazer aquilo que querem em público. São toleradas e acolhidas nos restaurantes, mesmo se se divertem correndo, mexendo em tudo ou fazendo birra e tudo porque, são parte da família. (→verdade! E quanto mais pro sul mais são atacados à saia da mamma, rs).

6 - AS RUAS ESTREITAS
Pensem duas vezes antes de alugar um carro na Itália e ser o fizerem, devem estar muito atentos ao percorrer as ruas junto dos loucos motoristas italianos. Se aproximam muito, cortam na sua frente, e às vezes ignoram também as leis de trânsito. Estas coisas são normais na Itália e se vocês se assustam com isso, esqueçam então a ideia de dirigir. Além disso, os italianos, segundo uma pesquisa, foram classificados como os piores motoristas da Europa. Se porém você decidiu dirigir por aqui, basta ser confiante e lembrar deste provérbio italiano: "Olhe adiante e deixe que os outros te olhem de costas", porque este é o modo no qual vivem nas ruas. (→a "regra" é a mesma, quanto mais ao sul, pior fica, rs).



7 - A FALTA DE ESPAÇOS PESSOAIS
Na Itália falta (ou nunca teve) esta coisa que chamam "espaço pessoal". Para eles é educado estar muito perto de alguém enquanto se fala e não é difícil falar enquanto tocam com as mãos e os braços. Beijos e abraços não são considerados fora de hora quando feitos em públicos. Nos meios de transporte, não importa se você se senta perto deles, mesmo se têm outros lugares disponíveis; ou em pé atrás deles que se pode já sentir o respiro. Não pense que o modo de se socializarem é como seduzir. (→discordo, nunca se tocam! somente os muito chegados).

8 - A PAUSA DO ALMOÇO
Você quer comprar alguma coisa e são duas da tarde. Nota que as lojas estão fechadas, assim como a tal loja que você queria ir. Você vai pensar que estão fazendo a "siesta", mas esse não é o caso se você está na Itália. Normalmente as lojas fecham entre 12:30 e 15:30. Mas não para tirar um cochilo. Vão para casa, cozinham, comem e descansam um pouco antes de tornar ao trabalho. Nas cidades grandes, onde nenhum tem tempo de ir para casa, existem os restaurantes que oferece o menu fixo para o almoço. (→verdade, mas nas cidades menores...)


9 - CAFÉ
Quando estiverem na Itália, esqueçam Starbucks um pouco e, se querem ter a sua dose de cafeína vá a um bar. Não confundir os bares italianos como um lugar onde se vende bebida alcoólica. Se entra e um bar, encontra o caixa, pague, pegue a fila e peça o café. Vocês vão notar que a maior parte das pessoas estão em pé enquanto bebem o café, mas vocês podem pegar a xícara, levar até a mesa desejada e saborear sentado, basta estar disposto a pagar um pouco mais por isso. Existem muitas coisas sobre a cultura do café na Itália que se deveria pegar em consideração, por exemplo: não usar a palavra espresso e pedir "um café", não se pede um cappuccino depois das 11 da manhã, e pedir um cappuccino significa que se quer um copo de leite morno. (→não são todos os bares que cobram pra ocupar mesa, mas geralmente nos centros turísticos sim, por isso pergunte antes).



10 - "SLOW LIFE"
Uma coisa que os estrangeiros, em particular das cidades frenéticas de todo o mundo, notam quando vêm na Itália, é o modo geral no qual os italianos pegam as coisas com calma. Slow-food é um modo de vivere. Os jantares podem durar horas. E lembre de não ficar frustado nas reuniões porque é normal para os italianos chegarem atrasados para um compromisso. Em outras palavras, os italianos vivem no presente. Concordam? (→verdade! em Roma, atrasar meia hora é o normal rs).

Baci a tutti!


01/07/2015

Brasil com Z - Comprar uma casa a 1 euro na Itália, como funciona?

Hoje estou no Brasil com Z comentando a notícia que circula na internet sobre comprar uma casa por apenas 1 euro aqui na Itália.



É verdade?

É possível?

Como funciona?

Leiam lá clicando aqui!


Baci!

28/06/2015

Sonho Italiano - Gazeta de Piracicaba

Hoje saiu finalmente a minha matéria para o jornal brasileiro Gazeta de Piracicaba, escrito pelo queridíssimo jornalista André Luis CIA.

O André fez uma série muito legal chamada Sonho Italiano. 
Cada semana uma história diferente de um brasileiro que vive aqui na Itália. 
São brasileiros que lutam pela realizações dos sonhos no país da bota. 

Um trabalho magnífico e de extrema importância. 
Aproxima, desmistifica, valoriza e também incentiva quem lê e compartilha do mesmo sonho. 



Dá para ampliar a foto e ler a matéria. Quem não conseguir por aqui também está publicada na página do blog. 

Prestigiem e também dêem um feedback pro jornal ( na página ou email redacao@gazetadepiracicaba.com.br) e pro André Luis (andre.cia@gazetadepiracicaba.com.br). É muito importante!

E claro, a minha matéria não seria possível se não fosse o sucesso do blog! 
Agradeço sempre a todos que me acompanham! Grazie mille!

Baci a tutti!



25/06/2015

Refletindo em Roma

Mudar pra Roma foi um desafio. 

Amando Milão e adaptada àquele lugar, Roma só me trazia uma coisa: a realização do meu sonho de cursar um doutorado. 
Estou pouco mais de 2 anos aqui na capital italiana. Inicialmente odiando, comparando e criticando tudo. 
Daí, de repente, a vida foi abrindo as portas para me mostrar as outras faces deste fascinante lugar. 

É Deus, eu sei, que quando não esperamos nada ou ninguém, nos surpreende. 

Instagram @sonhosnaitalia

Quando me vi sozinha, enfrentando tudo com cara e coragem, querendo ser forte quando não tinha mais forças, querendo mostrar que podia e conseguia sem saber mais pra onde ir... Querendo fazer tudo e nada ao mesmo tempo, Deus me mostrou alguns sinais - de repente com um susto (ou vários)  - mas não esqueceu do principal:  Ele colocou anjos no caminho. Os anjos humanos. 

Seja os romanos que muitas vezes critiquei, os italianos de outras regiões, os brasileiros e todos os outros que fazem Roma ser o que ela é: única. 

E não me vi mais sozinha. Vi que nunca estamos sozinhos. 

Tem muito amor no mundo, muita compaixão, muita solidariedade. 

Amigos que nascem do nada, amigos que nascem de algo em comum, amigos que não precisam de motivos para se tornarem amigos. 

E não só os amigos, mas todo mundo que passou pela minha vida, mesmo que por um momento, até agora, foi um anjo. Deu o melhor de si, porque tenho certeza que dei o melhor de mim também. 

Energia boa atrai energia boa. 
E assim mudamos o mundo a nossa volta. 

E assim mudei minha visão de Roma. 
Afinal, todo mundo é país. 

E Roma não é só meu doutorado. Roma é minha vida e todos que dela fazem parte. 

E só tenho a agradecer. 

Roma eu te amo!

<3
Instagram @sonhosnaitalia


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

ticketbar-rome


24/06/2015

Projeto Italianando a San Paolo - minha entrevista

Participei de uma entrevista com as estudantes de italiano de um C.E.L de São Paulo.
Eu como fui aluna de uma das escolas do C.E.L também, concedi a breve entrevista com o maior prazer. 

Os alunos levam um projeto muito legal, o Italianando a San Paolo. Com um site onde divulgam matérias super interessantes sobre  a língua e a cultura italiana em geral. 


Sobre o Projeto:


"O projeto "Italianando a San Paolo" foi idealizado e concebido com o intuito de auxiliar o aprendizado dos estudantes de língua italiana da turma multisseriada do CEL Professor Mauro de Oliveira. Seu objetivo é fazer com que os alunos, que estudam níveis diferentes da língua, se comuniquem e aprendam, uns com os outros, a língua, as questões culturais, sociais, políticas e econômicas da cultura italiana que existem em São Paulo, desenvolvendo a capacidade de refletir sobre variados temas, construindo, assim, um pensamento crítico em relação aos conhecimentos, além de adquirir autonomia em relação ao seu aprendizado, ao integrar seus conhecimentos prévios com os conhecimentos e informações conquistados ao longo do curso, motivando, assim, a capacidade de trabalhar em grupo e construir o saber coletivamente."


Leiam lá minha entrevista clicando aqui. 

E prestigiem também o trabalho dessa garotada que está entrando no mundo italiano! ;)

Baci a tutti!

17/06/2015

Brasil com Z - A Itália e a homossexualidade

Hoje estou lá no Brasil com Z aproveitando que teve a Parada Gay aqui em Roma domingo passado, para falar sobre o assunto da homossexualidade.

Passem lá!

A Itália e a homossexualidade - Blog Brasil com Z


Viva a diferença!

Baci a tutti!

06/06/2015

Juramento da cidadania italiana por matrimônio

Em março de 2013 dei entrada no meu pedido de cidadania italiana por matrimônio (leiam aqui), esclareci algumas dúvidas dos leitores neste outro post e, em maio deste ano, tive minha cidadania italiana decretada (leia aqui). 

O juramento fiz essa semana!

Em prática, paguei uma taxa de 30 euros, levei os documentos que me pediram, ou seja:
- comprovante de pagamento da taxa;
- certidão de nascimento, aquela traduzida e tudo o mais que foi entregue para o pedido de cidadania e me devolveram quando fui retirar os documentos e o decreto;
- original e cópia de um documento italiano válido.

Assinei os documentos oficiais, fiz o juramento à república e à constituição italiana, dizendo:

“Giuro di essere fedele alla Repubblica italiana, 
di osservarne lealmente la Costituzione e le leggi”.


Na meia noite do dia seguinte eu era oficialmente italiana. 
Agora aguardo mais uns dias e entro em contato com a comuna da minha residência para transcrever meu certificado de nascimento, fazer nova carta de identidade como italiana, esta que é válida para viajar pela Europa também, e depois tenho que ir ao comissariado entregar meu permesso di soggiorno. E enfim, fazer pedido do passaporte. 



Ainda não sei como ficará meu sobrenome. De casado ou de solteira. Pois no meu certificado de nascimento tem a mudança do nome, porém, vai depender de quem fará a transcrição do documento. 
Se ficar o nome de casado não preciso mudar nenhum outro documento, se voltar para o sobrenome de nascimento tenho que fazer outro codice fiscale, mudar a carteira de motorista, conta em banco, e tudo o mais que tiver no meu "velho" nome de casada. 

Mas conto para vocês!

Evviva!
Mais uma etapa vencida!
Mais um sonho realizado

Ítalo-brasileira!

Baci a tutti!

05/06/2015

The Voice Italy 2015 - Fabio Curto foi o vencedor

Esse ano o The Voice Itália não foi tão polêmico quanto o do ano passado, no qual venceu a Freira Cristina. 
Essa foi a 3ª edição do programa na Itália. 
O vencedor ganha um contrato discográfico de 200 mil euros com a gravadora Universal Music Italia.

A novidade deste ano foram os júris pai e filho Roby e Francesco Facchinetti. Roby é "um clássico" da música italiana. Bergamasco de 70 anos, era o vocalista e tecladista da banda Pooh, dos anos 60. Seu filho Francesco, milanês de 34 anos, é o DJ mais ouvido da Itália. 



Os dois agitaram o programa deste ano com sua energia e brigas de pai e filho, pois discordavam sempre na hora de escolher ou eliminar um candidato. 

Os outros jurados, como no ano passado eram Noemi, J-Ax e Piero Pelú (adoro!).



Os quatro finalistas foram: Roberta Carrese, Thomas Cheval, Carola Campagna e Fabio Curto.



E o vencedor desta edição foi o calabrês Fabio Curto, que tinha como "coach" os Facchinetti.



Vejam sua apresentação fenomenal na final clicando aqui, ou no link abaixo.


Mais vídeos e tudo sobre o programa no site oficial, clicando aqui.

Ci vediamo!
Baci a tutti!

27/05/2015

Série "A Itália dos ..." no Brasil com Z

Publiquei três textos já no Brasil com Z da série "A Itália dos..",  para mostrar uma "outra Itália", principalmente para quem pensa que Itália são só os campos toscanos ou as ruínas romanas.

Os posts já publicados são:

A Itália dos… jardins!!!  no qual falo sobre os lindos jardins públicos e privados italianos, uma ótima pedida pra curtir a natureza na Itália, imperdível. 



A Itália dos… etruscos!!!  falando sobre um pouco da história etrusca, povo que viveu na Itália entre 1200 e 400 a.C. Há muitas ruínas e cidades etruscas para se conhecer, além das romanas. Incrível.



-A Itália dos… burgos e suas sagras!!!, onde falo sobre os encantadores burgos medievais. Seus muros, seus castelos, sua história e claro, as sagras! Para saborear comidas e produtos típicos locais da melhor forma possível. 



E virão muitos outros artigos mostrando um outro lado da Itália, fora do giro turístico mais popular!

Acompanhem-me lá no Brasil com Z. 

Blog que administro com paixão e publico 2x ao mês!



Baci a tutti!


*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

ticketbar-rome



22/05/2015

Diferenças Eataly São Paulo - Eataly Itália

No verão do ano passado fui com minhas primas, que são de São Paulo, na Eataly de Milão (até comentei em um artigo publicado). 
Recentemente abriu a Eataly de São Paulo, elas foram conferir e me contaram como é, o que encontraram, os preços e o quer faltava em relação da Eataly italiana. 

Confiram!


"Os restaurantes, são divididos por categorias, massas e pizzas, carnes, peixes, antepastos. E tem um mais chique no último andar que é o http://www.bracebaregriglia.com.br/ 
Tem também uma sorveteria, uma doceria, uma caffeteria, um stand da Nutella, uma padaria e uma parte com vinho e chopp, que você compra avulso.

Todos esses locais que citei, o que você consumir, você paga na hora. 

Nataly São Paulo

Gosto da parte da padaria, pois você pode comprar um pão recheado, pegar uma taça de vinho, e consumir na mesa que tem em frente. Estilo o que fizemos em Milão, você não paga taxa de serviço, e come tão bem quanto no restaurante... se você só quiser petiscar vale super a pena.

Como fomos no segundo dia após a inauguração, chegamos as 18:40 no local, fizemos um tour pelos restaurantes, que se misturam com as prateleiras do mercado, e escolhemos comer no restaurante que serve pizza e massa. Tivemos uma espera de 1 hora pra conseguir mesa. Mas não foi cansativa a espera, pois possuem um sistema de senhas,  que enviam um torpedo no celular quando sua mesa fica vaga, então isso nos permitiu passear pelo mercado enquanto esperávamos, onde consumimos uma taça de vinho por R$9,90 e comemos um pão com recheio de abobrinha com ricota e patê de azeitona preta, divinos.



No restaurante fomos super bem atendidos. Todos os atendentes são super simpáticos e preocupados em te servir bem.

Preço justo na massa também, paguei por volta de 35 Reais o prato. Percebi que 1 litro de vinho, mais barato do cardápio era R$70,00, isso é um preço bom aqui em SP...rs



Depois fomos saborear um sorvete, que serve igualzinho à moda italiana, com os sabores italianos, perfeito.
Valor do potinho pequeno: 12 Reais, comprei o médio com dois sabores e paguei 14 Reais.



No stand de Nutella, o crepe de Nutella com frutas sai por 14 Reais, um pode inteiro de Nutella dentro do crepe. Mto bom tb, mas as frutas tinham acabado, então fez falta, pq o crepe ficou mto doce...rsrs


Bom.. por ser abertura, tinha muitas gôndolas de produtos já vazias, percebi que haviam vendido muita coisa e não houve reposição.

Já a parte de pratos e utensilios domésticos, um absurdo de caro, um saca rolha 500 Reais. Um cesto em forma de galinha pra colocar ovos 600 Reais!!!



As frutas achei caras também, 64 Reais o quilo das uvas sem caroço.

A parte de chocolates achei fraca, senti falta de mais variedades de chocolates, inclusive incluíram produtos brasileiros, como goibada, bananinha, etc. nesse setor.

Senti falta das garrafonas de 2 e 5 litros que você enche pra levar pra casa, vino sfuso, no Eataly SP não tem isso.

Senti falta de cervejas italianas, são mais marcas brasileiras artesanais que tem lá.

Bastante diversidade de água a venda também.

Sabonetes cheirosíssimos que na Itália custam entre 3 e 4 euros.

Bom.. o estacionamento do Eataly estava lotado, paramos num outro do prédio ao lado.. e gastamos nada mais, nada menos do que 39 Reais por 4 horas estacionados...rs.. mas no Eataly deve estar nessa faixa de preço. Ele está localizado numa área nobre de SP!

Inclusive, público frequentador é de classe média alta. 

Vi bastante estrangeiro por lá também.

Tem banheiros em todos os andares.

Gostei bastante, quero voltar, pra curtir mais os produtos que vendem, dessa vez conheci geral, agora quero namorar mais cada setor.

Achei o máximo que tem a Porchetta de Ariccia!!



Nesse Eataly tem no primeiro andar uma sala dedicada pra cursos e degustações, que são pagas, e com horários agendados, no site contém os programas disponíveis, mas nesse primeiro momento estão chamando convidados que são donos de restaurantes italianos famosos em São Paulo."
               
                                                                                                                       Francesca Romanato

Bem, não é que a Eataly italiana seja baratíssima, tem coisa com preço acessível e tantas outras não. Pelo jeito a de São Paulo também é assim. E claro que não vai ter tudo o que tem por aqui, mas pelo que vi tem bastante coisa parecida com a daqui e parece que vale a pena né?

Alguém de vocês leitores foi e tem algo a acrescentar? Conte-nos nos comentários!

Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.

18/05/2015

15 frases que já ouvi dos italianos por ser brasileira

Todo mundo conhece alguns dos estereótipos dos brasileiros e brasileiras. 

Quando estamos no exterior, vira e mexe nos deparamos com 'pequenos comentários', 'afirmações' ou 'colocações' ignorantes e estereotipadas. 

Quer saber o que já ouvi por aqui?

Aí vão 15 frases que já ouvi dos italianos:



1 - "Brasileira? Samba um pouquinho então pra eu ver!" (Vai ficar esperando querido...)


2 - "Ela é brasileira? Ah então teve ter uma bunda bonita." (Uma italiana para um amigo também italiano quando ele falou que conheceu uma brasileira (eu), e ele ainda me contou! Hahahaha).



3 - Você é química? Mas tem universidade no Brasil?? (Vindo de um dos mais ignorantes que me deparei por aqui).



4 - "Quantos animais exóticos você já viu?" (Essa é péssima, a imagem do Brasil Floresta).



5 - "Você é brasileira? Branca desse jeito!?!?!" (A imagem de que brasileiros são todos negros).


6 - "Você não tem cara de brasileira." (E existe uma? Me conte então qual!)


7 - "Nossa, mas você é inteligente né? Nem parece brasileira." (Sem maiores comentários né? Detalhe: o tipo é casado com uma brasileira!).



8 - "Você não teve estar acostumada com o frio né?" (Estereótipo do Brasil Tropical, calor o ano todo).


9 - "Dirigir aqui para você deve ser uma loucura!" (Ah, mal sabe como é o trânsito em SP).



10 - "Brasileiras são quentes e gostam muito de sexo." (... Aff)


11 - "Contratamos uma brasileira pra ficar sorrindo o dia inteiro, cadê o seu sorriso?" (Quer que eu sambe também? Ah fala sério!)



12 - "O que você veio fazer na Itália, se casou com um italiano?" (Não querida...).


13 - "No Brasil se fala espanhol né?" (Acertou em cheio! Seria menos feio se falasse o 'brasiliano').



14 - "Você é da Bahia ou do Rio de Janeiro?" (São Paulo querido, o Brasil não é só Bahia e RJ, nem muito menos só praia e carnaval!).


15 - "O que você veio fazer na Itália se no Brasil você tem sol, praia e samba todos os dias?" (Preciso desenhar??)



TODAS as frases foram ditas por pessoas diferentes!

VOCÊ mora na Itália ou veio a passeio e ouviu alguma pérola diferente destas que eu ouvi? Conte nos comentários.
 ;)

Sigam minha fanpage Sonhos na Itália.


Baci a tutti!

*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.