Aqui na Itália são 4 mil novos casos a cada ano. No Brasil são mais de 38 mil.
A população italiana é por volta de 60 milhões de habitantes, dos quais 140 mil são soropositivos. E é estimado que 1/4 da população não saiba que está infectado. Segundo dados de 2008, 1 a cada 3 soropositivos na Itália é um estrangeiro.
O número de mulheres infectadas tem aumentado a cada ano, assim como homens heterosexuais.
Hoje a campanha roda o mundo, conscientizando, incentivando o uso de preservativo, e orientando à fazer o teste.
Hoje, desde o meio-dia, está acontecendo em Milão, na Piazza Rissorgimento teste gratuito de HIV, por meio da saliva. O tampão utilizado tem anticorpos do vírus, e caso de dúvida no resultado (obtido em 10 minutos), se faz uma coleta sanguinea na hora, com médicos dos hospitais San Raffaele e Sacco.
São mais de 30 milhões de pessoas infectadas pelo vírus no mundo todo. A África subsahariana tem cerca de 70% dos infectados pelo vírus. Lá se tem aproximadamente 14 milhões de crianças órfãs pela Aids. E 1 em cada 3 mortes de africanos é em decorrência da doença, e cerca de 90% das crianças pegaram o vírus no ventre materno ou durante a amamentação, e essas são as formas de contágio que podem ser evitadas.
A maior dificuldade é vencer as barreiras do preconceito, na vergonha de fazer o teste, de propor para o parceiro que seja feito o teste, da prevenção, e da eterna segurança de que "nunca vai acontecer comigo".
Esperamos que esses dados retrocedam, e que esse vírus seja controlado.
Baci!
oi,
ResponderExcluirAdorei o tema de hoje, afinal, podemos estar em qualquer parte do mundo e a AIDS é uma questão de saúde pública mundial.
.
Adoro frases Carlinha, sempre busco alguma que traduza um pouco do meu estado de espirito.
Irei indicar seu blog no meu ;)
Beijo grande!