29/02/2012

Pequeno dicionário...

                   Saiu na revista Época esse mês, na seção "Mulheres pelo Mundo", uma reportagem de uma garota que mora há 4 anos nos EUA que criou um pequeno dicionário de novos termos, coisas novas que aprendeu e coisas que teve que reaprender.


                   Achei divertido, me identifiquei com muitos itens que vou reproduzir por aqui e comentar, é claro!

Passar roupa – pressionar a barra da saia engrugunhada no metrô sob os mantras “tá bom” e “ninguém vai notar”. (Passar roupa é uma coisa que não faço, e não me preocupo com isso. Aprendi a estender as roupas logo em seguida que saem da máquina de lavar, e de um jeito que amasse menos o possível. Passo só as camisas, que raramente o Tiago usa. Hoje em dia penso e tiro o chapéu da minha mãe, que passa todas as roupas (inclusive calcinhas/cuecas e meias) de todo mundo lá de casa! Eu pulei essa parte da minha rotina, hahaha)

Amigos – Grupo de pessoas que passaram por um experimento genético e agora só existe na forma digital atrás da parede do Facebook. (É a parte triste! Os amigos que ficaram longe, que quase não nos procuram, sabemos das suas vidas pela internet, pelas fotos e comentários... Quanta falta faz uma conversa, uma visita, risadas, falar, desabafar, nos divertir.... Amigos novos no exterior, difícil de se conquistar).

Brazilian wax (depilação brasileira)- Atividade não realizada por brasileiras, porque significa retirar todos os pentelhos do corpo humano, deixando as partes púbicas iguais as de uma crianca de cinco anos. Apropriada para simpatizantes de pedofilia. (Bem, na Itália tem também a Depilazione Brasiliana, que também consiste em tirar TODOS os pêlos ou então deixar uma tirinha apenas (ou coração ???).... Fazendo academia, no vestiário, percebi que as italianas são 8 ou 80. Ou não têm nada, ou têm uma mata atlântica, com todo o "triângulo" de pêlos. Hahahah...)




Marca de biquini – Hein?!  (Pois é.. a gente acaba se esquecendo do que é marca de biquíni, com o longo inverno.. Espero esse verão aproveitar mais parques, piscinas e quem saber mar pra colocar minha marquinha de biquini em dia, ahhaha).

- Saudade – Que nem calcinha, nunca mais saí de casa sem ela. (A saudade tem presença constante, seja dos parentes, amigos e até mesmo velhos hábitos. Mas pra mim não é um sentimento negativo, principalmente quando se trata dos velhos hábitos, não é porque tenho saudades de algumas coisas que fazia, comia, via por lá que significa que não estou bem e feliz aqui!).

- Choppe – Pausa no cotidiano que nunca mais chegou estupidamente gelada. (Verdade! Nunca mais tomamos cerveja ou choppe "trincando"... e talvez nem faça mais sentido. A temperatura "por norma" das cervejas e choppes aqui na Itália é aquela de geladeira, de 0 a 4 graus, algumas outras até 6º. Pois é!).

- Carnaval – Época do ano que passa sem ser notada. (Este ano fizemos a diferença e fomos conhecer um carnaval diferente, em Ivrea. Mas mesmo assim, não tem cara de carnaval, não tem música de carnaval, então pode passar por qualquer outra festa/comemoração,  menos o carnaval que conheço).

Primavera – Época do ano em que volto a ver meu calcanhar. (E pra mim a melhor estação! Calorzinho, podemos começar a pôr as pernas e os pés de fora! Primavera vem ni mim! Hahahaha).

- Verão – Temporada de se ver pés medonhos no metrô. (Não só pés medonhos, mas suvacos peludos (e mau-cheirosos) e muito mais.. hahahah).

Roupa suja – Alegoria do realismo fantástico que se multiplica no cesto durante a noite. (Gente! No início separava as roupas, por cores e até tecidos, usava paninhos "salva manchas" e fazia todo o ritual completo. Mas depois desencanei! Quanta roupa! E olha que somos em dois! Se deixar tenho que lavar roupa todos os dias, mas acumulo um pouquinho e lavo de 2 em 2. É esse negócio do frio, muitas roupas, camadas de roupas, meias e tudo o mais... Como não somos europeus e não temos o hábito deles de não lavar quase as roupas (e andarem fedendo por aí) então não reclamo muito, afinal, a máquina faz quase tudo né?).


- Roupa limpa, passada e dobrada - Componente do realismo fantástico brasileiro que se materializa em cima da cama em momentos de necessidade. Ha indicios de que esteja relacionada a existencia das empregadas domésticas. (Ou então "super-mães"!).

- Tanque – Peça peculiar do mobiliário brasileiro. (O que é tanque mesmo e para quê serve??? Hahahahha!)

- Banheiro – Cômodo da casa que aprendi a lavar depois de três décadas de vida e que não possui ralo. (A inexistência de ralo no início me incomodou, mas agora aceitei a coisa. Tudo bem que o "mocio" não tira tudo que tinha que tirar (como faz uma boa jogada d'água), mas tá valendo!).

- Samba – Música que me faz chorar. (Me faz arrepiar quando ouço nas rádios italianas, já falei isso né? É saudade e orgulho de ser brasileira!).

- Brasil – Eu volto. Eu vou sempre voltar. (Um dia, eu volto!)


               Baci a tutti!

26/02/2012

Restropectiva 62º Festival di Sanremo - 2012

                     Quem conhece e gosta da Itália com certeza já ouviu falar do Festival della Canzone Italiana di Sanremo. É o Festival di Sanremo, que este ano teve sua 62ª edição. 
                     Os comentários mais polêmicos sobre esta edição foram:

- os 300 mil euros pagos por dia de programa ao apresentador Adriano Celentano.
- A farfalla  de Belen Rodriguez (argentina, modelo, apresentadora e atriz, que desde 2007 está na TV italiana). Bem, Belen e sua tatuagem de borboleta na virilha, um vestido cavado, deixando tudo a mostra, uma exibição desnecessária... Um vestido que tinha que ficar segurando pra deixar no devido lugar (segundo a dona).. bem, vejam por vocês mesmos...




                     Fora que, secondo me, é dificilíssimo assistir a um programa inteiro, longuíssimo, cansativo, e com as piadinhas ridículas dos apresentadores. Não sei não, ainda não entendi e não adaptei-me ao senso de humor italiano (filmes ou programas de comédia). 
             Outra coisa, as músicas. As músicas do Festival não fazem meu estilo, são meio no estilo cafona/romântica que não consigo comparar com algum estilo brasileiro. Salvo exceções. 
                     Bem, a grande vencedora foi a Emma, já famosa no circuito musical italiano.
                     A música só me convenceu mais pela letra,. Vejam:


Non è l’inferno





Ho… dato la vita e il sangue per il mio

paese e mi ritrovo a non tirare a fine mese,
in mano a Dio le sue preghiere
Ho… giurato fede mentre diventavo padre
due guerre senza garanzia di ritornare, solo
medaglie per l’onore
Se qualcuno sente queste semplici parole,
parlo per tutte quelle povere persone che
ancora credono nel bene…
Se tu hai coscienza guidi e credi nel
paese dimmi cosa devo fare per pagarmi
da mangiare, per pagarmi dove stare,
dimmi che cosa devo fare.




No, questo no, non è l’inferno ma non

comprendo com’è possibile pensare che
sia più facile morire
No, non lo pretendo ma ho ancora il sogno
che tu mi ascolti e non rimangano parole




Ho… pensato a questo invito non per

compassione ma per guardarla in faccia e
farle assaporare un po’ di vino e un poco di
mangiare
Se sapesse che fatica ho fatto per parlare
con mio figlio che a 30 anni teme il sogno
di sposarsi e la natura di diventare padre
Se sapesse quanto sia difficile il pensiero
che per un giorno di lavoro c’è chi ha
ancora più diritti di chi ha creduto nel
paese del futuro




No questo no, non è l’inferno ma non

comprendo com’è possibile pensare che
sia più facile morire
Io no, non lo pretendo ma ho ancora il
sogno che tu mi ascolti e non rimangano
parole,




Non rimangano parole…

Com’è possibile pensare che sia più facile
morire
Io no, non lo pretendo ma ho ancora il
sogno che non rimangano parole
Non rimangano parole, non rimangano
parole



                 Desculpem-me não colocar aqui a tradução, mas dá pra entender o sentido pelo menos. Ao menos a música vencedora tem sentido, é atual e com certeza atinge o coração de todos.
                 Músicas lançadas pelo festival que estão disparando nas rádios e até que me convencem um pouco são:

- Dolcenera - "Ci vediamo a casa"



Noemi e Gaetano Curreri - Sono solo parole




- Arisa - "La Notte"


                     Repararam que as mulheres "detonaram", né?
                   Se de um lado as apresentadoras "fúteis" que continuam a "vender" a imagem de mulher  objeto, com corpo à mostra, as cantoras "arregaçaram" com suas vozes e bellíssimas interpretações, sem estarem "peladas".
                    Para saberem tudo sobre o Festival deste ano, cliquem aqui.
                    Baci ed una buonissima settimana a tutti!



                        

24/02/2012

Ivrea

                    Como prometido, contarei um pouquinho mais sobre Ivrea, na província de Torino, onde acontece o famoso e histórico Carnaval da Batalha das Laranjas, como contei no post anterior.
                     Ivrea tem pouco mais de 24 mil habitantes é considerada a capital de "Canavese" uma região histórico-geográfica do Piemonte.
                       É uma cidade de origem céltica e que no primeiro século a.C. torna-se uma cidade romana.
                          

                       É cortada pelo rio Dora Baltea, um rio italiano, importante afluente do rio Pó, que tem exatamente 160 km.


                       Il Duomo di Santa Maria.

                            O Castello, emblema da cidade, construído em 1357, inteiramente construída em tijolos, na forma de trapézio, com quatro torres. Uma das torres sofreu uma explosão em 1676 por armazenar pólvora, e nunca mais foi reconstruída. Já foi utilizado como presídio e atualmente é sede de mostras e manifestações.




                          Quem nasce em Ivrea é dito como "eporediese", pois quando foi dominada pelos romanos, recebeu o nome de Eporedia.
                           Bem, é isso! 
                           Baci a tutti!

20/02/2012

Ivrea e lo storico Carnevale!!!

                       Ontem fomos conhecer o famosíssimo e histórico Carnaval da cidade de Ivrea, na provincia de Torino. É um evento único de reconhecimento internacional, numa mistura de história e lenda. 
                        Tudo acontece em torno da lembrança de um episódio da libertação de uma tirania na Idade Média. Uma rebelião iniciada pela filha de um "mugnaio" (aquele que moia os cereais) contra o tirano barão que "matava" de fome a população.
                          Durante os 3 dias de festa, acontecem desfiles com os personagens históricos e o momento mais esperado: a batalha das laranjas! Momento que retrata a rebelião popular contra a tirania.    


                     Na batalha, o povo representado pelos "aranceri", a pé, sem nenhuma proteção, combate com laranjas contra os soldados do senhor feudal, os "aranceri dei Carri da Getto", esses em carroças puxadas à cavalos, com máscaras e roupas de proteção (tipos aqueles de futebol americano) que lembram as antigas armaduras.



                         Como um sinal de participação na festa, todos os cidadãos e os visitantes, devem vestir o Berretto Frigio, um gorrinho vermelho em forma de meia que representa a adesão à revolta e, portanto, aspiração à liberdade. O gorrinho também significa que você não estará participando da batalha das laranjas e não quer ser atingido.


                            Os "aranceri" são divididos em 9 equipes, cada qual com sua bandeira, seu uniforme e seu QG. Já os "aranceri dei Carri da Getto" variam a cada ano, esse ano são 49.


                           Como acontece a batalha: 

- as equipes se reunem em seus QG's (2 ou 3 por praça no centro histórico de Ivrea), preparam suas caixas de laranjas, seus uniformes e toda a vontade de guerrear. Inicia a batalha quando os carros da Getto começam a  percorrer toda a cidade, entre as praças, atacando com laranjas "o povo em revolta", estes também respondendo com lances de laranjas. 




                          E é emocionante! Vejam um vídeo que fizemos:



                          Segundo dizem, ainda no tempo da Idade Média, a "guerra" era feita com feijões, estes que eram doados pelo barão à população pobre duas vezes ao ano. E esta, revoltada com a miséria e tirania do governo, por desprezo, jogava-os fora em praça pública. E ainda, em tempo de carnaval, os mesmos feijões eram atirados nos adversários. Foi em torno dos anos 30 do século passado, que junto à flores e confetes, laranjas eram lançadas das sacadas dos prédios pelas meninas, nos carros carnavalescos para serem notadas. Os carros começaram então a responder, e assim, ao longo dos anos, virou a batalha que tem hoje, com regras precisas e equipes vencedoras.

                             Bem, quem é de fora pode participar??
                             Sim, pode! Primeiro, pra entrar na festa se paga um ingresso de 5 euros, fora que se você não tiver um gorrinho vermelho, comprará  "tradicional" em forma de meia que custa outros 5 euros (isso se não quiser participar da batalha das laranjas). Já se quiser participar da batalha, deve comprar o uniforme em uma das 9 equipes e entrar na guerra! 
                           O uniforme da Asso di Picche, a mais antiga equipe, fundada em 1947 custa 90 euros. Se quiser alugar, paga 50. Para saber mais sobre cada equipe cliquem aqui.
                        No próximo vídeo, que peguei na net, mostra um pouco mais da festa e apresenta as equipes.


                        Mas Ivrea não é só carnaval não. É uma cidade super charmosa e no próximo post contarei um pouco mais para vocês.
                         Baci a tutti ed una buona settimana!




17/02/2012

Venerdì 17, giorno sfortunato!

                     Que Sexta-feira 13 que nada! O dia do azar na Itália é a sexta-feira 17!
                     E por quê?????
                   

                         A sexta-feira 17 é uma data de azar na Itália e nos países greco-latinos pois unem dois elementos particularmente azarados, a sexta-feira (presumidamente o dia da semana em que morreu Jesus) e o número 17 . Esse número é considerado azarado por divesos motivos:

- Na Grécia antiga, 17 era o número odiado pelos seguidores de Pitagoras, já que fica entre o 16 e 18 (números perfeitos nas representações dos quadriláteros 4x4 e 3x6);
- No Segundo Testamento, diz que o dilúvio começou num dia 17.
- Na Roma Antiga, era comum no túmulo dos mortos escrever a palavra "VIXI" (derivado do latim "eu vivi", ou seja, "morto"). E o povo durante a Idade Média, que abandonava o Latim a favor dos dialetos, passando por um período histórico chamado de analfabetismo, acabou confundindo com os números romanos de 17.

                          Viram??? 
                         Bem, não sou tão supersticiosa ao ponto de não fazer nada nessa data com medo de alguma coisa... Nem tão menos na sexta-feira 13. Mas tem gente que anda por aí com um amuleto num dia como hoje, o mais comum aqui é o chifre da sorte. Melhor ainda se for vermelho! Por quê??? Ah... isso aí já é uma outra longa história!!

                           
                        Bem, e pra mim nada tem demais! E outra coisa, dia 17, aliás, hoje seria mais um aniversário da minha querida vovó! Que se estivesse viva completaria 92 anos! Ela foi uma mulher de um enorme coração, sorriso doce, meiga, paciente e muito querida por todos nós! Vó! Te amo! Que azar nada... sorte, e muita sorte nessa vida!
                        Buon finesettimana a tutti!

16/02/2012

Non soltanto una palestra...

                         Não é só uma academia, é um clube, um verdadeiro spa!! Vocês não imaginam!
                        Nossa rotina de "malhação" está a mil por hora! "Nossa", porque o marido faz junto, não me lembro se tinha falado isso! É bom porque tenho companhia.
                        Estamos indo quase todos os dias, ou seja, sempre que possível. E não é só "malhação, suor, cansaço", hahaha, tem também o momento relax! Claro! Pois além da academia, dos cursos, da piscina, tem a sauna, o banho turco e a hidromassagem!!! Ai ai ai... isso sim é relax!
                         Então, a rotina de malhação acontece mais ou menos o seguinte, quando possível: caminhada na esteira, musculação (seguindo o programa indicado), um curso (ontem fizemos Fit boxe, ai como cansa!), depois natação de leve e por último, alguns minutos de sauna e banho turco.
                            Mas vocês sabem quais os benefícios da sauna e banho turco???
                            Também fui procurar saber melhor. Então vamos lá!

- Sauna/ banho turco (segundo o Wikipedia)

               A sauna, chamada ainda de banho finlandês, cheia de água termica, consiste em uma sala ou casa com um ambiente muito aquecido, a fim de propiciar relaxamento e promover o convívio social entre os frequentadores do recinto. Há basicamente dois tipo de saunas: a "sauna a vapor" (sauna úmida ou banho turco) e a "sauna seca", que utiliza pedras ou outro material que é aquecido, sem libertar vapor. É frequente que a permanência na sauna se siga um banho ou chuveiro de água fria, ainda que essa prática seja contra-indicada por alguns médicos.
            A sauna úmida raramente ultrapassa os 60ºC, enquanto na sauna seca o corpo humano tolera facilmente temperaturas superiores a 80 °C durante curtos períodos de tempo.
              A sauna seca é de origem finlandesa (2 milhões de saunas para 5,2 milhões de habitantes) e a prática de saunas é habitual na Escandinávia, onde a temperatura no interior pode chegar a 100 °C.
               O interior das saunas secas é revestido de madeira e as cabinas de sauna são aquecidas a lenha ou a electricidade.
            Alegadamente, entre os benefícios da sauna estão o alívio de dores de coluna, o aumento da circulação sanguínea, a hidratação da pele e desobstrução dos poros, o combate ao stress e à hipertensão. Além disso, relaxa a musculatura, limpa e desobstrui as vias respiratórias, desintoxica e expulsa as impurezas do organismo e combate doenças do sistema respiratório. No entanto, a frequência habitual ou prolongada de saunas deve ser autorizada por um médico, pois certas patologias respiratórias e circulatórias não beneficiam com a permanência no ambiente quente das saunas, com uma frequência superior a uma vez por semana.

                

                      Depois de todos esses benefícios, nada como relaxar a musculatura, liberar ainda mais o stress numa enorme hidromassagem!!!


                     Imaginam já como saímos de lá né? Molinhos, molinhos... de dormir a noite inteira, como pedra! Hahahhaa!
                          Baci a tutti!



14/02/2012

Giorno di San Valentino

Hoje na Itália, maior parte da Europa, nos EUA e na maior parte do mundo é comemorado o Dia de São Valentino, mais popularmente conhecido como o Dia dos Namorados.

A data foi introduzida pela Igreja Católica em 496, "substituindo" o ritual pagão romano Lupercalia, um ritual à fertilidade.

A tradição é (ou era????) a entrega de bilhetinhos romanticos, a "valentina". Atualmente é que tem essa "guerra" do comércio em vender presentes e mais presentes... e muitas vezes o significado fica para trás! As declarações de amor, os pequenos gestos....





O importante é lembrar que : o amor vence sempre. 


  Baci a tutti!

  Declarem seu amor! Sim ao amor romântico... sim a estar innamorato!

 Buon giorno di San Valentino!

13/02/2012

Pra ficar por dentro das notícias!

                       Está para vir pra a Itália e quer saber mais sobre o que acontece aqui???
                       Mora na "bota", lê o blog e quer se interar nas notícias do "novo lar" ainda mais???
                 Bem, então vamos lá! A pedidos, indicarei aqui sites de jornais, de tv, para acompanhar as notícias italianas, treinar a língua, e ficar por dentro do que acontece por aqui.

                       Corriere della Sera
                     "Tradicional" jornal italiano, fundado em 1876 tem sede em Milão. Cliquem aqui e naveguem no site do jornal e fique por dentro das notícias. Costuma ser mais "neutro", um jornal de centro, poderiamos dizer.


                      La Repubblica
                      É o segundo maior jornal italiano, com sede em Roma. É um jornal com uma leve tendência de esquerda. Cliquem aqui e naveguem no site e nas notícias da Itália e também do mundo.



                     Citynews
                   O Citynews é um "portal" de notícias na iternet. Com várias cidades sede, como o MilanoToday, RomaToday, etc. Ótimo para acompanhar breve notícias, manchetes e também para saber o que rola na sua cidade como shows, teatro, eventos, restaurantes, etc. Cliquem aqui e confiram.

                     Rai News
                    Acompanhe a Rai News, canal de notícias da Rai, pela internet. Clique aqui.



                    Querem acompanhar a previsão do tempo??
                    O Meteo é a melhor escolha (na minha opinião, claro!).
                    
                    E aí? Já é um bom começo não é não? 
                    Buona settimana a tutti! Baci


12/02/2012

A verdade é dura, ou melhor, gorda!!

                        Tudo bem que "percebi" (afinal a balança não mente né?) que engordei aqui na Itália, já até comentei com vocês... Sabia que precisava urgente entrar numa academia, deixar o sedentarismo pra lá... Mas na hora que fiz a avaliação física, ou melhor, quando vi os resultados... PÂNICO, TERROR E AFLIÇÃO, hahaha.... E não foi nem tanto o peso que me assustou, mas a quantidade de gordura corpórea!
                           Dói, machuca, assusta, mas é a verdade... e ela não é dura não é, na real, gorda! Rs.
                         Bem, o negócio agora, já que comecei a academia (já foi um grande passo não?), tenho que pensar e ver os pontos de falha, o que me fez engordar, e correr atrás do prejuízo. 


                          Imagino que a ansiedade, todo o desafio de vir morar num outro país, uma outra língua, sem pais, sem amigos, foi um "baque", e isso influenciou muito a mudar meu peso (olha que já comecei a engordar no Brasil, quando estava arrumando as coisas pra vir e longe do marido!).
                          Outra coisa, foi que minha rotina mudou. Fiquei um tempo sem trabalhar, e quando consegui trabalho, a jornada é mais curta, mais tempo livre, mais tempo no ócio (que muitas vezes é usado para encher a barriga, hahaha). 
                         Andava mais de bicicleta no início, mas depois o carro venceu (ainda mais quando roubaram a "magrela"), então menos caminhada, menos bicicleta, mais carro... mais sedentarismo!


                  E por fim, a alimentação. Os pães, os queijos, a variedade, os preços baixos, o frio.. a comilança! Ai Itália mia... 
                    Pois é! Agora tenho que ir firme na academia. Fazer muitos exercícios aeróbicos, nadar, malhar, malhar, malhar... e depois de uns meses analisar o resultado. E espero que seja positivo! 
                    Alguma dica pra baixar a gordura corpórea??? Fora fechar a boca? Hahahah! Vai ser duro, mas vou conseguir!
                      Boa semana a todos! 


09/02/2012

Requeijão? Catupiry? Aqui não tem!

                 Queijos, queijos cremosos, curados, stagionati, spalmabili... mas requeijão de copo, ou catupiry na pizza... não!
                  E aí como é que fica?
            Pois é, vamos atrás de alternativas, afinal, requeijão e catupiry são tipos de queijos cremosos adorados por nós brasileiros não?
               Daí que uma das opções que eu encontrei foi o stracchino. O stracchino é um queijo cremoso Lombardo, feito com leite integral. O nome vem do dialeto Lombardo,  "stracche", stanche em italiano, que quer dizer "cansadas". Pois o queijo é produzido justamente quando as vacas voltavam dos "alpes" onde passaram o verão, fugindo do calor.. e assim, cansadas, com baixa produção de leite.
                  Eu adoro, e pra mim é a melhor opção pra substituir o requeijão.


                   Uma outra opção são os spalmabili, são os "patês" de queijo, como o Philadelphia, encontrado também no Brasil, não?
                   

                         Uma terceira alternativa ao requeijão ou ao catupiry, é  a ricota fresca! Saudável e deliciosa, é bastante apreciada na mesa italiana e custa pouco!


                          Tem ainda queijos gorgonzola com consistência cremosa, que substitui fácil todos esses, porém com um sabor muito particular, que pode não ser para o paladar de todos! Mas eu A-DO-RO!


                             Nos anos 80 a Itália produzia um queijo cremoso no copo, como o nosso requeijão. Era o Dover, da Kraft. Porém, depois da diretiva da UE para os queijos DOC (Denominazione di origine controllata) e os DOP (denominazione di origine protetta), foram então retirados do mercado, por ter o processo de fabricação "imitado" daqueles controlados.


                         Bem, mas dá pra achar um substitudo facilmente né?          
                         Baci a tutti!

                           

07/02/2012

Indispensáveis no inverno

                          Como aguentar o frio??? Bem, alguns "acessórios" conhecidos são mesmo indispensáveis para aguentar as baixas temperaturas, mas outros são verdadeiramente essenciais!!
                           O velho "kit" cachecol, luvas e gorro são e pra sempre serão um dos itens indispensáveis mais famosos e utilizados no inverno. E fazem muita diferença! E como!                       

                            O scaldacollo também é um acessório muito útil e quentinho! Dos mais "chics" aos mais sportivos.. cada um no seu estilo!

 
                     Depois por debaixo da calça, pras meninas, a meia calça grossa! Claro! Além das meias grossas para montanha (no dia que o frio "pegar" mesmo!). E para os homens, a antiga "ceroula" ou "mijão" ainda caem muito bem!


                                 A blusinha segunda pele parece do tempo da vovó (quando cortava meia calça e usava como blusa) faz milagre! Esquenta sem ter que ficar colocando muitas blusas pesadas (que engordam)!


                              Para os lábios, não dispenso (seja inverno, ou verão!) os hidratantes labial da Labello. Tenho sempre um a portata di mano, na bolsa, no bolso, no banheiro, no quarto.


                       
                               Um Pile! Ao menos um! O Pile é um tecido relativamente novo, de alta tecnologia. É uma malha sintética, criada pela americana Polartec. É o tecido "oficial" do inverno, esquenta muito, é macio, e também indispensável! E melhor ainda: custa muito pouco na Decathlon!!


                            E pra beber: chás! Muitos chás quentinhos! Hahahaha! Ajuda ainda a digerir "a comilança" extra do inverno! Hahaha!
                           É isso aí!
                           Baci a tutti!
                        

06/02/2012

Neve, frio, sol, gelo... inverno!

                        O frio demorou, mas chegou mesmo com tudo! Como já andei contando, nevou bastante por aqui. E depois da neve, chega o forte frio, até abre um solzinho que faz a neve virar gelo, e andar por aí em lugares onde não foi jogado o sal, não foi tirada a neve, fica um perigo.
                      Por falar em tirar a neve, o que as prefeituras fazem é liberar as ruas, passam o sgombraneve, para raspar toda a neve das ruas e em seguida jogam o sal (ou ao contrário??)... Bem, mas a neve que fica nas calçadas, nas entradas das casas, prédios e lojas, cabe à nós moradores, proprietários tirar! E com a pá! Saibam que é uma atividade faticosíssima! Neste fim de semana, 5 pessoas morreram em Milão de infarto, tirando a neve e gelo de frente das casas! E não eram só idosos não, claro, um deles tinha 87 mas 2 tinham apenas 50 anos! Não é pra qualquer um mesmo!


                           Outro dia "dei um pulinho" ali no Parco delle Groane, do lado de casa, onde eu fazia caminhada, pra ver o acúmulo de neve, admirar la bella paisagem e fazer uma fotos (a pedidos, hahaaha).
                                   O Canal estava cheio de neve e não congelado (já que esta época já estava vazio).








                          Fiquei pensando onde estavam "escondidinhos" os habitantes do parque, os coelhinhos, os pássaros, etc.... Com esse frio!!! Bem, eles se arranjam né?
                           Hoje fui trabalhar com -18ºC!!! Acho que tem alguma coisa errada com meu termômetro, não pára de baixar!! ahahhaahha!
                           Baci ed una buona settimana a tutti!

01/02/2012

Catene da neve

                    Inverno, neve, tudo branco... Bonito é, frio também, mas é um transtorno para o transporte, o trânsito, a circulação das pessoas.
                    E já desde 15 de novembro, por Lei, é obrigatório ter no carro em circulação as correntes (catene da neve) ou os pneus de inverno já colocados (pneumatici invernali) em algumas províncias italianas. 
                    Na região de Milão, nas estradas provinciais (SS), já em outras províncias, o "obbligo" pode ser em todas as estradas. Vejam aqui para a Lombardia. Para consultar outras regiões, cliquem aqui.
                 

                   O mais prático seria mesmo já ter os pneus de inverno, pois circula normalmente com ou sem neve. Já as correntes, só podem ser colocadas quando há um certo acúmulo de neve nas estradas, caso contrário podem danificar os pneus. Porém, cada pneu de inverno custa cerca de 300 euros! E as correntes podem custar de 40 a 200 euros, dependendo do modelo, tipo, marca, etc. 
                   Com a dúvida se é o momento ou não de colocar as correntes, elas acabam então ficando mesmo só no porta-malas, para não ter o risco de levar uma multa, caso a polícia pare e peça o acessório. Sem correntes, sem pneus especiais, o jeito é dirigir devagarzinho, com atenção e muito cuidado, para não causar acidentes.
                    Eu ainda tenho que providenciar as minhas, pois caso precise circular nas áreas do "obbligo", "sarei a posto"!
                     Baci a tutti!