Fui pela primeira vez a um casamento aqui na Itália. De italianos, ou melhor, romanos.
Não posso falar que é um típico casamento italiano, pois existem inúmeras tradições diferentes em cada parte da Itália, mas vou contar como foi do início ao fim esse casamento romano que fui.
Bem, foram meses de preparo, como todo casamento.
Distribuir convites, escolher igreja, padrinhos "i testimoni" (neste caso 1 casal para cada um), escolher o local da recepção, os pratos, a decoração, lista de presentes, etc.
Uma semana antes as amigas da noiva organizaram uma despedida de solteiro (o mesmo para o noivo). Neste caso, para a noiva, foi uma festa em um
fashion bus, um ônibus balada que gira o centro de Roma, com direito à um streaper, "comes e bebes" e no final, balada em uma discoteca de verdade.
Alguns dias antes da cerimônia, mais comumente no dia anterior, amigos da noiva e o noivo vão à casa da noiva fazer a tradicional serenata, pode ser de manhã ou à noite, o importante é que seja uma surpresa.
Para a serenata pode-se contratar músicos, violeiros, sanfoneiros ou então os amigos podem levar instrumentos e tocar junto ao noivo, que faz a sua declaração de amor.
Já no grande dia, na Igreja, a cerimônia é muito parecida com a cerimônia católica brasileira. Muitos convidados, daminhas de honra, padrinhos, noiva chegando atrasada trazida pelo pai, etc e tal. A Igreja escolhida pelos noivos foi a San Giorgio in Velabro, no centro de Roma, uma igreja do IX século.
Na saída da igreja, bexigas brancas no céu, arroz nos noivos e fila para os cumprimentos aos mais novos casados. Depois a carreata até o local da festa, com os carros decorados com um laço de fita
(como contei neste post).
Na recepção, geralmente uma Villa, ou seja, uma casa de campo, com piscina, grande área verde, tudo perfeito para fazer ótimas fotos para o álbum de casamento.
Tudo começa com um aperitivo na área aberta. Música ao vivo, bar, petiscos, enfim, descontração.
Os noivos chegam, tiram muitas fotos, fazem o brinde e logo mais, todos entram para o jantar.
Casamentos italianos são famosos por serem bem servidos, se come e se bebe muito.
Dois pratos de massa, carne, doces e por fim, o bolo de casamento. Tudo regado a ótimos vinhos locais.
No final de tudo, se dança e se diverte!
Os noivos ficam até o final da festa, junto aos convidados.
A noiva sempre com o vestidão, aproveitando tudo como se deve.
E viva os noivos!!
Baci a tutti
*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura?
Clique aqui.