Esse é um tema que me incomoda. Me incomoda porque sou mulher, sou brasileira e não quero nem mereço ser julgada por minha nacionalidade. Sou brasileira sim, mas não sou prostituta, não sou mulher fácil, não saio por aí pelada, não fico por aí seduzindo os homens, não estou atrás de homem rico, não sou interesseira e principalmente, não sou burra!!!
Por que estou falando isso?
Bem, pois é mais ou menos assim a imagem da mulher brasileira aqui na Europa. Infelizmente.
Quer ver??
Ou vá no Google e digite Donne Brasiliane ou Ragazze Brasiliane. O que aparece? Sites que sugerem como conhecer uma brasileira, o que fazer, comportamento, além de fotos de mulheres semi-nuas, na praia, no carnaval... Bem, é essa a imagem do Brasil por aqui. Praia, carnaval, mulher de biquini.
Quando fui a Lugano, na Suíça, vi uma coisa mais triste ainda, um outdoor, no centro da cidade, anunciando um Bar, sem censuras, dá pra imaginar né? Vejam a foto:
Nua, segurando a bandeira brasileira. Dá uma olhada no site
(clicando aqui) só para ver o nível!! É um puteiro, claramente falando. E, na parte dos comentários tem mais de 80 sobre as brasileiras. Triste!
Eu não tinha dada contra as prostitutas quando estava no Brasil. Mas aqui tenho raiva! Porque denigrem nossa imagem. Uma brasileira que estudava comigo já brigou com uma italiana preconceituosa que não aceitava estrangeiros, e disse que nós brasileiras só viemos aqui "per fare la putana". Pois é!!!
Bem, essa é a "visão geral", estereotipada da mulher brasileira por aqui. Claro que não são todos que pensam assim, ainda bem né?
Mas por conta desse estereótipo acabamos sofrendo preconceito. A coisa é: escolha bem o ambiente em que vive e frequenta. No mundo acadêmico por exemplo não tem isso, claro!
E eu vim para fazer a diferença. Passar por cima do preconceito e pisar em cima. Mudar esse estereótipo.