A princípio, a "minha Itália" era o Norte, a região Lombarda, era Milão.
Sabia sim que não existia uma "única" Itália, assim como existem muitos "Brasis" dentro daquele "Brasilzão"!
Porém mudando para Roma, em Lazio (prefiro em italiano do que em português Lácio, rs) no centro da Itália, vou percebendo aos poucos que as coisas são diferentes, e muitas vezes, bem diferentes mesmo! Dava até pra colocar esse post na série "Por aqui é diferente", rs... Vamos lá!
A primeira coisa que notei: o TRÂNSITO
É caótico, 5 carros que querem passar onde só passam 2, rotatórias nas quais a preferência não vai respeitada, acidentes, carros amassados, arranhados, batidos. Gente que estaciona em dupla fila, até na terceira fila, estacionam "dappertutto", e não adianta a marcação da vaga não, ahhh essa é Roma... rs
Outra coisa, ligada ao trânsito: AS ESTRADAS ESBURACADAS
Sim, são esburacadas, remendadas, destruídas... principalmente na parte mais periférica, dirigir mais atento e desviando dos buracos é preciso por aqui.
Terceira: LIXO
A coleta seletiva não funciona, é desorganizada, todo mundo joga no lugar errado, parece até que tem preguiça de separar, nenhuma preocupação com o meio ambiente. A ideia dos "bidones" grandes nas ruas, onde todo mundo joga não é legal, fica lotado, fedido e ainda por cima não respeitam a separação dos recicláveis. Fora que ocupam um espaço enorme nas ruas e quando fica em frente do seu prédio não é nada legal. O sistema de Milão funcionava perfeitamente, por isso me assustei... agora tô sem saber se separo, como separo, onde jogo e se vai fazer diferença na hora de recolherem.... :(
Quarto ponto: MUITA GENTE
Bem se falei que o trânsito é caótico então dá pra imaginar que a cidade é muito populosa. É sim! E é a mais populosa da Itália e uma das mais visitadas de toda a Europa (pra não dizer do mundo). Imagina?! É gente que não acaba mais! Metrô lotado todos os dias, todas as estações. Calçadas cheias, cidade cheia... ai, tem hora que tenho uma preguiça disso...rs
Quinto ponto: PESSOAS SOCIÁVEIS
Sim, pode parecer estranho, mas Milão é mesmo famosa pela "frieza" das pessoas. Em Roma isso é diferente (ainda bem!), as pessoas sorriem mais, se cumprimentam, se interessam pela sua vida, enfim, são sociáveis... Mas daí a fazer amizades mais facilmente, são outros 500.
Sexto: O ROMANESCO
Gente! Help me! O italiano deles é carregado de dialeto, o romanesco, falam mais pelo nariz, comem as palavras pela metade (isso acho legal, fica parecendo muito o português) e falam rápido demais, num tom fechado, resumindo: é difícil de entender! Hahahaha! Aiuuuuuutooooooo! :)
Sétimo: MODA E ESTÉTICA
Por aqui a moda é muito mais descolada, nada da "frescurite" milanesa. E também as pessoas, principalmente as mulheres, não são magras "vara pau", tem muito mais gente fora do peso, gordinhas, mas felizes!!!!! E também não tem um estereótipo, o milanês tinha cara de milanês, o romano não, é muito mais misturado, altos, baixos, gordos, magros, cada um com seu estilo. Ah, por falar em altura, com certeza altura média maior que dos milaneses, já encontrei várias pessoas bem altas, tanto quanto a mim, rs... Tá aí, outro ponto positivo pra Roma! (acho que uma hora isso fica igual :))
Oitavo: CLIMA
O clima é definitivamente melhor! Muito mais sol, muito mais calor, muito menos chuva e nublado... ah Roma, tu mi piace! :) E outra coisa: pertinho da praia!!! ahhhhh verão!! :)
Bem, por enquanto é isso! Deu pra ver que estou em fase de adaptação né?
Deixo claro que estou adorando essa nova fase! E estou muito feliz!
Milao vai estar sempre no meu coração, e Roma está conquistando seu lugar nele! :)
Baci a tutti!
Leia também: Roma, coisas que amo e odeio em você.
*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura?
Clique aqui.