Recebo muitas mensagens, seja por email ou comentários, a respeito de emprego.
Nunca falei que era fácil, que tem emprego sobrando, etc e tal. Só disse que emprego tem, mas depende dos seus objetivos, depende também da sua qualificação, se fala italiano, inglês, etc.
Como estava devendo uma postagem a respeito de como procurar emprego, vou tentar ajudar.
É possível começar através dos centros de emprego. Cada comune tem o seu, pelo menos aqui na província de Milão. Pelo site dá para procurar endereços e assim saber horário de atendimento.
Aqui em Senago, tem uma assistente social, que atende às segundas e sextas pela manhã. Orienta, ajuda na elaboração do currículo, etc. Mas a sede onde se faz a primeira inscrição é em Rho.
É necessário carteira de identidade e permesso di soggiorno para a inscrição.
E uma coisa eu digo: sem falar italiano bem o serviço é: limpeza, faxina. Empregos melhores, como impiegato, há a necessidade também do inglês. Resumindo, não é fácil quando não se tem qualificação, nem experiência, mas é assim também no Brasil não é mesmo? Se não fala a língua direito, não legalizou os estudos, vai trabalhar do que lá? Bem...
O site dos centros de emprego tem um banco de trabalho, onde é possível procurar a vaga pelo comune e se candidatar. Se você não esté em Milão, procure no comune ou se informe lá onde é o centro de emprego, ou se têm algum apoio ao cidadão.
Há também as agências de emprego, vou citar algumas:
- Adecco
- Quanta
- Open Job
- Gi Group
Neste site é possível procurar agências de emprego por cidade, mas só algumas aparecem.
Agências de emprego também não fazem milagre. É preciso "ficar em cima", e também procurar outras alternativas como conhecidos, entregar currículo diretamente na empresa ou loja, etc.
Quer saber como montar um currículo no modelo europeu? No site do Cerco Lavoro tem o modelo, a explicação e muito mais sobre como procurar emprego!
Bem, é isso por enquanto.
In bocca al lupo a noi!! Baci
oi carla..então, nao e tão fácilissimo assim como se pensa ne.. mais rapidinho vc encontra!
ResponderExcluirbj
Verdade Rê! tomara que sim. beijos
ResponderExcluirCarla, valeu pelas informações. Eu vou pra Livorno no fim do ano reconhecer a minha cidadania e depois disso gostaria muito de ir pra Milão com a minha esposa.
ResponderExcluirEssas suas dicas vão me ajudar muito!
Que bom Thyago. Boa sorte para vcs!
ResponderExcluirOi Carla!
ResponderExcluirsó para dar mais uma dica... tem uns sites aqui na Itália como o bakeca.it e o kijiji.it que tem anuncios de emprego!!
Eu mesmo arrumei o meu no bakeca!!
Fica a dica...
Bjs, Amanda
www.extern.blogspot.com
obrigada pelas dicas Amanda. beijo
ResponderExcluirolá Carla mas nesse serviço de faxina da pra sobreviver ?? pelo menos no começo !! tem servico de construção??
ResponderExcluirDependendo de quanto você trabalha, da pra sobreviver... O maior problema é que nem sempre você consegue uma jornada cheia de faxinas .. Por cooperativa pagam pouco, cerca 5,50 hora, por conta própria 7, 8 as vezes até 10 euros a hora,as conseguir clientes é difícil. Tem empregos em construção sim, reformas, como em todo lugar... Pra emprego aqui tem q ter contato e sorte.
ExcluirParlo o italiano...mais sou brasileiro e estou a procura de um trabalho autônomo mexo na área de manutenção mais infelizmente estou revisando minha documentação enquanto isso tenho que fazer alguma coisa será que consigo.
ResponderExcluir