O assunto nos jornais na semana em Milão foi a poluição do ar nesse inverno. As 3 palavrinhas do título são as mais faladas e preocupantes no momento. Traduzindo:
- inquinanti: substâncias poluentes, que podem causar mal aos seres humanos e ao meio ambiente.
- PM10 : um grupo composto por 7 substâncias poluentes do ar, sendo elas: dióxido de enxofre, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, ozônio e chumbo. A sigla PM10 corresponde a: partículas microscópicas menores que 10 µm, ou também material particulado.
- smog: aquela "fumaça", "neblina" de poluição que fica visível no céu. Nuvem composta por PM10.
A quantidade limite que não é prejudicial à saúde é de 50 µg/m3, estipulado pela União Européia. Mas essa semana chegou a 143 µg/m3, e por isso algumas decisões foram tomadas para melhorar a qualidade do ar no capoluogo Milano, são elas:
- veículos sujeitos a Ecopass estão proibidos de circular em Milão (veículos a gasolina Euro0, e veículos diesel euro 0, euro 1 e euro 2);
- a temperatura dos edifícios devem ser abaixadas para de 20 para 19ºC, com o "riscaldamento" ligado 13 horas por dia ao invés de 14;
- neste domingo, dia 30, qualquer veículo está proibido a circular das 8:00 às 18:00. É o "Milano a piedi".
E, para que Milão não "pare" neste domingo, os museus estarão com entradas gratuitas. Quem estiver pela cidade, aproveite e vá a um museu!! Se quiser, use máscara, para não respirar o "smog", hahaha. Ah, o uso das bicicletas públicas serão gratuitas neste dia também!!
Como os carros estão proibidos, a ATM aumentará em 34% a frequência dos metrôs.
Para saber mais visite o site do comune.
Bem, amanhã não estarei por aqui. Vou estar nas montanhas, fazendo um snowboard, hahaha. Mas se estivesse com certeza iria passear em Milão de bicicleta, visitar uns museus, e respirar um pouco do ar poluído.
Baci a tutti!