Eu já tinha me feito essa pergunta aqui na Itália.
No Brasil, em São Paulo pelo menos, temos a água encanada da Sabesp, que é potável, se pode beber diretamente da torneira, mas era comum as pessoas usarem um filtro em casa antes de consumi-la, para tirar eventuais impurezas. O consumo de água mineral não é tão grande, além do mais, é muito caro.
O consumo médio de água mineral no Brasil é de 35 Litros por pessoa/ano, mas está em larga expansão, principalmente devido à publicidade de água zero sódio, saudável, etc.
Aqui na Itália, se consome em média 195 Litros pessoa/ano, é o maior consumidor de água mineral da Europa, e o segundo do mundo, só perdendo para os Emirados Árabes com 280 L/pessoa ao ano. Incrível né? Pois é, é muita água engarrafada, muita PET para ser produzida e depois coletada para reciclagem, muito CO2 gerado na produção e transporte de tanta água. E é um assunto que vem sido discutido pela mídia italiana.
Resolvi escrever esse post pois além da minha dúvida, eu recebi uma revista da rede Coop de supermercados, e eles estão levantando uma bandeira de conscientização de uma boa escolha de qual água beber, intitulada: "Acqua, scegliamo la sostenibilità". E olha que eles são uma rede enorme de supermercados, que lucram muito com a venda de água mineral. Eles não dizem diretamente para se beber a água da torneira, a água do rubinetto, mas conscientizam as pessoas a fazerem uma boa escolha, pôr na balança.
A água engarrafada aqui custa muito pouco, por isso também o alto consumo. Se encontra garrafa de 1,5 L a partir de 0,14 euro. Isso mesmo, 14 centavos de euro! No Brasil, custa mais de 2 Reais cada garrafa!! E os garrafões de 20 L, custam em média R$3,00, mas é mais difícil confiar na procedência, e não é tão usado nas residências brasileiras.
Curioso é que a mesma coisa que ouvia muito na Sabesp, é que se garante a água potável até a nossa residência, a partir dali o cuidado é nosso. Limpar caixa d'água e verificar tubulações.
Minha dúvida foi sanada. Se pode beber água da Torneira aqui na Região de Milano por exemplo. Existem regiões que têm problemas, mas é tudo questão de procurar saber. E chega de gerar resíduos! Apenas 1/3 das garrafas PET vão para a reciclagem. Afinal, nem todo lugar deve ter coleta seletiva como aqui em Senago, e nem todo mundo tem a consciência verde de separar o lixo. É, aqui também não!
O site da Altreconomia, que dá espaço para empresas, projetos sustentáveis, levanta a bandeira de beber a água pública. Vejam o site deles: Imbrocchiamola!
Tá com receio de tomar da torneira? Estão vendendo jarrinhas que já vem um filtro embutido. É útil e pode garantir uma água mais limpa.
Neste link, da Azienda Sanitaria Locale, tem um arquivo que fala da qualidade da água das províncias de Milão, com dados de análises físico-quimicas por comune. Eu como química fui verificar os dados e aprovei. Vamos passar a beber água da torneira aqui de casa.
Bem, faça a sua escolha. Seja no Brasil ou na Itália. A natureza agradece.
Baci a tutti!
Adorei o texto, mas vou continuar na agua mineral, que aqui em casa o consumo é de 9 lt por semana. Nao consigo me acostumar com o calcario que tem na agua daqui, me da nojinho... beijos
ResponderExcluirÉ então Thaís, mas andei olhando o rótulo de todas as marcas de mineral compradas aqui e todas tem alta concentração de carbonatos e bicarbonatos (derivados do popular calcário) assim como na água da torneira. Então dá praticamente no mesmo! bjus
ResponderExcluirEu tb acho a agua daqui um lixo! Nao consigo tomar aquela agua branca e com gosto da torneira... o problema é que ja me viciei na agua mineral e nem essa garrafinha com filtro me convence mais.
ResponderExcluirA agua aqui tem que ser melhor tratada urgente!! Como vc disse, é muito dano à natureza por um motivo sò...
Beijos!
Não que seja um lixo né Cris, mas pra nós brasileirs é muito diferente mesmo. Cada lugar tem sua característica de solo, etc... influindo nas características das águas. A questão é: não faz mal tomar da torneira. É só se acostumar com o "sabor"... afinal, até as minerais eu senti um gostinho diferente.. e o ideal era não sentir gosto algum, mas fazer o quê! bjus
ResponderExcluirCarla,
ResponderExcluirAqui onde moro (província de Brescia), a prefeitura tinha incentivado o consumo da água da torneira, garantindo sua potabilidade. Mais tarde, não sei se foi troca de prefeito ou que andaram estudando melhor a água daqui, foi aconselhado aos cidadãos a não consumirem água da cidade. Eu vejo pelos lixos dos meus vizinhos que todos consomem água mineral e, por sorte, temos coleta de lixo reciclável para vidros e plásticos (e os funcionários passam todos os sábados recolhendo o lixo da cidade).
Mas sabe o que é mais contraditório? Eu moro do lado das Termas de Boario.
Beijos
É então, nessa assunto tá todo mundo dividido, no pode ou não pode! bjus
ResponderExcluirOlá Carla, parabéns pelo blog, tem ótimas dicas para pessoas que, como eu e meu marido, também estamos sonhando em morar na itália =) Vamos em semtembro, queremos ir prá Milão tb, então é mto bom saber que pelo menos á água em casa não precisa ser em garrafas...rs...
ResponderExcluirQue bom! Boa sorte para vcs. Quem sabe não nos encontramos por auio um dia.. beijo
ResponderExcluirTenho uma duvida a agua de 50lt e muito caro do que o brasil descupa pela pergunta
ExcluirNunca vi galões de 50 L.
ExcluirNAO SE PODE BEBER AGUA DA TORNEIRA NO BRASIL.... NO BRASIL TEMOS CAIXA D AGUA E A AGUA FICA PARADA NELA MUITO TEMPO O QUE A DEIXA SUJA E SEM CLORO.... NA EUROPA NAO SE USA CAIXA D AGUA POIS SE NAO A AGUA CONGELA POR ISSO SE PODE BEBER AGUA DA TORNEIRA!!!
ResponderExcluirclaro que se pode beber agua da torneira no Brasil, pelo menos em sp sim! ero quimica na Sabesp e o cloro é suficiente para manter um ciclo normal de uma caixa d'água, desde claro que cada um a mantenha limpa e desinfetada. na proxima vez se identifique! grazie
ExcluirVeja no facebook o desmascarar a Sabesp, aqui no Brazil (Z =zona) existe um decreto federal que da diretrizes da água que é 2914/2011.
ResponderExcluirE a Sabesp fornece está água para a população - http://www.youtube.com/watch?v=ACO9ryRzIuU
Alguem poderia me fornecer uma tabela de quanto é liberado para se consumir água na Itália de:
ALUMÍNIO
CHUMBO
CROMO
FERRO
MANGANÊS
Não é propaganda veja o perfil no Facebook de https://www.facebook.com/aguafornecida.sabesp?hc_location=stream
Você não ira mais beber água da torneira como garante a Sabesp.
Roberto Freitas
freitas_roberto@terra.com.br
Entao, Roberto, em alguns lugares realmente a Sabesp tem problemas, principalmente por conta das tubulações... Mas então o que achei referente à agua de roma está aqui: http://www.aceaspa.it/media.aspx/carta_dell_acqua_di_roma_interno?lang=it
ExcluirEstou indo para Roma e eu bebo muita água, média de 3 litros por dia. Você colocou que o preço de uma garrafa de 1,5 L custa 0,14 do euro, numa postagem é de 2010.Como estamos em 2014, quanto seria agora ? Vi em outro site que podia se beber a água das fontes de Roma. Você saberia me dizer se isso é verdade e em que fontes poderia beber água? Nunca fui a Roma. No quer você puder me ajudar ,vou ficar eternamente agradecida. Obrigada, Anita
ResponderExcluirOs preços mudaram um pouco, mas não muito. E pode sim beber água das torneiras e das fontes espalhadas pelas cidades. Desculpe-me pela demora a responder. baci
ExcluirChegamos hoje aqui em Roma; ñ vimos dif da água da torneira do hotel para a da garrafinha a € 1,00. As das torneiras pública nem pensar. Vimos o homeless enfiando o dedo "limpo" na torneira e as pessoas reabastecendo as garrafinhas babadas enfiando-as, tbm, na lá. Certamente essa água ñ é limpa. Em Londres, sim. Minha esposa teve problemas com a garganta devido aos produtos químicos da água.
ResponderExcluirAlgumas águas minerais têm sim muita diferença da de torneira, olho sempre a composição química delas antes de comprar, quanto mais leve melhor. Se formos ficar pensando na coisa de quem pôs a mão, baba, etc e tal ficamos loucos. O fluxo de água é continuo e não se deve ter problemas com isso. Mas cada um com sua escolha. Não entendi o problema de garganta da sua esposa, foi com a água de Roma? Pois a agua daqui não tem produtos químicos, não passa por tratamentos.
ExcluirÉ seguro beber água em torneira de jardim em parques?
ResponderExcluirsim
ExcluirÉ preocupante a situacao da água principalmente na cidade de Bréscia,onde meu filho reside, apesar da Comune garantir que é boa. Vários artigos de fontes científicas confiáveis indicam a grande presença de cromo na água dessa regiao, o que tem causado altíssima incudeninc de câncer. Meu filho anda muito preocupado, está a dois anos e meio nessa região e pesquisando outras cidade para se mudar, tamanha preocupação com essas pesquisas.(ele instalou filtros que retiram o calcário, então gosto ruim não tem). Você Carla como química sabe algo a respeito disso? Tenho os links dos artigos aqui se precisar! Obrigada pela sua opinião. Meu filho e esposa estao preocupadíssimos! Abraços!
ResponderExcluirCom certeza a água aqui é melhor que do Brasil!!Tem magnésio por exemplo.
ResponderExcluir