28/12/2011

Passou.

             Passou. Passou o natal, passou a gripe e foi junto a "depressão natalina" (sabiam que existe???). 
             Ainda bem!!!
            Como faz falta a família em épocas de festas tão tradicionais (ao menos na minha família!). 
          Fiquei triste, sem chão, e ainda por cima gripada, só queria ficar debaixo das cobertas e fingir que nada tava acontecendo, nem internet, nem nada.... 
            Passou.. uffa! e bola pra frente né?
            Hoje faz aniversário meu sobrinho, único sobrinho, 11 anos. 
            Que falta que me faz. 
            É engraçada a nossa relação de tia-sobrinho, pois minha irmã foi mãe nova, de improviso, assustando todo mundo... criou o filho em casa, com ajuda de mãe, pai e irmã... mesmo que não quisesse, rs. E sabem como é né? Criança criada com avó, com tia, com mãe e pai, todo mundo querendo educar, ensinar, deseducar..  ai ai ai... Eu fazia o papel de chata, pois como ele era muito atentado (aliás, ainda o é), eu acabava querendo que ele tivesse um comportamento diferente, etc e tal... mas tia não consegue muita coisa; e na minha cabeça, tia não tinha que morar com sobrinho, tinha alguma coisa errada ali. Hahahah! Fui tia cedo, adolescente ainda, então meu sobrinho é meio sobrinho-irmão... e não podia ser diferente de uma relação quase irmão, brigas, desentendimentos, etc e tal. 
               Mas o amo muito! E já tá fazendo 11 anos!
            Ai meus 11 anos! Morava em Recife, muitos amigos, amores ainda infantis... ano que me marcou muito. Espero que essa idade pro Fernando também seja especial como foi a minha. (Eu com 11 anos (de jaqueta jeans), em Recife, na foto abaixo)


             "Fer! Te desejo tudo de bom! Uma vida cheia de alegria, de saúde, de sonhos, de muitas conquistas e boas lembranças! Te amo!" (meu sobrinho Fernando, com minha irmã Marcela, na foto abaixo).



                           

23/12/2011

O Natal 100!

                      Esse Natal está sendo diferente. É meu segundo Natal aqui, e estou sentindo mais a distância da família nessa época, que pra mim se resume: família, união e amor. E é o que faz falta aqui. A família. Então, coloquei como título o Natal 100, pois é o Natal:

- sem árvore;
- sem a família;
- sem papai noel (na minha família sempre tinha alguém que se vestia de papai noel);
- sem amigo secreto ou rouba amigo;
- sem pavê de amendoim ou de nozes da mamãe;
- sem abraços de todos depois da meia-noite;
- sem parabéns pra Bruna :) (prima que faz níver no Natal!)
- sem presentinhos;
- sem baladinha com as primas depois :(



                Tudo isso faz muita falta! E como! 
               E pra completar, estamos sem carro! O carro tá parado, com o cabeçote queimado. Semana que vem passa por reparos, enquanto isso estou vivendo de carona, e pra fazer compras sei lá como vou me virar... Nem sair pra conseguir comprar uns presentinhos, afinal, tem o marido né? mas nem isso consegui. Moro meio que na roça sabem? Hahahaha... Meio difícil as coisas sem carro! Ainda mais no frio, cansada, com preguiça, desanimada..... Marido vai ter que entender.. presentinho fica pra depois, rs.
                 Bem, é o preço das nossas escolhas não?
              Mas o Natal passa, e à frente, tem todo o caminho iluminado por Deus para a realização dos nossos sonhos. E do Natal, só quero o amor, a energia positiva, de que não estamos aqui por acaso. Bem, mas a mensagem de natal oficial pode ficar pra amanhã né?
                 Baci a tutti!


21/12/2011

Chegou o inverno!!

                 21 de Dezembro, entrada oficial da estação do frio! O inverno chegou e o frio chegou com a data, já que estava atrasado, até então! Mas nada de neve ainda, menos mal!


                     Ainda assim, as coisas estão diferentes, não tá o frio que deveria estar para a época. Melhor não reclamar não é?
                   Adoro frio como já disse, mas é aquela coisa, o frio dá vontade de ficar em casa, debaixo das cobertas, vendo tv e tomando um chá quentinho! Ai ai ai .. o frio não dá vontade de trabalhar, isso não dá!
                       Tenho estado um pouco ausente do blog, por falta de inspiração, às vezes de tempo, às vezes por falta de vontade também... pois é! 
                        Dezembro é assim... época de reflexão, época que dá muita, mas muita saudade da família, época que nos faz por na balança os nossos sonhos, e ver o que é melhor pra gente...
                          Bem, mas vim aqui pra falar do frio né? Deixa essas coisas pra depois... Não pensem que estou com Depressão Natalina (sabiam que existe??), estou bem.. só com frio e com um pouco de preguiça, agora, rs...  Queria só fazer igual ao gatinho aí embaixo..rs


                         Previsão para a madrugada de hoje: -2ºC. Tá bom ainda né?


                         Baci a tutti!
                         

14/12/2011

Música Brasileira na Itália

                    Em geral, quando se fala em música brasileira os italianos só conhecem Samba e Bossa Nova, repito: em geral! Mas o que toca aqui, vai muito além disso. E toca muita coisa boa que muitos brasileiros nem se quer costumam ouvir, ou sabe quem são, ou não dão nem valor. 
                        Uma rádio que sempre ouço no trabalho é a Lifegate. Lá toca algumas músicas brasileiras, que me deixa com muito orgulho. Música brasileira, MPB que adoro, como Lenine e Vanessa da Mata, e clássicos como Elis Regina e outros. 




                   O duro (na minha opinião) é ouvir "Ai se eu te pego" do Michel Teló, um sertanejo, forró, forrónejo, nojo, sei lá o quê.. que tem tocado por aqui, e é sucesso nas rádios (não na Lifegate) graças aos jogadores brasileiros que jogam aqui na Itália. Aí eu não suporto! Hahaha!
                          Bem, há gosto para tudo. 
                          Mas ouvir música brasileira (da boa) nas rádios italianas é muito emocionante, dá saudade e muito orgulho da nossa terra! É uma coisa que ouvimos com a alma. Nos toca de outra forma.... 
                          Baci a tutti!


                          

12/12/2011

Pattinaggio sul ghiaccio

                      Depois de sei lá quantos anos, patinei no gelo! Como criança! Hahahaha! Caindo, levantando, rindo, com dor no pé, mas feliz!
                      Fomos ontem, em Garbagnate Milanese, com a garotada da igreja Ministero Faro, onde temos vários amigos. Foi divertidíssimo! Estávamos em 10 pessoas, eu e o Tiago, com crianças e adolescentes de 10 a 16 anos. Pagamos 6,50 por 2 horas de patinação já incluso o aluguel dos patins (conseguimos 1 hora de "brinde" por estarmos em mais de 10 pessoas). No início a pista era só nossa, e foi super divertido! Vejam algumas fotos.







                          Foi um domingo gostoso, com direito a Vinho Quente especial em casa, pra esquentar! Debaixo das cobertas, claro! É. o frio de verdade tá chegando por aqui...
                               Boa semana a todos!
                               Baci!

07/12/2011

Festa di Sant'Ambrogio

               Hoje é feriado na cidade de Milão, é dia de Sant'Ambrogio, padroeiro da cidade. Ano passado, neste mesmo dia, publiquei o post que até hoje é o segundo post mais visitado perdendo só para "No Natal quero um abraço de urso", o post fala sobre os feriados da Itália e aqueles que são só em Milão (cliquem aqui).
               Mas hoje estou aqui para falar sobre esse Santo, o Santo Ambrogio (Aurelio Ambrogio), que foi bispo da igreja católica, escritor, político e uma das pessoas mais importantes da igreja do século IV. É padroeiro de Milão juntamente com Carlo Borromeo e San Galdino. Seus restos mortais estão na Basilica de Sant'Ambrogio, a segunda igreja mais importante de Milão, onde foi bispo por muitos anos, até a sua morte. 





              E hoje, tem a festa do padroeiro, claro. É uma das festas tradicionais mais esperadas pelos milaneses. Fora os rituais religiosos que acontecem na Basílica, a cidade tem vários eventos culturais e populares, iniciando com a abertura oficial da estação operística do Teatro Scalla e a feirinha "Oh bej, oh bej"  que acontece hoje e vai até domingo nas ruas ao redor da Basílica (compreso o Castello Sforzesco). A feirinha é amada pelos milaneses e acontece desde 1288. É conhecida também como o mercadinho de natal de Mmilão. As barraquinhas são coloridas e repletas de uma variedade de coisas: artesanato, comidas típicas, doces, livros, antiguidades, e muito mais, em mais de 430 barracas!


                    Amanhã também é feriado, feriado nacional pela Imaculada Conceição. Milão fica um pouco parada pois muito imendam com o fim de semana ("fanno il ponte"), mas pra quem fica na cidade tem muito para aproveitar!!!
                      Eu curto o feriado de amanhã, mas sexta e sábado tenho que trabalhar, fazer o quê! rs
                      Baci a tutti!

06/12/2011

Sucessos nas rádios italianas - 2

                         Um ano de Itália, um ano de adaptação a tudo, inclusive à musica.
                     Já me acostumei com os estilos, já adoro ouvir as rádios, assitir aos clipes, cantar e tudo o mais. E esse é o segundo post dos "Sucessos nas rádios italianas". 
                        Saibam o que rola por aqui a nível de música italiana, vídeos com letra em italiano para treinar a língua e cantar junto:


- Laura Pausini:




- Jovanotti:


- Giorgia:


                     E claro, o charmosíssimo Tiziano Ferri! (adoro seu sorriso!!!). Primeiro o clipe original, sem a letra, no qual ele é puro charme, que adoro! E depois um vídeo com a letra, pra cantar junto tá? MA-RA!



                   Querem saber mais de música???? Visitem as páginas da MTV Italia e Radio Italia
                   Baci a tutti!

05/12/2011

Exame teórico "Patente B" = Idonea!!! Viva!!!

                        Hoje dei mais um passo. Mais uma conquista!
                        Depois de 3 meses que havia feito minha inscrição na auto-escola, fiz o exame teórico, aquele lá difícil, com 40 questões e só podendo errar no máximo 4! Pânico, terror e aflição!
                  O exame foi em Domodossola, longe de onde moramos, mas uma linda cidadezinha de montanha, em Piemonte, lá quase já na divisa com a Suíça. Peguei o dia de folga no trabalho com minhas horas extras para poder ir tranquila, e meu marido também!
                       Depois de tanto nervoso, insegurança e ansiedade, deu tudo certo! Na hora que disseram meu nome: Guanais Branchini - idonea! Vibrei de felicidade e alívio. 


                          Tinha gente ali que tava sendo reprovado pela segunda vez, e graças à Deus e aos meus estudos, eu não estava entre eles! Passei de primeira e estou muito contente!
                        Agora é só fazer 2 aulinhas de direção só pra ter uma ideia do que cai na prova e fazer a prática saindo já com a Patente nas mãos! Preciso disso! 
                            Uhuuuul! "Vamu que vamu"!
                            Boa semana a todos, que eu já comecei com o pé direito! 
                            Baci a tutti!

02/12/2011

Trabalho, dá pra encontrar um equilíbrio?

                       Ultimamente meu nome tem sido Trabalho, e sobrenome Estresse. Pois é! Infelizmente. 
                 Claro, felizmente porque tenho um trabalho, mas infelizmente porque é uma pressão danada, trabalhar no caixa não é nada fácil, ainda mais quando se trabalha em turno e o caixa é dividido. Ai, só problema! Somado com um chefe que te irrita, é ainda pior. 
                         Bem, tô falando isso porque tenho ficado sem escrever bem frequentemente como fazia aqui, e o stress tá me deixando também sem criatividade, sem vontade e sem coragem. Mas muitas vezes tenho que bater o tapete, sacudir a poeira, levantar a cabeça, ter fé e seguir em frente.... E nada como um dia após o outro. Mas o assunto do momento é Trabalho, não tem jeito. 
                        E já escrevi num post sobre como é mais ou menos né? Então! Tem lados interessantes e outros super estressantes como já contei. Tem bastante curiosidade sobre os italianos, e não só eles, todos os que vivem por aqui. Vejam só:

- Relacionado a dinheiro: Os centavos quando é pra recebê-los te obrigam a dar, quando é pra pagar querem que sejam perdoados. Mas a maioria, dá 1, 2 ou 3 centavinhos contadinhos. Afinal, 1 centavo também é dinheiro, ou não?



- Relacionado ao caixa: Acham que eu posso adivinhar em qual "pompa" colocou combustível e quanto colocou.... Uma idéia eu tenho, mas quando tá lotado de gente, o mínimo é dizer o nº da bomba e o quanto fez né?  
Outra coisa: uns entram correndo, jogam o dinheiro em cima do caixa e vão embora! Sem dizer nada, cadê minha bola de cristal outra vez???? 


Mais outra: tem um pagando esperando que a máquina de cartões finalize a operação, já vem um outro atrás enfiando o cartão na sua cara, com pressa, sem nenhum respeito ao cliente que está na vez, nem a mim!! É dose!
Mas, ainda outra: São muitos educados em geral, "buongiorno" "salve"  "gentilissima" são palavras pronunciadas centenas de vezes no dia. Isso me deixa feliz e compensa  muitas coisas!
                        E assim vamos procurando o equilíbrio no trabalho, tá difícil, a balança tá meio "capenga".... Meu chefe tá pra sair, voltar pra Bologna de onde veio, e espero que vá com Deus e que venha um mais tranquilo, pra ver se as coisas melhoram por lá.... 
                        Amanhã é sábado, tem trabalho ainda, mas tem o fim de semana, aí tem que aproveitar pra relaxar, pois ninguém é de ferro né? 
                         Um ótimo fim de semana pra vocês (e para mim também :) ) Ciao!
                        





30/11/2011

Permesso e Milão

                  Depois de algumas semanas de espera, finalmente ficou pronto o meu Permesso di Soggiorno novo. Recebi a mensagem no celular com data e horário de comparecimento na Questura, e lá fui eu ontem. Pensei em ir de carro, afinal seria muito mais rápido e cômodo, porém, não é que eu possa estar dirigindo a toda por aí, ainda estou tirando minha "Patente", e a minha Internacional.... é.. deixa pra lá! Hahaha.
                   Então lá fui eu de trem, como fazia todo os dias quando trabalhava em Milão. Aliás, estava com saudade de ir pra Milão, dar uma volta, me dei conta que fazia tempo que não via o Duomo, que não via aquele movimento de lá... Acabo ficando só aqui nos "paesini' (Senago-Arese-Garbagnate-Limbiate...)... parecendo "da roça", hahahaha! Não acho ruim não, adoro onde moro, a tranquilidade, a natureza, etc e tal... mas Milão é única, e vale a pena de vez em quando dar uma voltinha lá, ver as vitrines, ver gente, ver a cidade... E outra, estamos perto do natal né? Queria mesmo conferir a que pé andavam as decorações por lá!
                   Bem, primeiro, voltando pro Permesso... Cheguei na Questura, mais de 1 hora de antecedência  do meu horário agendado. Na portaria, foi preciso mostrar o recibo da entrada na renovação e a mensagem no celular (pois é!). Já na sala de espera, não tem senha, chamam por nome, e o meu foi rapidamente chamado e, segundo o "carabiniere" que me atendeu, era a 3º vez que me estava chamando! (Nossa! e eu tinha acabado de chegar, e mais de 1 hora antes.... melhor assim né?). Precisei só entregar parte do recibo e o Permesso antigo, aquele papel amarelo e feio! E assim, peguei meu novo Permesso,  um cartãozinho, bonitinho, válido até novembro de 2016. Mas nem precisarei de tudo isso (espero!), pois ano que vem posso dar entrada na minha naturalização! 


                   Saindo de lá então, resolvi que não ia "subito" pra casa não! Que eu ia "cabular" o inglês e dar uma volta em Milão, ver o Duomo e circular por algumas lojas na Via Torino. 
                       E lá fui eu!
                     Como eu tinha lido ou visto na TV, a Piazza Duomo ainda não tem sua árvore de Natal. Está atrasada porque arrumaram um patrocinador para fazê-la de última hora! Quase que fica sem, imagina? Natal na Duomo sem a árvore que graça teria????
               Mas de útima hora, como já disse, o comune de Milão encontrou como patrocinador a Fondazione AEM, que com cerca de 210 mil euros banca a decoração de Natal de Milão, árvore e luzes pela cidade.
                      A árvore deste ano terá cerca de 30 metros e espero que fique mais bonita que aquela do ano passado, que achei bonitinha, mas um pouco "xoxinha" e torta!


                       Bem, a Via Torino tava lotada, lojas cheias de roupas de invernos lindas, preços bons, mas eu com aquele eterno problema: não me servem!! Dá pra eu ir pra um lugar que tenha roupas com tamanhos grandes, pra gente alta e grande como a mim???? Essas italianas são muito pequenininhas e magrinhas, que raiva! Voltei quase que "frustrada", sem nenhuma comprinha, mas contente com meu Permesso e meu passeio pela encantadora Milão! 
                     E é isso!
                     Baci a tutti!

24/11/2011

L'artigiano in Fiera - 2011

                       Chegaram a ver ano passado o post sobre a Feira do artesão? Clique aqui! Ela está de volta, e esse ano será realizada de 3 a 11 de dezembro. Não dá pra perder! Tem muita coisa legal do mundo inteiro, muita coisa barata também! 
                        Visite o site da feira clicando aqui.



                         Baci!

23/11/2011

Le 5 cose che mi fanno più incazzare dell'Italia - Top 5/Rai 5

                    Já falei aqui pra vocês dos canais de TV italianos, e o Rai 5 é um dos meus preferidos, por transmitir programas culturais bem interessantes. E uma das coisas legais no Rai 5 é o Top 5. 



                          No Top 5, jovens artistas italianos (anônimos ou não) têm um espaço para contar num curto vídeo, um personalíssimo Top 5, com temas diversos. A maioria é bem engraçada, mas têm alguns bem nada a ver também. Um dos que gosto, e vou citar aqui pra vocês é do ator Vinicio Marchioni: "Le 5 cose che mi fanno più incazzare dell'Italia" (as 5 coisas da Itália que me deixam mais irritado).

nº 5 - Os homens italianos no exterior - pensam que todas as mulheres do mundo estão ali esperando por eles; vão no restaurante e só pedem "pasta"; insuportáveis! Hahahaha!

nº 4 - Os carros "oficiais" e o abuso de poder - mais de 600 mil carros oficiais, políticos, etc, enquanto que nos EUA, um país infinitamente maior tem só 72 mil!

nº 3 - A "esterofilia" italiana - os italianos valorizam mais os filmes estrangeiros, livros, atores, etc... (Bem, nós brasileiros não somos diferentes!)

nº 2 - A vulgaridade da política - .... (dispensa comentários, né?)

nº 1 - A burocracia - Filas, mais filas, certificados, "marche da bollo", o tempo que se perde pra obter um documento, um certificado... Concordo plenamente. Fora a falta de informação dos funcionários, um não sabe, joga pra outro, que joga pra outro.... ai ai ai.

                          Para assistirem ao vídeo deste programa, cliquem aqui.
                          E aí? Você que tá na Itália concorda? E qual seria seu Top 5?
                          Baci!

18/11/2011

E o frio que chegou com tudo!

                         Adoro frio, principalmente depois que sobrevivi o verão daqui, que é insuportável! Mas tem certas coisas muito chatas no frio, vou citar algumas:

- Ter que sair para trabalhar às 6 da manhã, encontrar o carro congelado, e ter que raspar o parabrisa.... ai ai ai... Tudo isso porque ter garagem aqui é luxo! Os carros em sua grande maioria ficam estacionados nas ruas, então hajam truques para minimizar o estrago com as temperaturas baixas, vale até pôr lençol no vidro (isso ainda não tentei, hehe)....


- Ficar com os pés e mãos congelados!!! Se não tiver com meias e botas adequadas, bem como luvas, o negócio é chegar em casa e fazer um escalda pés!! hahaha


- Se dar conta que o aquecimento da casa não funciona como deveria, e ter vontade de comprar vários aquecedores para os cômodos! 



- A "meleca" de neve nas ruas... Pra mim neve é linda, mas só para olhar da janela de casa, ou brincar um pouquinho fora, basta.... Ir trabalhar num dia com neve, ninguém merece!


                    Claro que tem coisas boas também! Principalmente: é melhor pra dormir, pra namorar, pra comer (tantas delícias de pratos de inverno!), é mais elegante de se vestir, a pele fica mais bonita, etc e tal...
                    Aqui o frio chegou de vez e de uma hora pra outra já geou, temperatura negativa de madrugada,  e frio com sol de dia, pra ajudar nos ânimos né?
                    No ano passado vimos a priveira neve dia 26 de novembro, vamos ver quando ela vai cair primeiro nesse outono/inverno de 2011!
                    Pra quem tá no Brasil aproveitem o calor, que nós aproveitamos o friozinho por aqui por vocês! 
                    Um bom fim de semana pra todos!
                    Baci!

16/11/2011

Tradição - Basilico

                      Italianos A-DO-RAM o tal de basilico. Sabe o que é? É o nosso manjericão, que não sei da onde saiu esse nome em português, mas o basilico veio do nome científico da planta que é ocimum basilicum. Bem, então, o manjericão tá presente desde na tradicional pizza margherita, como em sopas e outros pratos, e é a base do molho "al pesto".


                  O pesto é uma receita tradicionalmente genovese, ou seja, de Gênova. É um molho frio  (mas quente também é um delícia!)  para macarrão e outros pratos, feito com folhas novas de manjericão, azeite de oliva, queijo tipo parmesão (parmigiano reggiano, grana padano), um tipo de pinhão "pinoli" (mas pode ser feito com nozes) e alho. Querem ver uma receita? Cliquem aqui.
                     

                          O pesto é feito desde à época dos romanos, e é uma receita reconhecida oficialmente como da região da Liguria. O tradicional é feito amassando num tipo de pilão, mas hoje em dia com a praticidade, fazem no liquidificador mesmo. Nos mercados têm diversas marcas de molhos prontos e são uma delícia. Claro que o fresquinho feito em casa é sem comparação!
                               Hummmm... deu até fome!
                               Baci a tutti!
                                 

14/11/2011

Mario Monti - o sucessor do Berlusconi

                      Quem não acreditava, viu para crer. Acabou para o Berlusconi (esperamos né?)! E o sucessor é Mario Monti. Quem é ele? 
                      Bem, Mario Monti tinha como cargo o de senador vitalício, é um economista e político. Ele Comissário Europeu durante dois mandatos consecutivos e foi nomeado reitor e presidente da Universidade Luigi Bocconi. 
                       Estão dizendo que ele é o oposto do Berlusconi. Achei uma matéria interessante de um jornal português, falando sobre ele e fazendo algumas comparações. Vamos ler:

"Apesar de nunca ter exercido qualquer cargo político-partidário, a perspectiva de um Governo chefiado por Monti foi suficiente para acalmar uma boa parte do nervosismo dos mercados financeiros, que esta semana provocaram a subida em flecha das taxas de juro da dívida pública, colocando o país à beira da crise de liquidez.

Monti, que detesta a política partidária, recusou todos os convites para integrar o Governo italiano, incluindo, ironicamente, depois da primeira queda de Berlusconi, em 1995. É caso para dizer que à terceira foi de vez.

A sua reputação num lugar público foi feita sobretudo durante os dez anos em que foi membro da Comissão Europeia - primeiro como responsável pelo mercado interno, depois como chefe da política de concorrência -, em que deixou uma impressão impecável de grande seriedade, verticalidade e sentido do interesse geral. 

Foi nestes cargos que o italiano ficou conhecido por "Super Mario", a alcunha que é agora atribuída ao seu compatriota acabado de chegar à presidência do Banco Central Europeu, Mario Draghi. Monti detestava a alcunha, por se considerar o oposto da pequena personagem agitada dos jogos de computador, mais parecido, na realidade, com Silvio Berlusconi.

Monti e Berlusconi são de tal forma o oposto um do outro que custa a acreditar que foiIl Cavaliere que nomeou Il Professore para Bruxelas durante a sua primeira chefia do Governo italiano, em 1994. 

De um lado, Berlusconi, de 75 anos, é o self made man que se tornou num dos homens mais ricos de Itália. 

Do outro, Monti, sete anos mais novo, é o grande intelectual que dedicou toda a vida ao estudo e ao ensino de Economia na universidade italiana de Bocconi e em Yale, com passagens pelo banco americano Goldman Sachs e pelos conselhos de administração de várias empresas, da Fiat à IBM.

                                              
Berlusconi com o seu ar de playboy bronzeado todo o ano, é o campeão da política-espectáculo, frequentemente inconveniente, ligeiro, sem convicções conhecidas, atreito a gaf-fes e com "uma atitude escandalosa com as mulheres", como reconheceu esta semana o seu amigo e homólogo russo, Vladimir Putin. 

Monti é o grande intelectual, europeísta convicto, ponderado, reservado, formal, um pouco rígido mas de humor britânico, de quem não há memória de qualquer comportamento deslocado. 

"O principal traço de carácter de Monti é a integridade", explica um dos seus antigos colaboradores em Bruxelas. "É um homem de grandes princípios, que não tem medo de ninguém nem faz favores a ninguém".

Monti é, igualmente, "um negociador temível", refere outro ex-colaborador. Primeiro, porque nunca mostra as emoções, o que desarma os interlocutores, por não conseguirem perceber o que pensa. Segundo, porque, quando está convencido de que tem a razão do seu lado, não cede um milímetro.

Uma das grandes batalhas que fizeram a sua reputação teve a ver com o desmantelamento das vendas sem taxas nos aeroportos europeus (os chamados duty-free). Conscientes de que, no contexto do mercado sem fronteiras internas de 1993, não teria sentido manter nichos sem taxas nos aeroportos, os governos decidiram por unanimidade acabar com eles a 1 de Janeiro de 1999, com o nascimento da moeda única.

Furiosos, os representantes dos duty-free montaram então uma das maiores operações de lobby de sempre para tentar anular a decisão, anunciando um desastre económico e social com o desaparecimento de milhares de empregos, a falência dos aeroportos e a subida em flecha dos bilhetes de avião. A pressão foi tal que vários governos acabaram por se impressionar, incluindo os líderes da França e da Alemanha, na altura Jacques Chirac e Gerard Schroeder, que "ordenaram" a Monti para abandonar o projecto. 

Convicto de estar perante um pequeno interesse de uma minoria contra o interesse maior do mercado interno europeu, o comissário não cedeu uma vírgula. As vendas sem taxas acabaram mesmo a 1 de Janeiro de 1999 e, como se viu, os cenários apocalípticos anunciados não foram mais do que uma arma de propaganda.



                   Bem, o negócio é esperar para ver alguma mudança. Se vão deixá-lo fazê-las, também é outra questão. Só o tempo pra dizer que esse Mário é mesmo "Super" ou não!
                     Buona settimana a tutti! Baci!

09/11/2011

Berlusconi, mais de 17 anos no poder....

                  ... e finalmente, está chegando ao fim!
                  E não se fala em outra coisa né? Renúncia de Berlusconi, depois de tanto negar, ele acabou cedendo à "pressão". Anunciou a sua renúncia após as reformas exigidas pela União Europeia.
                  Eu não sou lá tão chegada em política, acompanho o básico, discuto alguma coisa, mas não chego a me estressar com isso. Sei que vou ser criticada por isso, mas tá bom, não importa. Mas bem, vamos ao tema né? Coloco aqui um trecho de uma matéria brasileira que encontrei, assim vocês sabem um pouquinho de quem era esse tal de Berlusconi...


"    
Triunfante quando entrou na política há 17 anos, o fenômeno Silvio Berlusconi, que encarnou o poder, sucesso e dinheiro, tornou-se vítima da crise e de seus próprios demônios, incapaz de fazer os italianos rir e sonharem novamente.
"A cortina se fecha no show de Truman", diz Barbara Spinelli, editora do Repubblica (de esquerda), para quem "o berlusconismo" se resume a "um show que dominava os espíritos", onde "a aparência usurpou a realidade" e que terminou por "consumir o cérebro de seu próprio demiurgo".
Quando chegou na arena política em 1994, criando o partido Forza Italia (Força Itália) nos moldes de uma torcida de futebol, o magnata das comunicações, eterno sorriso nos lábios, convidou os italianos a se identificarem com seu sucesso.
Seu dinheiro e gosto, considerado muitas vezes como vulgar, foram transmitidos pelos três canais de televisão de seu império Mediaset em um grande reality show, com direito a jovens mulheres desnudas invadindo as telas italianas. E isso funcionou.
"O grande paradoxo" do sucesso de Berlusconi, muitas vezes investigado por corrupção e fraudes fiscais, é que ele surgiu das ruínas da operação anti-corrupção "mãos limpas" no início dos anos 1990, analisa a filósofa Roberta de Monticelli. "Ele disse aos italianos 'para além destes políticos, eu cheguei, estou acima das leis e posso ajudá-los a fazer negócios como eu, assim terão uma fatia do bolo'", explicou à AFP.


Mas, com a crise econômica, o bolo solou. "Isto é o que acontece entre o imaginário e a realidade. O populismo de Berlusconi estava baseado no espetáculo e em promessas de felicidade", afirma Giacomo Marramao. "Quando o apoio do povo não é estruturado em uma história profunda, mas ao contrário, na manipulação dos desejos, quando as promessas não são cumpridas, tudo desaba".
Eleito novamente em 2008, viu sua popularidade desabar nos últimos dias para apenas 22%, enquanto a Itália era atacada pelos seus parceiros internacionais por conta da falta de credibilidade.
"Ele encarnou a imagem muito forte do sucesso", resume o sociólogo Antimo Farro. Hoje, não vale mais nada. Seus parceiros europeus trocam sorrisos irônicos quando falam de sua credibilidade e, até mesmo sua imagem de playboy eternamente bronzeado foi corrompida pela investigação por prostituição de menores. "Do status de homem-todo-poderoso sempre rodeado de belas mulheres, ele passou a ser o pobre tipo rico que paga prostitutas", acrescenta Farro.
Os escândalos sexuais, em que Silvio Berlusconi se envolveu acabaram com o eleitorado católico. A igreja passou a suportar cada vez menos este aliado na luta contra a eutanásia e a manipulação genética. "A lógica do individualismo e do menosprezo as leis, impregnou profundamente os espíritos, até nas administrações locais, vemos o modo dramático como o território foi devastado", ressalta Roberta de Monticelli.
Segundo a filósofa, "uma minoria crescente não suporta mais a cultura da obscenidade" e tudo dependerá da capacidade dos políticos e da sociedade civil de "restabelecer a moral". Nesta espera, os italianos são céticos. "Berlusconi é apenas a ponta do iceberg. Os que devem chegar agora são muitas vezes tão corrompidos e incapazes de fazer qualquer coisa, quanto ele", diz Andrea, uma jovem empregada, questionada no centro de Roma.

                                                                                                                                                                   "

                        O site do jornal Reppublica tem um especial só sobre ele, sua história, polêmicas e tudo o mais. Dá pra treinar o italiano heim? Hahaha.. Cliquem aqui.
                          Muitos não acreditam que ele vá cumprir a promessa de renúncia, mas acho que ao ponto que chegamos seria muita, mas muita cara-de-pau. Bem, isso sabemos que ele tem, mas basta né?
                          A questão é, esses tais cogitados para subistituí-lo, vão fazer da Itália um país melhor??
                          Pois é, eis a questão!
                          Vamos continuar acompanhando! Baci a tutti! 

07/11/2011

Renovando o "Permesso di Soggiorno"

                    Um ano se passou, como sabem, e antes de vencer o Permesso di Soggiorno, tive que dar entrada na renovação. O processo é feito preenchendo o Kit Giallo que se adquire gratuitamente numa Posta (Correios) que tem o Sportello Amico. O modelo deve ser preenchido corretamente, com todos os dados possíveis e de acordo com a exigência de cada tipo de Permesso, podendo ser exigidas fotocópias de todos os documentos. Depois entrega na mesma Posta, paga as taxas e leva uma marca da bollo de 14,62 euros e na hora sairá o recibo e uma folha com o agendamento da "visita" na Questura. O gasto total é em torno de 70 euros.


                     Bem, no dia indicado compareci na Questura, mesmo com agendamento, se pega uma senha e espera horas para ser atendido! Uó! Ainda por cima, me exigiram documentos que não tinha na listagem do Kit, como o Stato di famiglia e o Estratto di matrimmonio. Daí que me agendaram para umas 2 ou 3 semanas depois. Os documentos exigidos, foram emitidos pelo Comune que tenho residência e o que fiz a transcrição da certidão de casamento, respectivamente.
                     Já que já sabia que o atendimento mesmo agendado não funcionava por horário, e sim por ordem de chegada, fomos cedo, pegamos fila pois a Questura ainda estava fechada, mas pegamos uma boa senha e fomos atendidos rapidamente.
                        Conclusão: documentos entregues, digitais e assinatura coletadas e o Permesso???? Ah, o Permesso ou Carta di Soggiorno, só daqui 20/30 dias, receberei um aviso por SMS assim que pronto! Mas será o cartão, não como o primeiro Permesso, que é uma folha de Papel, impossível de se carregar por aí!


                          Com permesso vencido como se faz??? Bem, deve andar também com o recibo da entrada na renovação. Ai ai ai.... pois é!
                           Bem, o importante é estar regular, e esperar!
                       Não deixar a renovação para última hora é importantíssmo. No caso de Permesso di Famiglia pelo menos 30 dias antes, em outros casos até 60 dias.
                          Baci a tutti!
                    

04/11/2011

Buon onomastico a me!

                   Semana com feriado, corrida do mesmo jeito, com direito à muito trabalho, ida à questura para renovar o permesso di soggiorno (conto depois), muita chuva hoje, com notícias de alagamento em Gênova e também na Liguria, já há alguns dias... É! a vida não é fácil, nem simples, mas não faz mal, não podemos desanimar, temos sim que seguir em frente, sempre. E comemorar é um jeito de colocar a tristeza, o cansaço e o desânimo prá lá! Comemorar/celebrar a vida, as conquistas, a saúde, a família, os amigos, o emprego e tudo o mais, tudo de bom que Deus nos concede a cada dia! As dificuldades deixamos pra lá, não devem jamais predominarem em nossos pensamentos, não devem afetar nossa boa energia.
                    Bem, e uma comemoração bem católica é o "onomástico", ou seja, quando a pessoa comemora o dia do Santo da qual leva o nome. Por exemplo, hoje é dia de San Carlo Borromeo. Carlo  = Carla. Então hoje comemoro!


                       Falando um pouco do Santo que levo o nome, San Carlo Borromeo foi canonizado em 1610. Temos algumas características físicas em comum, pois ele era alto mais de 1,80 m e "robusto" (ai ai ai, minhas dificuldades em comprar roupas, rs).  Foi um Cardeal italiano e Arcebispo de Milão, sendo o primeiro bispo a fundar seminários para a formação dos futuros padres; promoveu sínodos diocesanos; abundou os escritos catequéticos e conhecimento dadoutrina católica.
                 Só tenho a agradecer ao Santo de quem levo o nome. Que continue me protegendo e iluminando-me!
                 E aí? Quer saber quando é o seu onomastico? Dependendo do nome pode ser mais de um viu?
                  Clique aqui e confira!
                 Neste outro link pode ver o Calendário dos Santos.
                 Eu não sabia muito dessa comemoração, mas quando hoje recebi uma mensagem de um amigo italiano, de buon onomastico fiquei feliz e fui pesquisar mais sobre! Obrigada Daniele Zimbone!
                 Um bom fim de semana pra vocês, e bom onomástico a todos Carlo, Carlos e Carla! Baci!
                 

           

02/11/2011

O homem italiano e a calvície.

                      Se vocês perguntarem como são os homens italianos bem, vou dizer que são: narigudos (como já comentei, rs) e CARECAS! É isso mesmo!         
                       Se começar a reparar por aí, quase todos os homens com mais de trinta anos são calvos ou adotaram a careca raspada com gilette por causa da calvície.


                         Segundo pesquisas, 29% dos italianos lutam contra a calvície (1 a cada 3), 1 a cada 2 teme ficar calvo. São mais de 6 milhões de italianos com problemas de calvície, 30% dos que estão na faixa dos 30 anos, 50% na faixa dos 50 e 80% na faixa dos 70 anos de idade.
                       Seria genética, estilo de vida ou o quê? Bem, nenhuma pesquisa foi conclusiva quanto à causa verdadeira, mas li sobre o excesso de banho (pode acreditar!), excesso do uso de capacete e produtos para o cabelo, como gel, cera etc.. Ai ai ai... Acho que genética ainda é a melhor explicação. Hahaha! 
                        Meu marido é calvo, seu pai também é, seu avô também era... então só pode ser genética! 
                        Mas e a pergunta que não quer calar:  E aí? Será que é dos carecas que elas gostam mais??
                        É charme ou não? O que vocês acham???? Hahahaha
                        Baci a tutti!