Ontem fez um mês que eu cheguei aqui na Itália.
E hoje acordei e estava nevando! Vi neve pela primeira vez, acordei feliz, mesmo tendo de ir trabalhar, no frio, às 6 da manhã! (É, tô trabalhando, depois conto essa parte!).
E nesse um mês tive ótimas experiências. E várias impressões sobre a Itália, sobre Milão, sobre ser uma estrangeira aqui, entre outras coisas.
Eu com um mês de "casa", a nova casa, óbvio tenho muito mais impressões boas do que ruins. Isto digo pois tenho encontrado muitas pessoas (estrangeiros, claro) que estão aqui 7, 4, 2 anos e acabam falando mais mal do que bem, mas mesmo assim continuam aqui. Por que será que isso acontece?
Bem, todos vêm com um sonho, um objetivo. Mas muitos desistem dele. Desistem porque a realidade é mais difícil, claro, mas não que seja impossível. Eu também vim com um sonho, alguns objetivos, e estou correndo atrás deles e não fico vendo pedras onde não tem, ou me incomodando muito com elas. Afinal, pedras serão encontradas em todos os caminhos, mas cabe a nós não desanimar com os tropeções e se cair, levantar, isso sempre!
Completando um mês aqui com a certeza de que estou no caminho certo. Sabendo que fácil não será, mas que posso alcançar o que desejo. E claro, tudo tem seu tempo.
Ninguém vai chegar aqui conseguindo um emprego top, trabalhando na sua profissão do Brasil, conseguir estudar logo de cara, etc e tal... tudo aos poucos... piano piano.. correndo atrás, fazendo contatos e principalmente: não desistir, perseverar sempre!
E sigo com meu balanço positivo, pois:
O legal daqui é:
- o lindo idioma
- a cara antiga da cidade, do país e de toda sua história
- a elegância das pessoas
- as coisas baratas no supermercado
- as roupas baratas em lojas (algumas, claro! haha)
- produtos eletrônicos e carros baratos
- a prestatividade e receptividade dos italianos
- estar no centro de Milão e ouvir uma porção de línguas de uma vez, por tanto estrangeiro que aqui estão em busca de um sonho, ou em busca de uma vida melhor
- andar de bicicleta seja para onde for e seja qual idade se tem
- a perceptível mudança da estação do ano
- a neve
- o Duomo que não canso de admirar
- o centro de Milão à noite
- Brioches alla crema
- Nutella
- Queijos e vinhos
- Sorvetes
- Pizza
- ecc...ecc..ecc..ecc..
O ruim é:
- o frio é frio de verdade
- os italianos fumando em tudo quanto é lugar
- não se encontrar quase nada aberto no domingo
- horários de ônibus limitados
- engordar de tanta coisa boa pra comer...hahahaha (até meu item negativo vem de uma coisa boa)
- a burocracia de certos serviços públicos
- Berlusconi, kkkk
- a saudade da família e amigos do Brasil
E é isso!
Conselhos para quem pensa em vir: planeje, tenha um roteiro dos caminhos que vai percorrer para conseguir seu objetivo. Pesquise, procure saber a realidade da vida aqui, as dificuldades, como as coisas são e funcionam, para não se decepcionar e perder o foco do sonho.
Depois é só correr atrás! Desde que acredite e faça por onde, todos os sonhos são realizáveis.
In bocca al lupo a tutti!
Baci!
Oi Carla! Estou amando seu blog!!! Quero acompanhá-lo sempre!!! Também tenho o sonho de estudar na Itália há muito tempo. Já tenho preparado meus documentos para minha cidadania e pesquisado as bolsas de estudo pro meu mestrado aí. Seu blog é ótimo, em todos os sentidos: layout, informações, texto, fotos. Não deixe de continuar postando. ; ) Um abraço!
ResponderExcluirObrigada. Continuarei postando, ainda mais com o incentivo de pessoas como vc! Siga seu sonho. Boa sorte. bj
ResponderExcluirOi Carla ,otimo blog, te acompanho desde quando vc postou numa comunidade do orkut !Parabens!
ResponderExcluirvou tambem com meu noivo .Continue escrevendo !
abracos
Legal. Obrigada. bj
ResponderExcluirCiao Carla,
ResponderExcluirQue legal... neve!!!! sonho em ver neve...
Está trabalhando??? E os estudos, como está? Preciso pesquisar sobre mestrado na italia...
Sabe, suas palavras sobres sonhos e objetivos, parece o fabio saga... é isso que falta em muitos estrangeiros pelo mundo: sonhar e buscar os sonhos... com certeza ng chega trabalhando num lugar top e morando bem e td mais... td tem que partir de baixo, até pq se td vier fácil demais a gente acaba não dando valor.
Abbracci...
Olá Deco, estou trabalhando sim, dpois vou escrever sobre isso. Os estudos estou legalizando meus documentos no Brasil, e vou me inscrever numa pós de perfezionamento, de 3 meses na minha área, para mais tarde tentar um Master. Então, aqui na Itália não tem curso de Mestrado como no Brasil, e sim os Masters, que são especializações específicas e caras! Depois só os doutorados. Escrevi um post sobre isso, procure em estudos. Bjus
ResponderExcluir